Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

Por Fugas

Os cafés de gatos, uma moda japonesa que anda a invadir o mundo, têm uma nova “embaixada”. Eis a família real felina do Lady’s Dinah’s Cat Emporium.


Depois de Viena, Paris ou Madrid, Londres é a mais recente metrópole europeia a receber um café onde os gatos são as “estrelas”. Inaugurado em Março, o Lady’s Dinah’s Cat Emporium, é o espaço londrino onde 11 gatos são tratados como verdadeiros príncipes e princesas. Como o staff deste peculiar café, explica ao The Daily Beast, “aqui os animais têm prioridade em relação aos clientes”.

Laura Palmer, uma das proprietárias do café, afirma que este é um café normal: “aqui, vendem-se café, chá, bolos e snacks…”, mas “com uma diferença – isto está cheio de gatos”.

O conceito é fácil, muitas vezes nas grandes cidades as pessoas que gostam de animais não os podem ter nos seus apartamentos, por falta de tempo, espaço ou dinheiro. Estes espaços oferecem a oportunidade de contactar e relaxar na companhia de um felino amigável. Há até quem diga que ter um destes amigos de quatro patas se tornou uma terapia popular para problemas relacionados com ansiedade ou solidão.

O espaço londrino de dois andares é baseado numa tradicional casa de chá inglesa, com uma decoração vintage marcada por cadeirões e sofás em tons pastel, carpetes e porcelanas decoradas, de forma a criarem um ambiente agradável e de relaxamento quer para os gatos quer para os visitantes.

Mue, Biscuit, Indiana, Romeo, Donnie, Artemis, Carbonelle, Petra, Wookie e os gémeos Loki e Adamska são os 11 gatos que vivem no café de dois andares e todos eles foram adoptados de uma instituição.

À entrada do estabelecimento há um aviso aos clientes que dita as regras de boa convivência: não incomodar os gatos quando estes estiverem a dormir, alguns não gostam de serem pegados ao colo, não são permitidas fotos com flash e lavar e desinfectar as mãos sempre antes de entrar e sair. É ainda explicado que os gatos são” moradores” do Lady’s Dinah’s e não estão para adopção ou venda.

Apesar destes cafés combaterem o abandono dos animais, a Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA), uma organização britânica de preservação dos direitos dos animais, está preocupada com a expansão destes negócios, que acha não serem benéficos para os animais. “A RSPCA recomenda que as pessoas se dirijam aos centros de resgaste de animais mais próximos das suas casas e deem carinho a esses gatos”, explica uma porta-voz da organização.

A entrada no café tem um preço de cinco libras (cerca de seis euros) e está aberto de segunda a domingo das 11h às 15h e das 16h15 às 23h. Mas o sucesso do Lady’s Dinah’s Café tem sido tal que a agenda de reservas já estava esgotada até Junho.

Facebook: https://www.facebook.com/LadyDinahsCatEmporium

Site: http://ladydinahs.com/