Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 11 de Janeiro de 2021:
Beatles, Tiger Woods, uma Cinderela em Nápoles e água na cozinha.


CINEMA

Corre, Rapaz, Corre
Cinemundo, 12h 
Realizado por Pepe Danquart, o filme baseia-se na obra homónima do israelita Uri Orlev, que relata a história real de um menino que vivia com a família no gueto de Varsóvia, criado pelas forças nazis para isolar a população judia. Em 1942, com a ajuda do pai, consegue escapar. Durante três longos anos, abandonado à sua sorte, procura refúgio nos lugares mais sombrios, aceitando amparo de todos os que o possam ajudar a sobreviver e passar despercebido até ao final da guerra. 

Antidepressivo Árabe
TVCine Edition, 18h55 
Com argumento e realização da estreante Manele Labidi, uma comédia sobre a vontade de regressar às origens, confrontada com a necessidade de romper tabus e preconceitos. Depois de uma década a viver em Paris, Selma (Golshifteh Farahani), agora formada em psicologia, regressa à Tunísia natal, com o intuito de abrir uma clínica. Mas o que parecia uma ideia brilhante depressa se vai revelar um enorme fracasso. A lidar com uma cultura e forma de estar completamente diferente daquela a que entretanto se habituou, tudo lhe vai parecer um desafio intransponível. Para além da iraniana Farahani como protagonista, o elenco inclui Golshifteh Farahani, Majd Mastoura, Aïsha Ben Miled, Feryel Chammari e Hichem Yacoubi.

Gata Cinderela
RTP2, 22h59
Realizado por Alessandro Rak, Ivan Cappiello, Marino Guarnieri e Dario Sansone, e premiado em vários festivais (incluindo a Monstra), "Gata Cinderela" é um filme de animação italiano que reinventa a história da gata borralheira num universo de violência, crime e narcotráfico projectado numa Nápoles retrofuturista.

Autómata
Nos Studios, 21h15
Ficção científica por Gabe Ibáñez, com Dylan McDermot, Antonio Banderas e Birgitte Hjort Sørensen, Melanie Griffith e Robert Forster. O ano é 2044. A Humanidade resiste à desertificação galopante e apoia-se em robôs evoluídos. Um agente da polícia surpreende um desses andróides a auto-reparar-se – procedimento que, além de violar os protocolos de segurança, revela que os mecanismos cibernéticos estão a ganhar consciência. 

DOCUMENTÁRIOS

Beatles Eight Days a Week
TVCine Edition, 17h10
O oscarizado Ron Howard debruça-se sobre uma das bandas mais influentes de sempre. Recorrendo a música, imagens de arquivo e entrevistas (incluindo material raro), oferece um novo olhar sobre a intensa vida de palco dos “quatro fabulosos”, entre 1962 e 1966, dos primeiros concertos no Cavern Club, na sua Liverpool natal, à derradeira actuação, na cidade norte-americana de São Francisco, sem deixar de retratar os traços deste fenómeno cultural global sem paralelo. A produção do filme contou com o apoio dos membros sobreviventes, Paul McCartney e Ringo Starr, e das viúvas de John Lennon e George Harrison (Yoko Ono e Olivia Harrison, respectivamente).

Tiger
HBO, "streaming"
Estreia. Realizado por Matthew Hamachek e Matthew Heineman, retrata a vida e carreira de Tiger Woods, ícone norte-americano do golfe e do desporto mundial. Através de entrevistas e imagens inéditas, detalha a ascensão ao estrelato e os momentos de glória, mas também fases menos felizes, como o escândalo sexual de 2009 que pôs fim ao seu casamento, desencadeou a retirada dos patrocinadores e acabou por levar o campeão a deixar a alta competição (a que regressou entretanto).

GASTRONOMIA

Food Safari: Water
Casa e Cozinha, 14h30
Estreia. Depois de fogo e terra, o programa australiano entra na sétima temporada tendo a água como elemento central. Na ementa da anfitriã, Maeve O'Meara, estão receitas de pratos confeccionados com peixe, marisco, algas e outros ingredientes do mar, bem como o contacto com pescadores, mergulhadores, conserveiros, "chefs" e outros profissionais que navegam esta área.

INFANTIL

Vampirina
Disney Junior, 17h25
Novos episódios das aventuras animadas da menina vampira e do seu agregado "monstruoso". Trocaram a Transilvânia pela Pensilvânia e, entre lições e diversões, vão enfrentando o inevitável "choque cultural com os humanos".

 

<< Recuar: 9 e 10 de Janeiro  ||  Avançar: 12 de Janeiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.