Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 8 de Janeiro de 2021:
"Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos", lendas da Marvel e um "Eléctrico" com Palma e Godinho.


CINEMA

21 Pontes
TVCine Top, 21h30

Um agente da polícia de Nova Iorque fica responsável por um caso em que vários colegas foram assassinados e toma uma decisão arrojada: fechar as 21 pontes de Manhattan, impossibilitando a saída ou entrada seja de quem for. Brian Kirk realiza este "thriller" de acção, naquela que é a sua estreia em cinema. A Chadwick Boseman como protagonista juntam-se actores como Sienna Miller, Keith David ou J. K. Simmons.

Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos
TVCine Emotion, 22h15 
Uma família a enfrentar várias crises faz-se à estrada numa velha carrinha para levar a filha mais nova a participar num concurso de beleza, o seu sonho de menina. Valerie Faris e Jonathan Dayton são os realizadores desta comédia emocional que conquistou um Óscar pelo argumento original (de Michael Arndt) e outro pela prestação de Alan Arkin como actor secundário. Tinha duas outras nomeações: melhor filme e melhor actriz secundária para Abigail Breslin, na altura com apenas dez anos. Greg Kinnear, Toni Collette, Paul Dano e Steve Carrell também entram no elenco.

O Trono de Sangue
RTP2, 23h03
Akira Kurosawa assinou em 1957 este drama histórico, com Toshiro Mifune no papel principal. Inspirado no "Macbeth" de Shakespeare, é um jogo de ambição e demência pela conquista do poder, que nada perde da sua riqueza psicológica ou dramática na transposição para a atmosfera feudal japonesa. Taketoki e Miki, dois guerreiros, dominam uma rebelião a pedido do seu senhor. Ao regressarem ao castelo, encontram na floresta uma velha cujas profecias se vão concretizar – com consequências trágicas.

V de Vingança
Fox, 00h37
Passado na paisagem futurista de uma Grã-Bretanha totalitária, é a história de uma jovem (Natalie Portman) que é salva de morte certa por um homem mascarado (Hugo Weaving). Ele, que se identifica apenas como V e revela um carisma incomparável e um talento extraordinário na arte do combate e da astúcia, acaba por desencadear uma revolução. Realizado por James McTeigue, o filme baseia-se na novela gráfica de David Lloyd. O argumento é das irmãs Wachowski.

SÉRIES

O Colapso
AMC, 22h10
Nesta criação do colectivo francês Les Parasites, de temática especialmente inquietante para os dias que correm, a sociedade colapsa de um dia para o outro. O que é que as pessoas fazem quando tudo o que conheciam desaparece? Oito episódios, filmados em plano-sequência, ensaiam respostas. Hoje são emitidos os quatro primeiros; amanhã, os restantes; domingo, a totalidade, em modo maratona.

Lendas da Marvel Studios
Disney+, "streaming"
Estreia. Wanda Maximoff e Vision são os primeiros a aparecer na série que dá a conhecer mais a fundo e individualmente os heróis e vilões que vão surgir em breve na plataforma, noutros conteúdos baseados no Universo Cinematográfico Marvel – caso de "WandaVision", com estreia a 15 de Janeiro.

A Noite de Todas as Almas
HBO, "streaming"
Segunda temporada da série baseada nos livros de Deborah Harkness, onde uma historiadora e bruxa relutante (Teresa Palmer) se cruza com um geneticista que também é um vampiro (Matthew Goode), numa história habitada por romance, mistério e criaturas fantásticas. 

MÚSICA

Eléctrico
RTP1, 00h21
Jorge Palma e Sérgio Godinho são os protagonistas. Cada um tem o seu jeito de observar o mundo e enaltecer a liberdade; ambos são exímios na arte de transformar o quotidiano em canções. Em 2015, fizeram-se "Juntos" aos palcos (e a um álbum ao vivo) para rever 40 anos de carreira de um e outro. Esta noite, reencontram-se num formato diferente: um frente-a-frente ao vivo.

DOCUMENTÁRIO

Madonna and the Breakfast Club
TVCine Edition, 22h
Escrito e realizado por Guy Guido, foca-se nos primeiros anos de percurso da "rainha da pop", recuando à Nova Iorque de há 40 anos para documentar a sua luta por uma carreira como dançarina, os primórdios musicais na banda Breakfast Club e a edição do ambicionado primeiro álbum, homónimo, que a projectaria para a fama mundial.

 

<< Recuar: 7 de Janeiro  ||  Avançar: 9 e 10 de Janeiro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.