Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 21 de Janeiro de 2021:
"Gran Torino", uma "Liga dos abandonados" e a voz de Villaret.


CINEMA

O Meu Nome É Alice
Hollywood, 19h50
Alice Howland (Julianne Moore, no papel que lhe valeu o Óscar) tem um casamento feliz, os filhos crescidos e uma carreira prestigiante como professora universitária. Mas, aos 50 anos, começa a esquecer-se de palavras e a baralhar-se nas coisas simples do dia-a-dia. Os exames médicos devolvem-lhe o terrível diagnóstico: encontra-se num primeiro estádio de Alzheimer. Richard Glatzer e Wash Westmoreland escrevem e realizam esta adaptação do "best-seller" homónimo de Lisa Genova, professora da Universidade de Harvard e doutorada em Neurociência.

Gran Torino
AXN, 23h44 
Realizado e protagonizado por Clint Eastwood, conta a história de um veterano da Guerra da Coreia que vive sozinho e é um homem inflexível e amargo. Para além da cadela Daisy, só confia na sua arma. Os antigos vizinhos morreram ou mudaram-se há muito. O bairro é agora habitado maioritariamente por imigrantes asiáticos, que Walt despreza profundamente. Mas a sua atitude está prestes a mudar.

Encurralados
Cinemundo, 1h50 
Dan Dunne (Ryan Gosling, nomeado para o Óscar) é um jovem professor cujos ideais se vão desvanecendo perante a realidade. Todos os dias tenta entusiasmar os alunos, rejeitando uma abordagem convencional e levando-os a pensar por eles próprios. Fora da sala de aula, Dan não é tão brilhante e dinâmico. Longe disso: as suas desilusões tornaram-no toxicodependente e a situação é cada vez mais grave. Entre as aulas e as ressacas, é descoberto por Drey, uma das suas alunas. Apesar da diferença de idades e situações, daí nasce uma amizade cúmplice que transforma as suas vidas. "Encurralados" ganhou os Prémios do Júri nos Festivais de Locarno e Deauville.

SÉRIES

Nancy Drew
HBO, streaming
Segunda temporada desta projecção televisiva das aventuras da detective Nancy Drew, protagonista da famosa colecção norte-americana de romances de mistério, com Kennedy McMann no papel titular.

Cobra
RTP2, 22h01

Estreia. Em seis episódios, a série britânica acompanha as decisões tomadas, sob pressão, num gabinete multidisciplinar criado para responder a uma crise de emergência nacional no Reino Unido. É escrita por Ben Richards e conta no elenco com Robert Carlyle, Victoria Hamilton e Richard Dormer.

C.B. Strike: Lethal White
HBO, streaming
A saga policial Cormoran Strike, escrita por J.K. Rowling sob o pseudónimo Robert Galbraith, inclui, até à data, cinco livros. Esta temporada é a adaptação do quarto capítulo, "Lethal White", novamente com Tom Burke (que fez de Orson Welles no recente "Mank", de David Fincher) no papel de Strike, o detective privado que dá nome à série.

DOCUMENTÁRIO

João Villaret - O Domador da Voz
RTP2, 22h46
No dia em que se assinala o 60.º aniversário da morte de João Villaret, o canal público apresenta esta viagem-homenagem ao legado do actor, encenador e declamador cuja voz está entre as mais marcantes e reconhecíveis da cultura portuguesa. Escrito por Inês Aragão Pires, realizado por Ricardo Espírito Santo e narrado por Carlos Paulo, Ana Lúcia Palminha, Pedro Lamares, o documentário colige testemunhos de quem conviveu com ele, sejam familiares, amigos ou colegas como Eunice Muñoz, Ruy de Carvalho, Carmen Dolores, Filipe La Féria, João Mota, João Baião ou Fernanda Montenegro.

INFORMAÇÃO

Linha da Frente
RTP1, 21h01
"Neste futebol, não há milhões", adverte a sinopse da reportagem da jornalista Sandra Vindeirinho. Em foco estão jogadores para quem a realidade está nos antípodas dos contratos milionários que fazem manchetes no mundo desportivo. "Liga dos abandonados" vai ao terceiro escalão do futebol português conhecer histórias de quem vive com salários abaixo do mínimo, de quem desespera por remunerações em atraso, de quem imigrou e não consegue voltar ao seu país e, no limite, de pobreza e fome. O trabalho tem imagem de David Freitas, edição de Vanessa Brízido e grafismo de Teresa Martins.

 

<< Recuar: 20 de Janeiro  ||  Avançar: 22 de Janeiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.