Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 28 e 29 de Novembro de 2020:
Recordações de Maradona, "The Bling Ring", serviçais e um padre exilado.


CINEMA

O Impossível
Sábado | Nos Studios, 16h10
Esta é a história dramática da família Belón, que escapou com vida a uma das maiores catástrofes naturais dos últimos anos: o "tsunami" que atingiu o Sudeste asiático, em Dezembro de 2004. Protagonizado por Naomi Watts (nomeada para o Óscar) e Ewan McGregor, o filme colheu cinco prémios Goya, incluindo o de melhor realizador, para Juan Antonio Bayona. O argumento foi escrito por Sergio G. Sánchez, em parceria com Maria Belón.

O Farol
Sábado | TVCine Top, 21h30

Um drama sobre isolamento e loucura, assinado por Robert Egger e centrado no deteriorar da relação entre um faroleiro (Willem Dafoe) e o seu ajudante (Robert Pattinson). Destaca-se o trabalho de fotografia, que concorreu este ano ao Óscar e ao BAFTA. 

O Despertar da Mente
Sábado | TVCine Emotion, 22h15 
Um homem desgostoso de amor resolve obliterar as memórias desse romance. É o início de toda uma viagem aos meandros da mente, com Michel Gondry atrás das câmaras, a seguir o oscarizado argumento original de Charlie Kaufman, e com Jim Carrey e Kate Winslet nos papéis principais.

Cinco Dias, Cinco Noites
Sábado | RTP2, 23h22
A partir de um romance de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal), José Fonseca e Costa filma os anos 1940 portugueses e uma história de resistência ao regime de Salazar: um fugitivo à PIDE procura passar para Espanha. Paulo Pires é André, o jovem em fuga; Vítor Norte, o contrabandista briguento e beberrão que o ajudará a passar a fronteira. Os cinco dias e as cinco noites que passam juntos fazem nascer entre eles uma amizade improvável.

Assim Nasce Uma Estrela
Sábado | RTP1, 1h03
Norman Maine (James Mason) é um actor consagrado que se apaixona pela corista Esther Blodgett (Judy Garland), lhe descobre talento e acaba por conseguir fazer dela uma estrela. Esther será aclamada por Hollywood; já Maine será vítima do lado implacável dessa mesma máquina. As canções de Harold Arlen e Ira Gershwin completam este drama musical realizado por George Cukor, nomeado para seis Óscares em 1955.

Valquíria 
Domingo | Nos Studios, 14h 
Um "thriller" realizado por Bryan Singer, passado na Alemanha nazi. O coronel Stauffenberg (Tom Cruise) sempre foi fiel ao seu país. Mas, ao ver Hitler precipitar a Alemanha e a Europa no caos, começa a acreditar que é preciso travá-lo. Acaba por conseguir reunir forças junto da Resistência Alemã e organizar uma conspiração para matar o Führer: a operação "Valquíria". 

O Gang de Hollywood 
Domingo | TVCine Edition, 22h 
Tudo o que Nicki quer é ser rica e famosa. Essa ambição leva-a a juntar-se a uns amigos para invadir casas de celebridades. Enquanto experimentam o "glamour" desse mundo, acabam por ter ao seu alcance milhões de dólares em bens de luxo. Com argumento e realização de Sofia Coppola, o filme baseia-se na história real do grupo The Bling Ring. Emma Watson, Israel Broussard, Katie Chan g, Claire Julien, Taissa Farmiga e Paris Hilton (uma das vítimas reais dos assaltos) dão vida às personagens.

As Serviçais 
Domingo | Fox Life, 22h20
Mississípi, EUA, década de 1960. Quando Skeeter regressa à cidade natal e se apercebe da ausência da governanta negra que a criou, vai ter com duas amigas dela. Assim nasce uma cumplicidade que resultará num projecto que irá abalar aquela sociedade: um livro com histórias de mulheres que criam as crianças das famílias brancas, mas são ostracizadas pela cor da pele. Escrito e realizado por Tate Taylor, "As Serviçais" é um drama sobre preconceito, amizade e mudança, a partir do "best-seller" de Kathryn Stockett. Foi nomeado para quatro Óscares e ganhou um: melhor actriz secundária para Octavia Spencer. Emma Stone, Cicely Tyson e Viola Davis também entram no elenco.

Posto Avançado do Progresso 
Domingo | 
RTP1, 00h44
Final do século XIX. Dois portugueses deixam Lisboa e rumam a uma zona remota do rio Congo, para coordenar um posto comercial. Depois de vários problemas, vêem-se sozinhos no coração da floresta tropical. Nuno Lopes, Ivo Alexandre e David Caracol interpretam esta adaptação livre de um conto de Joseph Conrad, escrita e realizada por Hugo Vieira da Silva.

