Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

Antevendo a VII edição do Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, que este ano tem como tema a "Outra Vez a Educação e Cidadania", a FNAC, à semelhança do ano passado, associa-se a esta iniciativa com a projecção de dois ciclos voltados para o universo feminino. De 9 a 15 de Setembro na FNAC (Chiado), em Lisboa.


PUBLICO.PT


Programa

Lésbicos

9 Setembro - 19h00

Heavenly Creatures
Reino Unido, Alemanha, Nova Zelândia (UK, Germany, New Zeland), 1994 Realização (Director): Peter Jackson 108 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Kate Winslet , Melanie Lynskey, Sarah Peirse, Diana Kent, Clive Merrison
v.o. inglesa (original English version)

Baseada na história verídica de Juliet Hulme e Pauline Parker, duas amigas que partilham uma paixão pela fantasia e pela literatura. As duas conspiram para matar a mãe de Pauline quando ela tenta acabar com a relação intensa e obsessiva das duas raparigas.

10 Setembro - 19h00

The Incredibly True Adventure Of Two Girls In Love (Prazer Sem Limites)
EUA (USA), 1995 Realização (Director): Maria Maggenti 94 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Laurel Holloman, Nicole Ari Parker, Dale dickey, Stephanie Berry
v.o. inglesa legendada em Português (original English version with Portuguese subtitles)

Uma história de amor e aventura entre duas jovens mulheres de diferentes estratos sociais e económicos, que se descobrem passando por todas as típicas batalhas de um novo romance.

11 Setembro - 19h00

Chasing Amy
EUA (USA), 1997 Realização (Director): Kevin Smith 111 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Ben Affleck, Joey Lauren Adams, Jason Lee, Dwight Ewell
v.o. inglesa legendada em Português (original English version with Portuguese subtitles)

Holden e Banky representam, neste filme, dois indivíduos comuns que só precisam de alguém que os ajude a trazer cá para fora os seus segredos ocultos. Alyssa Jones e Hooper LaMont são dois homossexuais um pouco mais experientes do que os primeiros. Em conjunto, Hooper e Alyssa mostram a Holden e Banky que ser gay não é tão mau como possam pensar. Entretanto, Holden desenvolve um amor "puro" por Alyssa, que ela acaba por retribuir, conduzindo Holden numa viagem pelas complexidades do amor nos anos 90.

12 Setembro - 19h00

Memento Mori
Coreia do Sul (South Korea), 2000 Realização (Director): Kim Tae-yong & Min Kyu Dong 94 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Kim Min-seon, Park Ye-Jin, Lee-Yeong-Jin, Kong Hyo-Jin, Kim Min-Heui
v.o. coreana legendada em Inglês (original Korean version with English subtitles)

"Memento mori" é a expressão latina que significa "lembrem-se de que morrerão". Na atmosfera opressiva de um colégio para raparigas, uma das estudantes descobre um misterioso diário roxo que contém as páginas secretas do amor proibido entre duas alunas. De repente, a tranquilidade da instituição é perturbada pelo suicídio da dona do diário, ao qual se seguem numerosos assassínios rituais. As histórias de terror e suspense no ambiente claustrofóbico de uma escola para raparigas são um dos géneros mais populares nos filmes fantásticos na Ásia.

13 Setembro - 19h00

Que faisaient les femmes pendant que l'homme marchait sur la lune?
França, Canadá, Bélgica, Suíça (France, Canada, Belgium, Switzerland) 2000 Realização (Director): Chris Vander Stappen 102 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Marie Bunel, Hélène Vincent, Tsilla Chelton, Mimie Mathy, Macha Grenon
v.o. francesa (original French version)

Julho de 1969. O homem prepara-se para dar os primeiros passos na Lua. Esther sonha com um casamento de prestígio, uma vida sossegada numa bela vivenda e uma brillhante carreira em medicina para a sua filha Sacha. Depois de dois anos passados em Montréal, Sacha regressa à Bélgica para anunciar à mãe que escolheu uma vida completamente diferente.

