O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Por Rita Pimenta

O tradicional "mau da fita" desta vez não encontra o "verdadeiro" Capuchinho Vermelho. Aparece-lhe primeiro um urso e depois uma rã, a que sempre chama "sapo" (o que "não é bem a mesma coisa", como ela lhe explica).


Desorientado, literal e metaforicamente, não sabe para onde ir nem o que pensar. A rã sugere-lhe que redija uma carta de protesto e a faça chegar à ERPGDH. Descodificando, Entidade Responsável Pela Gestão Desta História. Também ele há-de receber uma carta e uma solução, a que não se adapta. Volta a protestar, mas desta vez apenas em voz alta, exigindo sair da história. "Exijo sair e pronto!" Outra carta há-de chegar-lhe às mãos. Mas é preciso ler o livro para se ficar a saber o que contém

Este é o sexto título editado no âmbito do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce, que tem o "objectivo de incentivar a criatividade artística, premiando obras originais que incentivem o gosto das crianças pela leitura e pelos livros".

Maria Leitão reinventou este conto para o filho, dando ao lobo, com humor e numa escrita clara, um novo destino. Pedro Velho recriou com talento o ambiente da floresta, mas a que acrescentou outros cenários inesperados, mas muito expressivos (caso da imagem que ilustra a ERPGDH). A escolha das cores também é feliz. Os autores receberam 25 mil euros cada um.

Exemplares das obras vencedoras desde 2014 serão entregues pelo Pingo Doce às 2186 escolas do ensino básico que integram a Rede de Bibliotecas Escolares (um total de 13.116 livros, distribuídos com o apoio do Plano Nacional de Leitura). Informam os editores que as cinco obras premiadas anteriormente "já venderam, no conjunto, mais de 100 mil exemplares".

O Protesto do Lobo Mau
Texto Maria Leitão
Ilustração Pedro Velho
Edição Pingo Doce/Livros Horizonte
50 págs., 3,99€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... O Barco das Crianças

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.