Guialazer

Eu vou (0 Pessoas vão a este evento)

Por Sílvia Pereira

"Por baixo da Alfândega foi descoberto um túnel secreto que escondia um tesouro: as lendas mais preciosas da história da cidade Invicta..." Milhares de pessoas já desceram a esse lugar para se deixarem imergir em mitos da cidade e da região, com o enredo histórico como pano de fundo.


A matéria de "Porto Legends - The Underground Experience" provém de dez lendas e episódios: "O Tesouro da Serra do Pilar", "O Fantasma da Última Freira", "Barão Forrester", "Zé do Telhado", "O Cerco do Porto e o seu Dragão", "O Terramoto de 1755", "Pedro Cem", "As Tripas à Moda do Porto", "Miragaia" e "Rio do Esquecimento".

A narrar a viagem está a voz do oscarizado Jeremy Irons, na versão em inglês, ou, na portuguesa, a de Pedro Abrunhosa.

Entre os pilares e o tecto abobadado das furnas do edifício, desfilam projecções de "video mapping", num espectáculo que "ganha uma dimensão fantasmagórica" graças à utilização, pioneira em Portugal, de 20 telas holográficas que dão aos visitantes "a sensação de estarem dentro das histórias".

A garantia vem do ateliê OCubo, que assina a produção, com direcção artística de Nuno Maya e orientação do historiador Joel Cleto.