Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 22 de Janeiro de 2021:
A tragédia de Fashanu, "Queen & Slim" e curtas da Pixar.


CINEMA

Campeões
TVCine Emotion, 20h15 
Inspirada numa história verídica, esta comédia dramática de Javier Fesser foi o maior sucesso de língua espanhola nas salas de cinema de Espanha em 2018. Marco Montes é o treinador assistente de uma equipa de basquetebol que é despedido depois de discutir com o treinador principal. Depois, é sentenciado a serviço comunitário por, alcoolizado, bater com o seu carro num da polícia. A sentença é trabalhar com uma equipa de jogadores portadores de deficiência, pessoas que ele a início despreza mas que acabam por lhe ensinar mais a ele.

Queen & Slim
TVCine Top, 21h30
A estreia na realização de Melina Matsoukas é a história de um casal em fuga como Bonnie & Clyde, mas por um motivo diferente. Queen e Slim são dois afro-americanos que se estão a conhecer num primeiro encontro como qualquer outro. A viragem inesperada acontece quando são mandados parar pela polícia. Em segundos, tudo se precipita. Tiros são disparados e Slim, num gesto de defesa, acaba por balear fatalmente o agente. "Queen & Slim", que não teve estreia comercial em Portugal, é escrito por Lena Waithe em colaboração com James Frey e protagonizado por Jodie Turner-Smith e Daniel Kaluuya (nomeado para o Óscar de Melhor Actor por "Foge"). 

Sob o Sol da Toscana
Fox Life, 22h20 
Audrey Wells assina este filme, baseado no romance homónimo de Frances Mayes, acerca de uma escritora deprimida e bloqueada criativamente (Diane Lane, nomeada para um Globo de Ouro) que reencontra na Toscana, Itália, a capacidade de se deslumbrar e acreditar em novas oportunidades.

Yojimbo, o Invencível 
RTP2, 23h50
Datado de 1961, protagonizado por Toshirô Mifune e nomeado para um Óscar, é um clássico do realizador japonês Akira Kurosawa e uma referência dos filmes de samurais. Mais do que isso, é considerado a génese do "western spaghetti": "Por Um Punhado de Dólares", o filme que Sergio Leone realizou três anos depois e que inaugurou o género, é uma espécie de "remake" não oficial de "Yojimbo, o Invencível", com acção transportada para o Oeste americano.

DOCUMENTÁRIO

Jogos Proibidos: A História de Justin Fashanu
TVCine Edition, 22h
A 22 de Outubro de 1990, Justin Fashanu entrava para a história do desporto como o primeiro jogador de futebol inglês a assumir publicamente a sua homossexualidade. Essa declaração, feita em entrevista ao jornal "The Sun" e tornada manchete, foi o início do declínio do atleta. A rota de glória alcançada na primeira divisão inglesa, ao serviço de clubes como o Southampton, o Manchester City ou o West Ham, foi interrompida por comentários públicos homofóbicos (incluindo da parte de colegas, que diziam não haver lugar na modalidade para pessoas como ele), discriminação e ameaças. Acabou por emigrar. Nos EUA, já em Março de 1998, foi acusado num caso de abuso sexual. Sentindo que a sua orientação sexual o condenava à partida, voltou a Inglaterra, onde, em Maio desse ano, se suicidou. O seu percurso trágico é narrado neste documentário realizado por Jon Carey e Adam Dark, estreado em 2017. Três anos depois, Fashanu foi homenageado pelo Museu Nacional do Futebol, em Manchester, com a inclusão do seu nome no Hall of Fame.

SÉRIE

Legacies
HBO, streaming
Terceira temporada da série de fantasia e sobrenatural que funciona como "spin-off" de "Os Originais", por sua vez nascidos de "Diários do Vampiro". Danielle Rose Russell ocupa o papel principal enquanto Hope Mikaelson, uma jovem descendente de vampiros e lobisomens que aprende a domar os seus poderes, ao mesmo tempo que tenta ultrapassar as dificuldades e dores de crescimento (pouco) típicas da idade e do liceu que frequenta.

INFANTIL

Pipocas Pixar
Disney+, streaming
Fica hoje disponível um conjunto de curtas-metragens centradas em personagens secundárias dos filmes do universo Pixar, como Ducky e Bunny, os bonecos de peluche do último "Toy Story". "The Incredibles - Os Super-Heróis", "À Procura de Nemo", "Soul - Uma Aventura com Alma", "Carros" e "Coco" são outros dos títulos que alimentam esta colecção de histórias paralelas.

 

<< Recuar: 21 de Janeiro  ||  Avançar: 23 e 24 de Janeiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.