Guialazer

Eu vou (18 Pessoas vão a este evento)

"Carmina Burana", de Carl Orff, regressa aos palcos portugueses numa produção imponente e monumental, agora pelas mãos da prestigiada companhia búlgara Staatsoper Bourgas. Sobe ao palco do Coliseu de Lisboa a 6 e 7 de Novembro. Dia 9, é a vez do Coliseu do Porto.


Entre ballet, coro, orquestra e solistas, são cerca de duzentos os artistas dão música e corpo aos textos da famosa cantata cénica, cuja estreia data de 1937, em Frankfurt. Esses textos baseiam-se em poemas medievais descobertos em 1803 num velho mosteiro beneditino da Baviera, em Benediktbeuren, no sudoeste da Alemanha. Escritos, na sua maioria, por monges e menestréis desgarrados que passavam o tempo a deliciar-se com os prazeres da carne, são crónicas de obsessões que por vezes chegam à obscenidade.

Orff transformou-as em canções para solistas e coros, acompanhados por uma orquestra e por todo um espectáculo visual em que os bailarinos têm um papel de destaque. Toda a acção decorre sob o signo da roda da fortuna, símbolo da Antiguidade para as constantes mudanças da vida.

PUBLICO.PT