O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Escolhas para 6 e 7 de Fevereiro de 2021:
Damon "Perdido em Marte" e em "Terra Prometida", rostos da pandemia e um retrato de Faithfull.


CINEMA

Velocidade Furiosa
Sábado | Fox, 11h17
Conta-rotações no limite, turbo ligado, derrapagens controladas, proezas impossíveis, irmandade a toda a prova e a ocasional pitada romântica têm feito o êxito da saga "Velocidade Furiosa", que é emitida em modo maratona. Até de madrugada, são exibidos todos os capítulos, à excepção do sétimo, marcado pela morte de Paul Walker, protagonista ao lado de Vin Diesel.

Tolkien 
Sábado | TVCine Emotion, 22h15

Depois do enorme sucesso dos filmes baseados nas obras de Tolkien, situadas numa Terra Média onde humanos convivem com hobbits, elfos, feiticeiros, anões e orcs, transformou-se em filme a vida do próprio autor – com foco, sobretudo, nos anos de juventude. A realização foi confiada a Dome Karukoski ("Coração de Leão", "Tom of Finland"); o papel principal, a Nicholas Hoult.

A Morte de Carlos Gardel
Sábado | RTP2, 00h24

Baseado na obra homónima de António Lobo Antunes, um drama realizado por Solveig Nordlund. Nuno (Carlos Malvarez), o filho toxicodependente de Álvaro (Rui Morrison) e Cláudia (Celia Williams), está em coma por causa de uma overdose. Durante dois dias, é visitado por familiares que sofrem o pesadelo da sua morte iminente e, supostamente, evitável. É então que Álvaro, numa fuga ao sofrimento, leva a sua paixão pelo tango e pelo cantor argentino Carlos Gardel ao nível da obsessão. 

Malèna
Sábado | Fox Movies, 00h39
Nomeado para dois Óscares e musicado por Ennio Morricone, o filme de Giuseppe Tornatore conta a história de Malèna (Monica Bellucci), a mais bela mulher de Castelcuto, uma vila siciliana numa Itália atormentada pela II Guerra Mundial. Quando o marido parte para o campo de batalha, cada passo que ela dá é acompanhado pelos olhares de desejo dos homens e pelos esgares invejosos das mulheres. Um pequeno exército de adolescentes segue-a de bicicleta para todo o lado. Entre eles está Renato, de 13 anos. Alimentado pelos filmes românticos que devora no cinema local, vai tornar-se a sombra de Malèna, permanecendo ao pé dela mesmo quando a má sorte bate à porta desta mulher e a deixa viúva.

Perdido em Marte
Domingo | Fox, 21h20

Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney e os companheiros são violentamente arrastados por uma tempestade. A missão é abortada e Watney, que todos julgam morto, é deixado para trás. Sozinho e com mantimentos racionados, vai ter de encontrar formas de sobreviver e enviar um pedido de socorro à Terra. Ridley Scott realiza esta adaptação do best-seller homónimo de Andy Weir. Teve sete nomeações para os Óscares e ganhou dois Globos de Ouro: melhor actor, para Matt Damon, e melhor filme.

Terra Prometida
Domingo | AXN, 21h55
Também protagonizado por Matt Damon, "Terra Prometida" é um drama de Gus Van Sant, com argumento de John Krasinski e do próprio Damon, a partir de uma história original de Dave Eggers, sobre um homem que chega a uma pequena cidade, com a colega (Frances McDormand) para tentar negociar direitos de perfuração dos terrenos, convencido de que é um bom negócio para aquela gente. Mas a intervenção de um aguerrido activista ambiental (John Krasinski) põe-no a duvidar das intenções da empresa onde sempre trabalhou.

Nascido para Matar
Domingo | Fox Movies, 00h48
Um filme infernal e polémico de Stanley Kubrick. Está dividido em duas partes: a recruta e o processo de crescente perda da razão e humanidade, que termina com um tiro nos miolos; e o combate, filmado com a mesma abstracção do segmento anterior, até que o espaço – elemento concreto num filme de guerra – se torne uma coisa mental. Matthew Modine, Adam Baldwin, Vincent D’Onofrio e R. Lee Ermey integram o elenco. 

Jane Eyre
Domingo | TVI, 2h15
Cary Fukunaga dirige esta versão (nomeada para um Óscar pelo guarda-roupa) do romance de Charlotte Brontë. Depois de uma juventude difícil, Jane Eyre (Mia Wasikowska) torna-se preceptora de uma menina francesa, protegida do rico e intimidante dono do castelo de Thornfield (Michael Fassbender). Acaba por se apaixonar por ele, sem imaginar o terrível segredo que irá descobrir e que a fará fugir.

