Guialazer

Eu vou (6 Pessoas vão a este evento)

O calendário é religioso, mas o que interessa é a festa. A 15 de Agosto, é o dia maior das romarias em Portugal, principalmente a Norte, onde a tradição ainda conta.


Costuma dizer-se que é o Dia das Sete Senhoras (Assunção, Amparo, Serra, Aviso, Nazo, Luz e Ascensão), mas esta é uma lenda que respeita apenas o território transmontano. Diz o provo que as senhoras são irmãs e que todas as manhãs se comunicam, aproveitando o facto de os respectivos santuários se encontrarem a grandes altitudes e ser assim possível avistarem-se entre si.

Convoca-se o nome da santa, mas o que importa mesmo é o arraial, com folias, música e comezainas a condizer. E tanto faz subir as exigentes serranias transmontanas como as mais amáveis vertentes do Minho ou Douro Litoral, que hoje os festejos são às centenas, sendo rara a localidade que não celebre o seu santo ou santa, com ruas engalanadas, procissão e foguetório. E não é necessário grande esforço. Basta meter-se por uma qualquer estrada secundária e estar atento às típicas decorações que há-de dar com a festa.  

PÚBLICO