14 Setembro - 19h00

Lost And Delirious
Canadá (Canada), 2001 Realização (Director): Léa Pool 103 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Pipper Perabo, Jessica Paré, Mischa Barton, Jackie Burroughs
v.o. inglesa (original English version)

"Lost and Delirious" é a história do primeiro amor de três raparigas adolescentes, a sua descoberta da paixão sexual e a sua busca de identidade. Passado num colégio interno, chique e privado, cercado por uma luxuriante floresta, "Lost and Delirious" passa pela rotina escolar, as saudades de casa e os disparates comuns às adolescentes e entra no mais complexo território da intriga amorosa.

15 Setembro - 19h00

Jonny Guitar
EUA (USA), 1954 Realização (Director): Nicholas Ray 110 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Joan Crawford, Sterling Hayden, Mercedes Mc Cambridge, Scotty Brady
v.o. inglesa (original English version)

Vienna construiu um "saloon" fora da cidade e espera construir a sua própria cidade assim que a linha de caminho-de-ferro for construída. Mas as pessoas da cidade querem correr com ela. Quando quatro homens assaltam uma diligência e matam uma pessoa, as autoridades da cidade, lideradas por Emma Small, vão ao "saloon" para prender quatro amigos de Vienna, Dacin'' Kid e os seus companheiros. Vienna faz-lhes frente e é ajudada pela presença de um velho conhecido seu, Johnny Guitar, que não é o que aparenta.

Outra Vez Educação E Cidadania

9 Setembro - 17h00

Licensed To Kill
EUA (USA), 1997 Realização (Director): Arthur Dong Documentário/Documentary 80 min. - Cor (colour)
v.o. inglesa (original English version)

Uma obra intensa que nos revela, cruamente, o verdadeiro rosto de alguns homicidas. Ao passo que uns não aparentam qualquer tipo de remorso, outros revelam algum sentimento de culpa, embora se sintam, de algum modo, desligados dos crimes que cometeram. Na sua maioria são homofóbicos, o que parece conferir-lhes o direito de matar homossexuais sem remorso algum. Um filme que é uma reflexão sobre as questões morais levantadas pela direita cristã e outras organizações conservadoras, cuja cruzada de ódio contra os gays ajuda a amenizar os sentimentos de culpa destes homicidas. Não aconselhado a pessoas mais susceptíveis. O filme contém cenas de crimes que podem chocar.

10 Setembro - 17h00

Nationale 7
França (France), 2000 Realização (Director): Jean Pierre Sanapi. 90 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Nadia Kaci, Olivier Gourmet, Lionel Abelanski, Chantal Neuwirth
v.o. francesa (original French version)

Uma comédia que tem por cenário um lar para deficientes motores adultos perto de Toulon... e a N7. Tem como heróis, por um lado, René, miopata de 50 anos, de carácter irascível e rebelde, unanimemente detestado e, por outro lado, Julie, uma principiante educadora especializada, a quem foi confiada rapidamente a responsabilidade deste insubmisso. As provocações de René não resistem à candura e à rectidão de Julie. Ele, que nunca se confiou a ninguém, confessa-lhe que deseja fazer amor com um a mulher antes que seja tarde demais, antes que a sua doença evolutiva o apanhe de vez. Julie com a coragem desmesurada dos tímidos, vai à procura de uma destas prostitutas que trabalham ao longo da Nationale...

11 Setembro - 17h00

All The Queen's Men
Alemanha, Áustria, Hungria, EUA (Germany, Austria, Hungary, USA), 2001 Realização (Director): Stefan Ruzowitzky 99 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Matt LeBlanc, Eddie Izzard, James Cosmo, Nicolette Krebitz
v.o. inglesa (original English version)

Uma desigual equipa de agentes dos British Special Services, dirigida por um americano, tem por objectivo infiltrar-se, disfarçada, numa fábrica Enigma dirigida por mulheres, em Berlim, com o objectivo de recuperar o aparelho que possui o código secreto que permite acabar com a guerra.

