O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

Dois artistas partilham e confrontam as suas obras e as preocupações que têm em comum - o português Vasco Araújo e o venezuelano Javier Tellez, residente em Nova Iorque. Até 6 de Setembro na Calouste Gulbenkian, em Lisboa.


"Mais Que a Vida" foi uma proposta da comissária Isabel Carlos, muito antes de saber que viria a ser a nova directora do Centro de Arte Moderna. A exposição, centrada na obra de dois artistas do mesmo arco geracional, acabou por ser integrada na programação do CAM, já sob a sua direcção.

O que une estes artistas, para além do uso da memória do cinema que ambos utilizam (de maneira diferente), é a sua reflexão sobre assuntos que geralmente são evitados ou escondidos. Javier Tellez trabalha com doentes de hospitais psiquiátricos (o artista cresceu no meio destes hospitais, os seus pais eram psiquiatras) e Vasco Araújo, de maneira menos directa, aborda também estas questões nas suas obras.

A exposição mostra uma selecção de obras mas também apresenta obras inéditas feitas propositadamente. "Mais que a Vida" integra o programa de 2010 - Ano da Saúde Mental, e que paralelamente será realizado, com o apoio do Serviço de Saúde, um ciclo de cinema "13 x Mais que a Vida - Cinema e Mente", comissariado por João Mário Grilo, na Sala Polivalente do Cam. Depois de Lisboa esta exposição vai rumar ao Museu de Arte Contemporânea de Vigo - Marco.

S.Po. (PÚBLICO)