Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 13 de Janeiro de 2021:
Uma Maria Antonieta pop, "vikings" de volta, traições e ditadura.


CINEMA

O Rochedo
TVCine Action, 12h55 
A prisão de Alcatraz é uma fortaleza quase inexpugnável. Só um homem (Sean Connery) conseguiu alguma vez escapar-lhe. Agora, a vida de milhões de pessoas depende de si: tem de conduzir até à ilha uma equipa de forças especiais, para travar um grupo de fuzileiros revoltados, na posse de perigosas armas químicas. Nicolas Cage e Ed Harris também participam no filme, realizado por Michael Bay.

Marie Antoinette
TVCine Edition, 18h15
Oscarizada pelo guarda-roupa, é uma versão pop da história da rainha francesa que subiu ao trono adolescente e acabou odiada pelos franceses e condenada à guilhotina. A protagonista é Kirsten Dunst. A realização é de Sofia Coppola, que se baseia na biografia da historiadora britânica Antonia Fraser para pintar o retrato da jovem rainha de origem austríaca que encontra em França um universo frívolo e hostil. Mal-amada e ultrapassada pelos deveres reais, Maria Antonieta reinventa o seu próprio mundo, longe da realidade do país, o que a torna ainda mais impopular junto do povo.

Victor/Victoria
AXN Movies, 19h
Comédia musical de Blake Edwards, com Julie Andrews como Victoria, uma cantora que não consegue singrar nos palcos de Paris até ao dia em que finge ser um homem. Assim nasce o "divo" Victor e começam os sarilhos. Andrews, Robert Preston e Lesley Ann Warren foram nomeados para os Óscares, respectivamente, de melhor actriz, actor secundário e actriz secundária. O filme recebeu uma estatueta pela música.

Circuito Fechado
AXN, 23h37 
Um "thriller" de acção realizado por John Crowley, segundo um argumento de Steven Knight, com Rebeca Hall e Eric Bana nos papéis principais. Um atentado terrorista num mercado londrino mata centenas de pessoas. Um dos responsáveis é capturado e dá-se início ao julgamento. Sabe-se que o Governo inglês vai usar provas confidenciais a que nem o arguido nem os advogados podem ter acesso. Surge assim a necessidade de nomear uma jurista de defesa adicional. Rapidamente ela percebe que foi envolvida numa conspiração cujas ramificações põem em causa a sua própria vida.

DOCUMENTÁRIO

Luz Obscura
RTP2, 23h55
Susana Sousa Dias assina esta reflexão sobre os anos da ditadura em Portugal. Inserida no trabalho de investigação dos arquivos da polícia política que a realizadora tem vindo a fazer, parte de fotografias de cadastro de presos políticos pertencentes ao núcleo familiar do militante comunista Octávio Pato (1925-1999).

SÉRIES

Felizes, Mas Não para Sempre
RTP2, 22h05
Estreia. O que acontece quando uma conselheira matrimonial é confrontada com a infidelidade do próprio marido? É desta questão que nasce a série islandesa que acompanha o caminho de Karen (Nanna Kristín Magnúsdóttir) a partir do momento em que é forçada a pôr em causa as suas convicções e utopias, a mudar de vida e a observar o absurdo dos conselhos que costumava dar aos seus pacientes.

Vikings
TVCine Action, 22h10
Segunda parte da sexta e última temporada do drama histórico que se tornou um fenómeno mundial. Criado por Michael Hirst, inspira-se no guerreiro "viking" Ragnar Lothbrok (que se fez rei dos territórios que hoje conhecemos como Dinamarca e Suécia) e dos seus descendentes. Embora sejam os últimos episódios, não ficam por aqui as histórias fundadas neste imaginário: a Netflix já está a preparar o "spin-off", "Valhalla", passado um século depois.

FBI
Fox, 22h15
Começa a terceira temporada do drama policial criado por Dick Wolf e produzido por uma equipa ligada a "Lei & Ordem". Depois de uma segunda temporada rematada precocemente por força da pandemia, a série regressa com uma novidade no elenco: Katherine Renee Turner na farda da agente especial Tiffany Wallace.

The Rookie
AXN Black, 22h50
Arranca a terceira temporada da série que coloca Nathan Fillion ("Castle") na pele de um homem de meia-idade que decide perseguir o sonho de ser polícia. Torna-se assim o mais velho dos novatos na esquadra onde é treinado. O enredo constrói-se em torno da sua jornada para se adaptar e ser levado a sério.

 

<< Recuar: 12 de Janeiro  ||  Avançar: 14 de Janeiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.