12 Setembro - 17h00

By Hook Or By Crook
EUA (USA), 2001 Realização (Director): Harriet Dodge, Harry Dodge 98 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Silas Howard, Harry Dodge, Stanya Kahn, Carina Gia
v.o. inglesa (original English version)

Shy, uma butch de província, com um enervante complexo de Messias, muda-se para a grande cidade onde mergulha no mundo do crime. Na viagem, conhece a sua companheira Valentine, uma não muito esperta filha adoptiva que anda em busca da sua mãe biológica. Esta é a viagem solitária de duas impostoras que unem esforços numa jornada pelas ruas do submundo de São Francisco, onde acabam por aprender o verdadeiro significado da sobrevivência e a importância da amizade.

13 Setembro - 17h00

Juste Une Femme
França, Irão (France, Iran) 2002 Realização (Director): Mitra Farahani e Sonbol B.Y. Documentário/Documentary 30 min. - Cor (colour)
v.o. francesa (original English version)

Teerão, Outubro de 2000. Morvarid tem um ano e era um homem. Desde a sua operação, ela viva a sua feminidade resguardada dos olhares entre os quatro muros do seu apartamento. Pela primeira vez, põe um chador e prepara-se para sair enquanto mulher: vamos acompanhar a sua metamorfose.

13 Setembro - 17h30

Coming Out (An Essential Guide)
Reino Unido (uk), 1994
Realização (Director): Adam Bailey 46 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Boy George, Anya Palmer, Penny Sender
v.o. inglesa (original English version)

Sair Do Armário (Um Guia Imprescindível)

Um guia essencial sobre todos os aspectos de assumir a homossexualidade. " ...se disseres às pessoas que és gay e elas se passarem, é um problema DELAS e não teu." Boy George

14 Setembro - 17h00

The Laramie Project
EUA (USA), 2002
Realização (Director): Moisés Kaufman 97 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Christina Ricci, Steve Buscemi, Laura Linney, Summer Phoenix
v.o. inglesa (original English version)

Moisés Kaufman, juntamente com alguns membros do Tectonic Theater Project de Nova Iorque, foram até Laramie, no estado do Wyoming, depois do assassinato de Matthew Shepard. Trata-se da versão cinematográfica da peça de teatro por eles escrita, baseada em mais de 200 entrevistas levadas a cabo nesta cidade. O filme acompanha e, em certos momentos, encena, de forma cronológica, a visita de Shepard a um bar local, o seu rapto e espancamento, a descoberta do seu corpo atado a um gradeamento, a vigília no hospital, a sua morte e funeral e, finalmente, o julgamento dos assassinos. "The Laramie Project" mistura o género documental - as notícias nos media e testemunhos, na primeira pessoa, dos residentes de Laramie - com o trabalho dos actores que interpretam os amigos e família de Shepard, bem como os agentes policiais e os próprios assassinos. O filme termina com a encenação, em Laramie, do "Angels in America" - a peça gay escrita por Tony Kushner - um ano após a morte de Shepard.

15 Setembro - 17h00

Dorian Gray
Reino Unido, Itália, Alemanha (UK, Italy, Germany) 1970 Realização (Director): Massimo Dallamano 93 min. - Cor (colour)
Intérpretes (Cast): Helmut Berger, Richard Todd, Herbert Lom, Marie Liljedahl, Margaret Lee
v.o. inglesa (original English version)

Na Londres contemporânea, um rico e atraente jovem, Dorian Gray, está apaixonado por Sybil, uma aspirante a actriz. Graças a ela, ele está momentaneamente menos centrado em si mesmo. Dorian posa para um retrato a ser pintado pelo seu amigo Basil. Quando a obra termina, Dorian queixa-se de que ele próprio envelhecerá, ao passo que o seu retrato permanecerá inalterado. Nessa mesma noite, agride Sybil e expulsa-a de casa, aceitando o sedutor convite da anfitriã de uma festa para que durma com ela. No dia seguinte, a sua imagem no retrato é a de um homem um pouco mais envelhecido. Num misto de horror e fascinação, Dorian esconde o quadro e prossegue uma vida de decadência. Com o passar do tempo, e enquanto a sua imagem progressivamente se torna horrífica, é o próprio Dorian quem permanece inalterado. Por fim, ele e Basil confrontam-se com o quadro.