Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 9 e 10 de Janeiro de 2021:
Filmes de Malick, Gus Van Sant e Paul Thomas Anderson, canções e aventuras.


CINEMA

Cavaleiro de Copas
Sábado | TVCine Edition, 16h50 
Rick é um argumentista bem-sucedido em Hollywood. Quando não está a trabalhar, o seu dia-a-dia é marcado pelos excessos: festas, mulheres, álcool e drogas. Por momentos, quase é feliz. Na verdade, sente que a sua vida é vazia e anseia por um vislumbre de autenticidade. Com argumento e realização de Terrence Malick (nomeado para o Urso de Ouro em Berlim), "Cavaleiro de Copas" está dividido em oito capítulos, mais o prólogo. Cada segmento segue a relação de Rick com uma personagem diferente. Christian Bale, Cate Blanchett, Natalie Portman, Antonio Banderas, Brian Dennehy, Freida Pinto, Imogen Poots, Isabel Lucas, Teresa Palmer e Wes Bentley encarnam as personagens. 

Burlesque
Sábado | AXN Movies, 21h10
A jovem Ali é dona de uma voz extraordinária e sonha com os grandes palcos. Um dia, decide deixar a monotonia no Iowa e partir para Los Angeles. Consegue emprego como empregada de mesa num cabaré em decadência, onde rapidamente vai ter a oportunidade de exibir todas as suas capacidades para arrebatar o público. Christina Aguilera, Cher, Cam Gigandet e Stanley Tucci dão vida ao musical de Steve Antin, premiado com o Globo de Ouro de Melhor Canção por "You haven't seen the last of me".

Cisne Negro
Sábado | Fox Life, 22h20 
Nina é uma bailarina ultradedicada, a trabalhar na companhia de Ballet de Nova Iorque. Quando o director artístico decide substituir a intérprete principal na apresentação de "O Lago dos Cisnes", ela torna-se uma das escolhas mais prováveis. Mas Lily, uma outra bailarina em ascensão, parece ter algumas características que faltam a Nina. Realizado por Darren Aronofsky, um "thriller" psicológico protagonizado por Natalie Portman, no papel que lhe deu o Óscar. Mila Kunis, Barbara Hershey, Vincent Cassel também entram no elenco.

Veneno Cura
Sábado | RTP2, 00h41
A segunda longa-metragem de Raquel Freire (depois de "Rasganço") fala de um Porto em que se morre de amor e onde há um clube, o "Imperatriz", onde tudo é permitido. O elenco inclui Sofia Marques, Susana Vidal, Miguel Moreira e João Garcia Miguel.

O Labirinto
Domingo | AXN Movies, 14h
Co-produzido por George Lucas, este filme de Jim Henson (o "pai" dos Marretas) é uma espécie de fábula musical de aventuras. Partindo de um argumento iniciado por Terry Jones, dos Monty Python, o enredo centra-se numa adolescente (Jennifer Connelly) apaixonada por contos fantásticos e mergulhada num mundo imaginário em que tenta encontrar o irmão mais novo, prisioneiro no palácio do rei Jareth (David Bowie). 

O Bom Rebelde
Domingo | AMC, 22h10 
Gus Van Sant realiza e Matt Damon e Ben Affleck fazem a sua estreia como argumentistas, distinguida com um Óscar. Mais uma estatueta dourada (entre nove nomeações) foi atribuída ao filme: a de melhor actor secundário, para Robin Williams. Este interpreta um analista em crise emocional que faz terapia ao jovem e problemático Will Hunting (Matt Damon), um génio matemático que trabalha como empregado de limpeza.

Linha Fantasma
Domingo | Fox Life, 22h20
Londres, década de 1950. Reynolds Woodcock é um estilista conceituado que se dedica a criar roupas para a elite britânica. Apesar de viver rodeado por mulheres belíssimas, nunca se entregou ao amor. Isso muda quando conhece Alma, uma jovem empregada de balcão que se torna sua amante e fonte de inspiração. "Linha Fantasma" é um filme de época sobre o mundo da alta-costura inglesa, escrito e realizado por Paul Thomas Anderson. As interpretações estão entregues a Daniel Day-Lewis (num anunciado último trabalho como actor), Lesley Manville e Vicky Krieps. Nomeado para seis Óscares, o filme ganhou um, pelo guarda-roupa.

Bel Canto
Domingo | RTP1, 00h00
Uma soprano famosa vai a um país da América do Sul dar um concerto privado. Durante a festa, a casa é tomada de assalto por rebeldes armados. Realizado por Paul Weitz, o filme baseia-se num caso real que já tinha inspirado o livro homónimo de Ann Patchett. Julianne Moore surge no papel principal, mas a voz que se ouve nas partes cantadas é da soprano Renée Fleming.