MÚSICA

Concerto da Europa 2020
Domingo | RTP2, 23h17
Estreia. Kirill Petrenko, maestro titular da Filarmónica de Berlim – uma das maiores orquestras mundiais e importante símbolo da identidade musical da cidade – dirige-a neste concerto, pautado por obras de Arvo Pärt, György Ligeti, Samuel Barber e Gustav Mahler. Deste ouve-se, no final, a Sinfonia n.º 4, na versão de Erwin Stein, com a soprano Christiane Karg a juntar-se à interpretação. 

DANÇA

Clowns
Sábado | RTP2, 22h50
Hofesh Shechter, coreógrafo israelita (radicado em Londres) conhecido pelo arrojo, a energia e a intensidade que imprime às suas peças – muitas vezes, a níveis perturbadores –, é o criador desta tentativa de resposta à pergunta "Até onde estamos dispostos a ir em nome do entretenimento?". Interpretado por dez bailarinos, "Clowns" "começa numa civilidade mais ou menos regencial", descreve o The Guardian, "e termina numa orgia de violência altamente coreografada".

DOCUMENTÁRIOS

Diego Maradona
Sábado | TVCine Top, 14h15 / TVI, 23h
Lembrança documental da vida e carreira de El Pibe, que morreu na passada quarta-feira, aos 60 anos. Foi um dos maiores craques de sempre dos relvados mundiais e tornou-se matéria de lenda. O seu percurso, entre a glória e a polémica, é aqui retratado numa combinação de gravações inéditas e testemunhos de vultos como Pelé ou Jorge Burruchaga. A realização é do multipremiado Asif Kapadia, responsável por "Senna" e "Amy".

Maradona: A Lenda
Sábado | História, 19h40
Também o canal História presta homenagem ao futebolista, com "Maradona: A Lenda" e "Maradona vs Pelé". O primeiro foca-se no talento de Maradona, mas também na sua personalidade e postura polarizadoras, tanto em campo como fora dele. O segundo tem a forma de uma competição para determinar quem foi o melhor da história da modalidade, o brasileiro ou o argentino, através da análise dos respectivos feitos, por um painel composto por Gary Lineker, Ryan Giggs, Gianfranco Zola e Jermaine Jenas. 

Sam Little, o Serial Killer
Domingo | Crime + Investigation, 22h30
Estreia. Beth Karas, advogada, analista e comentadora de casos criminais mediáticos, conduz este documentário sobre Samuel Little, onde tenta perceber como é que o maior serial killer dos EUA conseguiu iludir tanto tempo os investigadores. Little confessou ao FBI ter assassinado mais de 90 mulheres, entre 1970 e 2005. Tem agora 80 anos e desde 2012 que cumpre, na Califórnia, penas acumuladas de prisão perpétua.

SÉRIE

30 Monedas
Domingo | HBO, "streaming"
Estreia. Álex de la Iglesia realiza e co-escreve o guião, com Jorge Guerricaechevarría, desta série recheada de fenómenos paranormais e referências bíblicas, com uma dose de conspiração a envolver as altas esferas do Vaticano. Eduard Fernández veste a pele do padre Vergara, um exorcista, pugilista e também ex-presidiário que tenta combater os seus demónios numa paróquia remota de Espanha, onde vive exilado.

INFANTIL

Miraculous - As Aventuras de Lady Bug
Sábado e domingo | Disney Channel, 11h10-17h40
Lady Bug, a heroína adolescente que está constantemente a salvar Paris, ocupa várias horas da programação do fim-de-semana. A maratona abre e fecha com "Miraculous World: Nova Iorque, Heróis Unidos", um episódio especial, de cerca de uma hora, em que ela e os colegas vivem aventuras do outro lado do Atlântico, na companhia de super-heróis americanos. 

Trouble: Aventura na Cidade (V. Port.)
Domingo | TVCine Emotion, 9h20
Trouble é um cão habituado a mordomias, que se vê largado à sua sorte quando a dona morre. Será salvo pela amizade de um grupo de animais vadios que lhe ensinará a sobreviver na cidade. Kevin Johnson realiza este filme de animação para toda a família. Liliana Santos, Mariana Pacheco, Rui Unas, Ana Bola e Wet Bed Gang emprestam as vozes à versão portuguesa.

 

<< Recuar: 27 de Novembro  ||  Avançar: 30 de Novembro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.