DOCUMENTÁRIOS

Faithfull
Sábado | RTP2, 1h53
Usando entrevistas dadas por Marianne Faithfull durante a juventude, testemunhos actuais da própria, imagens de arquivo e excertos de musicais, este filme realizado pela actriz Sandrine Bonnaire procura revelar a pessoa em que a cantora e compositora inglesa se foi transformando ao longo da vida. O arco temporal começa na estreia, nos anos 1960, a cantar "As tears go by", passa por pormenores da sua relação com Mick Jagger, abrange as fases de decadência e fecha nos dias de hoje.

Trump: O Presidente Acidental
Sábado | TVCine Edition, 12h45
Realizado pelo jornalista James Fletcher e estreado no ano passado (antes da vitória de Joe Biden), este documentário tenta decifrar a surpresa que foi, para muitos, a eleição de Donald Trump nas presidenciais de 2016, contra Hillary Clinton. Recolhe depoimentos de personalidades como o ex-director de comunicação da Casa Branca Anthony Scaramucci, o jornalista inglês Piers Morgan, a directora de campanha e conselheira de Trump Kellyanne Conway ou o comentador Van Jones.

Jade Eyed Leopard
Domingo | Nat Geo Wild, 17h
Estreia. Toto, uma jovem fêmea de leopardo com invulgares olhos verde-água, é a estrela deste especial narrado por Jeremy Irons. A sua história inaugura o "Big Cat Month", um ciclo dedicado aos grandes felinos, que se estende até ao final de Fevereiro. As estreias estão reservadas para os domingos, sempre a partir desta hora, mas há mais documentários para ver de segunda a sexta-feira.

Vitals
Domingo | HBO, streaming
Estreia. Série documental de três episódios que atribui nomes e histórias pessoais aos números da pandemia em Barcelona, durante a primeira vaga – em particular, a quem passou por ela em ambos os lados da linha da frente. Profissionais de saúde e pacientes (e suas famílias) foram seguidos de perto pela câmara de Fèlix Colomer, entre Março e Junho do ano passado, no hospital de Parc Taulí. São retratos de medo, desespero e exaustão, mas também de esperança e generosidade.

DANÇA

O Lago dos Cisnes de Martin Schlapfer 
Sábado | RTP2, 22h09
O coreógrafo suíço Martin Schläpfer, actual director do Ballet Estatal de Viena, apresentava em 2018, com a companhia Ballet am Rhein, a sua versão de um dos mais famosos bailados de sempre: "O Lago dos Cisnes", o clássico de Tchaikovsky sobre uma mulher presa num corpo de pássaro e um homem desesperado por amor. A sua visão foca-se em "todas as fascinantes trevas, segredos psíquicos e arquétipos", remetendo para um plano em que "fantasmas e fenómenos inexplicados não são ainda descartados enquanto produtos da nossa imaginação".

MÚSICA

Luka Sulic Toca Vivaldi
Domingo | RTP2, 22h52
Recriar "As Quatro Estações" de Vivaldi num violoncelo solo. Foi a este desafio que se propôs Luka Sulic, virtuoso do instrumento e fã, desde criança, da obra-prima do barroco italiano. Gravou-a com a Orquestra do Teatro Lírico Giuseppe Verdi de Trieste.

INFANTIL

Loud em Casa e Os Casagrandes
Sábado | Nickelodeon, 13h30
Quatro horas de maratona com todos os episódios em que há cruzamentos entre as séries "Loud em Casa" e "Os Casagrandes" (seu "spin-off"), alguns deles em estreia. Repete amanhã, a partir das 9h.

Mune, O Guardião da Lua
Domingo | Cinemundo, 10h
Filme de animação francês realizado por Alexandre Heboyan e Benoît Philippon. Mune é um pequeno fauno lunar muito tímido e pouco seguro de si, que é nomeado Guardião da Lua. Agora, é responsável por trazer a noite e tomar conta do mundo dos sonhos. Quando o Guardião das Trevas decide roubar o Sol, Mune descobre em si uma coragem que nunca imaginara e vive uma aventura extraordinária que o mudará para sempre.

Mirai
Domingo | RTP2, 13h28
Kun, de quatro anos, era uma criança feliz até à chegada de Mirai, a sua irmã recém-nascida. De repente, sente que perde toda a atenção dos adultos. Um dia, durante uma brincadeira solitária no quintal, depara-se com a versão adolescente de Mirai, que chegou do futuro para lhe ensinar algumas verdades sobre o amor. Nomeado para o Óscar e o Globo de Ouro na categoria de animação, uma história sobre ciúme e aceitação, com assinatura do japonês Mamoru Hosoda ("O Rapaz e o Monstro").

 

<< Recuar: 5 de Fevereiro  ||  Avançar: 8 de Fevereiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.