Música
Teatro e Dança
Exposições
Miúdos
Festas e Feiras
Eu vou (1 Pessoas vão a este evento)
12 fatias de pão de véspera (cacete ou forma com o miolo muito compacto); 5 dl de leite; 1 colher de sopa de manteiga; 350g de açúcar; 2 paus de canela; 2 casquinhas de limão; 8 gemas; 1 clara de ovo; canela em pó; 1 cálice de vinho do Porto (facultativo)
Leva-se o leite ao lume com a manteiga, três colheres de sopa de açúcar, um pau de canela, uma casca de limão e uma pitada de sal. Deixa-se ferver durante 5 minutos. Passam-se as fatias por este leite e dispõem-se numa travessa ou sobre uma toalha para absorver o leite.
Noutro recipiente largo e baixo, leva-se o restante açúcar ao lume com 4 dl de água, um pau de canela e uma casca de limão. Deixa-se ferver durante 10 minutos. Entretanto, batem-se muito bem as gemas com a clara. Passam-se as fatias de pão pelos ovos, introduzem-se duas a duas na calda de açúcar a ferver, e deixam-se cozer, primeiro de um lado e depois do outro. Entre a cozedura de cada par de rabanadas, adiciona-se um cálice de agua fria a calda. Polvilham-se as rabanadas com canela e, finalmente, regam-se com a calda a que se adicionou um cálice de vinho do Porto. Servem-se no dia seguinte. Rabanadas ou Fatias-de-Paridas 1 pão de véspera (cacete ou de forma); 3 dl de leite; 4 ovos; 300 g de açúcar; canela; 1 casca de limão; óleo para fritar Leva-se o leite a ferver com duas colheres de sopa de açúcar e a casca de limão. Batem-se os ovos muito bem, de modo que a clara fique imperceptível. Corta-se o pão em fatias com cerca de 1,5 cm e passam-se primeiro pelo leite e depois pelos ovos. Fritam-se em óleo bem quente e escorrem-se sobre papel absorvente ou sobre um pano. D Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou com calda de açúcar. Em "Cozinha Tradicional Portuguesa" de Maria de Lourdes Modesto