ÓPERA

Tosca do Teatro La Scala de Milão
Sábado | RTP2, 22h09
Uma das mais célebres óperas clássicas do repertório italiano, numa produção do La Scala de Milão. Foi levada à cena em 2019, a partir de uma edição crítica do musicólogo Roger Parker, baseada nos manuscritos originais e nas revisões feitas pelo próprio Puccini. Com Anna Netrebko, Francesco Meli e Luca Salsi no elenco vocal, teve encenação de Davide Livermore e o maestro Riccardo Chailly na direcção.

MÚSICA

The Voice Kids
Domingo | RTP1, 21h


Estreia. Uma semana após a final que atribuiu o título de "voz de Portugal" a Luís Trigacheiro, arranca uma nova temporada do concurso, na versão para minicantores. Muda a idade dos concorrentes, mas o esquema é o mesmo: quatro mentores recrutam talentos-pupilos para as suas equipas, em "provas cegas" que dão início a uma série de etapas competitivas. O painel é formado por Marisa Liz, Carlão, Fernando Daniel (vencedor do "The Voice Portugal" em 2016) e Carolina Deslandes. Catarina Furtado, a anfitriã, é apoiada por Bárbara Lourenço como apresentadora nos bastidores.

Ane Brun com a Orquestra Sinfónica de Gotemburgo
Domingo | RTP2, 23h01
Registo do concerto que, em 2017, juntou a popular cantautora norueguesa Ane Brun à Orquestra Sinfónica de Gotemburgo, regida pelo maestro Hans Ek. O programa centra-se no repertório de Brun, mas inclui apontamentos que vão de Monteverdi ao folclore espanhol, passando por Björk e Beyoncé.

DOCUMENTÁRIOS

Ronaldo
Sábado | Cinemundo, 15h45
Filmado ao longo de 14 meses, com acesso ao círculo íntimo de Cristiano Ronaldo, foi o primeiro filme oficial (e autorizado) da estrela do futebol mundial. Com realização do premiado Anthony Wonke, mostra detalhes da vida profissional e pessoal como a relação com os irmãos, o filho e a mãe, a ausência do pai ou a rivalidade com Lionel Messi. 

Expedition to the Edge
Sábado | Discovery, 21h
Estreia, com episódio duplo. Durante anos, a Passagem do Noroeste foi matéria de mitos e relatos trágicos. Em 2007, tornou-se navegável, por causa das alterações climáticas no Árctico. Em 2018, a bordo do seu "Infinity", com a família e outros tripulantes, o explorador Clemens Gabriel aventurou-se nessa travessia. Esperava que se mantivesse a tendência de aumento da temperatura, mas foi surpreendido pela estação mais fria em 25 anos. A série documenta esses meses no mar.

Narco Wars
Sábado | National Geographic, 23h20

Estreia. O narcotráfico na América Latina expõe-se em imagens e entrevistas dos dois lados da lei, com enfoque na guerra travada na fronteira EUA-México e, em particular, nas cidades de Phoenix, onde proliferam os raptos, e Juárez, onde impera a violência dos cartéis.

INFANTIL

Uma Aventura nos Mares (V. Port.)
Sábado | Nos Studios, 9h40
Uma aventura animada em torno da primeira viagem de circum-navegação da Terra, pelo português Fernão de Magalhães e o espanhol Juan Sebastián Elcano.

Hop (V. Port.)
Domingo | Hollywood, 10h45
C.P. (voz de Luís Franco Bastos na versão portuguesa) é um jovem coelho com a cabeça cheia de sonhos, que não se interessa pelo negócio da família (para desgosto do pai, o coelho da Páscoa) e só pensa em ser baterista numa grande banda rock. Resolve dar um salto a Hollywood para tentar a sua sorte no programa de entretenimento musical da moda. Só que, antes que isso aconteça, é atropelado por Fred, um trintão acomodado que o leva para casa. 

Sonic: O Filme (V. Port.)
Domingo | TVCine Top, 14h
Realizada pelo estreante Jeff Fowler, segundo um argumento de Pat Casey e Josh Miller, esta comédia usa animação e "live action" para transpor para o cinema o famoso videojogo da Sega, protagonizado por um ouriço azul superveloz. Depois de aterrar acidentalmente na Terra, Sonic encontra no xerife Tom Wachowski o parceiro ideal para salvar o mundo do Dr. Robotnik, um cientista tão inteligente quanto mal-intencionado.

 

<< Recuar: 8 de Janeiro  ||  Avançar: 11 de Janeiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.