Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 10 de Fevereiro de 2021:
Objectiva de Abbas, perspectivas de "O Dia" e cinema de Redford, Greengrass e Haghighi.


CINEMA

Regra de Silêncio
Cinemundo, 15h35 
A vida do advogado Jim Grant altera-se quando quando um jovem jornalista ambicioso expõe a sua verdadeira identidade como ex-membro de um grupo radical antiguerra procurado por um assassinato cometido nos anos 1970. Grant torna-se alvo de uma perseguição e é obrigado a fugir. Decidido a limpar o seu nome, parte em busca da única pessoa que o pode ilibar. Realizado e protagonizado por Robert Redford, o filme baseia-se no romance de Neil Gordon e conta também com Susan Sarandon, Chris Cooper, Nick Nolte, Julie Christie, Sam Elliott, Brendan Gleeson, Stanley Tuci, Terrence Howard e Anna Kendrick.

Em Terra Estranha
Hollywood, 21h30
Primeira longa-metragem de ficção de Kim Farrant, com Nicole Kidman, Hugo Weaving, Joseph Fiennes nos papéis principais. Uma tempestade de areia abate-se sobre a pequena cidade do deserto australiano onde Catherine e Matthew Parker vivem com os dois filhos adolescentes. Estes acabam por se perder. Os pais desesperam. As buscas começam. Com o passar das horas e a subida da temperatura, a esperança esvai-se e começam a surgir rumores sobre o envolvimento dos pais.

Pig - Porco
TVCine Edition, 22h 
O realizador iraniano Mani Haghighi assina esta comédia que competiu pelo Urso de Ouro em Berlim. Alguém anda a matar os mais proeminentes realizadores iranianos, cortando-lhes a cabeça depois de lhes gravar a palavra "porco" na testa. Todos, excepto um: Hasan Kasmai, que há dois anos está impedido de filmar. É um menino da mamã, egoísta e autocentrado, e está convencido de que é um génio. Sentindo-se ignorado, apenas encontra consolo nas palavras da mãe: "Deixa estar, prometo-te que o assassino virá atrás de ti. E, se vier, eu dou cabo dele". 

Notícias do Mundo
Netflix, streaming
Filme de Paul Greengrass baseado no romance homónimo publicado em 2016 por Paulette Jiles. A acção passa-se em 1870. Tom Hanks é um veterano da Guerra Civil que tem de devolver uma menina levada pelos nativos americanos (Helena Zengel, actriz alemã de 12 anos) aos sobreviventes da sua família.

DOCUMENTÁRIOS

Abbas por Abbas
RTP2, 23h40
O fotógrafo é aquele que "escreve com a luz". Era assim que se referia à sua profissão o ícone do fotojornalismo Abbas Attar (1944-2018). A lente do iraniano testemunhou, ao longo de seis décadas, os maiores acontecimentos mundiais e esteve presente em cenários de conflito por todo o globo, entre guerras e revoluções. No documentário de Kamy Pakdel, que integra palavras do próprio Abbas e ficou completo poucos dias antes da sua morte, é ele, o observador, que é retratado.  

Black Art: In the Absence of Light
HBO, streaming
Realizado por Sam Pollard ("4 Little Girls", "Why We Hate", "MLK/FBI"), destaca o trabalho de artistas visuais negros emergentes e reflecte sobre a relação da comunidade afro-americana com as artes (e o mercado artístico) nas últimas décadas, através de entrevistas com curadores, estudiosos e artistas contemporâneos. O filme é em parte uma homenagem ao influente David Driskell – que morreu em 2020, com covid-19 – e inspira-se na exposição pioneira que foi comissariada em 1976, "Two Centuries of Black American Art".

SÉRIES

O Dia
RTP2, 22h01
Estreia de um "thriller" belga centrado num assalto a um banco que se transforma numa tensa crise de reféns. A particularidade de "O Dia" é ir exibindo, ao longo de uma dúzia de capítulos, diferentes perspectivas dos mesmos eventos – de quem está lá dentro (criminosos, funcionários, vítimas) e de quem está cá fora (polícia, imprensa, familiares) –, fazendo com que o espectador alterne a sua simpatia em relação às personagens e revelando detalhes que mostram que nem tudo é o que parece.

INFORMAÇÃO

Grande Entrevista
RTP3, 23h
Medo, isolamento, solidão e ansiedade em (pós-)pandemia são temas focados na "Grande Entrevista" desta noite. O jornalista Vítor Gonçalves entrevista Vítor Cotovio, psiquiatra que tem alertado para a necessidade de responder à crise de saúde mental instalada. Repete à 1h53, na RTP1.

 

<< Recuar: 9 de Fevereiro  ||  Avançar: 11 de Fevereiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.