Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 24 de Setembro de 2020:
Girafa numa jornada, um "Guia para Um Final Feliz", futebol europeu e um combate ao açúcar.


CINEMA 

Magnolia
AXN Movies, 21h10
O filme-mosaico de Paul Thomas Anderson (Urso de Ouro em Berlim), de um fôlego romanesco invulgar, alcança a beleza de um enorme fresco a partir de minúsculas partículas de história. O elenco é de luxo: John C. Reilly, Tom Cruise (nomeado para o Óscar), Julianne Moore, Philip Baker Hall, Jeremy Blackman, Philip Seymour Hoffman, William H. Macy, Melora Walters e Jason Robards.

Tristeza e Alegria na Vida das Girafas
TVCine Edition, 22h
Girafa é uma menina de dez anos que sofre pela ausência da mãe, que morreu há algum tempo. Vive com o pai e com Judy Garland, o seu amigo urso de peluche. Um dia, pega em Judy e sai de casa. Uma comédia dramática com realização e argumento de Tiago Guedes, que adapta a peça de teatro homónima de Tiago Rodrigues. Manel Cruz assina a banda sonora. Maria Abreu (filha do realizador), Miguel Borges, Tónan Quito, Gonçalo Waddington e Miguel Guilherme assumem os papéis principais.

Guia para Um Final Feliz
Nos Studios, 22h40 
Uma comédia romântica com argumento e realização de David O. Russell, a partir do livro de Matthew Quick. Depois de ter estado internado numa clínica psiquiátrica, Pat (Bradley Cooper) está empenhado em recomeçar. Volta para casa dos pais (Robert De Niro e Jacki Weaver) e tenta reconciliar-se com a ex-mulher (Brea Bee). Os seus planos caem por terra quando conhece Tiffany (Jennifer Lawrence, no papel que lhe deu o Óscar), que se debate com os seus próprios demónios.

A Toupeira
AXN, 22h47 
George Smiley está prestes a reformar-se dos serviços de espionagem britânicos quando é intimado pelo primeiro-ministro para um caso particularmente delicado: interceptar um agente soviético infiltrado na agência. Só se sabe que é alguém do grupo, treinado para trair e em quem eles se habituaram a confiar. Realizado por Tomas Alfredson e com a Londres dos anos 1970 como cenário, "A Toupeira" adapta o aclamado romance de John le Carré. Conseguiu três nomeações para os Óscares: melhor argumento adaptado, banda sonora e actor principal (Gary Oldman). No elenco entram também John Hurt, Mark Strong e Colin Firth. 

INFORMAÇÃO

Linha da Frente
RTP1, 21h
Rotulado como um dos "venenos brancos" da alimentação moderna, o açúcar é propenso a causar problemas de saúde graves e pode também tornar-se um vício. Que o diga Tiago Henriques, que decidiu lutar contra a sua dependência de comida açucarada e mudar de hábitos alimentares. As dificuldades desse desafio são acompanhadas pela jornalista Mafalda Gameiro (com imagem de Paulo Jorge e edição de Vanessa Brízido) nesta reportagem, intitulada "Quando o açúcar amarga".

DESPORTO

Futebol: Bayern de Munique x Sevilha
TVI, 19h57
O campeão da Europa Bayern e o Sevilha, vencedor da Liga Europa, disputam a Supertaça Europeia no estádio Puskás, em Budapeste (Hungria). A partida é a primeira das provas continentais a abrir portas ao público desde o início a pandemia, com lotação limitada a 30% da capacidade do estádio. A decisão foi anunciada há um mês pela UEFA, "como um teste que possa permitir o regresso gradual dos adeptos aos nossos jogos", nas palavras do presidente, Aleksander Ceferin.

DOCUMENTÁRIOS

Ícones do Século XX
RTP2, 23h03
Chega ao fim a competição de popularidade, produzida pela BBC, entre grandes personalidades do século passado. Em cada um dos sete episódios anteriores, o público conheceu melhor quatro vultos que se distinguiram numa área e elegeu um entre eles. Escolhidos os finalistas, eles "defrontam-se" agora pelo título de maior ícone do século XX. Nelson Mandela concorre pelos líderes; Ernest Shackleton, pelos exploradores; Alan Turing, pelos cientistas; David Bowie, pelos "entertainers"; Martin Luther King Jr., pelos activistas; Muhammad Ali, pelas estrelas do desporto; e Pablo Picasso, pelos artistas/escritores.

 

<< Recuar: 23 de Setembro  ||  Avançar: 25 de Setembro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.