Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 21 e 22 de Novembro de 2020:
"A Doce Vida", "Ex Machina", Salif Keita, danças e rinocerontes.


CINEMA

Só para Bravos
Sábado | Fox, 17h06
Um filme dramático de Joseph Kosinski, com base em acontecimentos reais. A 28 de Junho de 2013, um raio provoca um incêndio perto da cidade de Yarnell, Arizona (EUA). Não tarda a ficar fora de controlo. É então chamada uma unidade de elite da corporação de bombeiros de Prescott, formada por 20 homens que farão tudo para salvar as populações e os seus bens. Josh Brolin, Miles Teller, Jeff Bridges, Taylor Kitsch, James Badge Dale, Jennifer Connelly, Alex Russell e Ben Hardy entram no elenco.

A Doce Vida
Sábado | TVCine Edition, 22h
Um clássico de Frederico Fellini, numa Roma ébria habitada pela arte de Anita Ekberg na Fontana di Trevi e por Marcello Mastroianni na pele de um jornalista dedicado à vida dos ricos e famosos, que se torna o guia da cidade e das mulheres que a representam. Teve quatro nomeações para os Óscares (conquistaria a estatueta pelo guarda-roupa) e ganhou Palma de Ouro em Cannes.

A Balada da Praia dos Cães
Sábado | RTP2, 00h12
Adaptação ao cinema do romance de José Cardoso Pires, realizada por José Fonseca e Costa e construída como um inquérito policial que surpreende pela eficácia narrativa. Trata o caso de um preso político que aparece morto, nos anos 1960, dando origem a um processo complexo para determinar a identidade do assassino e a própria origem do crime. Raul Solnado encarna o investigador da PJ que tenta descobrir quem matou o insurrecto major Dantas.

Jogos de Guerra
Sábado | RTP1, 2h17
John Badham realiza este "techno-thriller", com argumento de Lawrence Lasker e Walter F. Parkes, em que um estudante de liceu, que também é um "hacker" brilhante (Matthew Broderick), entra inadvertidamente no sistema de defesa militar dos EUA. Julga estar a participar numa espécie de jogo, sem suspeitar que, ao lançar uma simulação de guerra nuclear em que aponta armas soviéticas a cidades americanas, pode estar a desencadear um muito real conflito global. Estreado em 1983, quando a Guerra Fria ainda se fazia sentir, "Jogos de Guerra" foi nomeado para três Óscares (argumento, fotografia e som).

Horizonte Profundo - Desastre no Golfo
Domingo | Fox, 16h39
Em Abril de 2010, uma plataforma petrolífera ao largo da costa do Louisiana (EUA) explodiu inesperadamente. Onze pessoas morreram e uma gigantesca maré negra espalhou-se pelo golfo do México. Neste filme de Peter Berg, nomeado para dois Óscares, Mark Wahlberg é Mike Williams, um engenheiro que ali trabalha há anos e que está prestes a viver o mais trágico dos dias.

Ex Machina
Domingo | Hollywood, 22h
Alex Garland, o autor do romance "A Praia", estreia-se na realização com este filme de ficção científica, oscarizado pelos efeitos visuais. Caleb (Domhnall Gleeson), programador numa importante empresa de internet, é premiado com uma semana no refúgio privado do director (Oscar Isaac). Quando lá chega, percebe que está ali como cobaia. A sua função é interagir com um robô de última geração. Chama-se Ava (Alicia Vikander) e está dentro do corpo de uma sedutora figura feminina. Apesar de saber que não passa de uma máquina, Caleb começa a sentir-se estranhamente ligado a ela. 

Sleepers - Sentimento de Revolta
Domingo | TVCine Emotion, 22h15 
Lorenzo, Michael, John e Tommy são quatro amigos inseparáveis que vêem as suas vidas mudar para sempre quando são enviados para um reformatório onde sofrem humilhações contínuas. Anos depois, surge a hipótese de vingança e expiação de todos os seus traumas. Escrito e realizado por Barry Levinson e adaptado do livro de Lorenzo Carcatera, o filme conta com banda sonora de John Williams e com actuações de Robert DeNiro, Brad Pitt, Jason Patric, Kevin Bacon, Dustin Hoffman e Minnie Driver.

Aquele Dia
Domingo | RTP1, 1h35
Comédia de absurdos do chileno Raoul Ruiz, com Bernard Giraudeau, Elsa Zylberstein, Jean-Luc Bideau e Michel Piccoli nos papéis principais. Uma jovem rapariga herda uma enorme fortuna da mãe e é alvo de uma conspiração para a matarem. Mas a história transforma-se em conto de fadas quando o assassino contratado mata toda a gente menos a rapariga e se torna seu protector.

SÉRIE

Tuff Money
Domingo | HBO Portugal, "streaming"
Estreia. Escrita e realizada pelo romeno Daniel Sandu ("One Step Behind the Seraphim", "Horsepower", "Hackerville"), "Tuff Money" é uma comédia agridoce em seis episódios, centrada em dois homens fracassados que, num momento de brincadeira e frustração, levantam a hipótese de fazerem um assalto, sem imaginarem as proporções e consequências que isso vai ter nas suas vidas.

DOCUMENTÁRIO

Salvar o Rinoceronte
Sábado | Odisseia, 16h
Estreia. O Care for Wild, na África do Sul, é o maior santuário do mundo para pequenos rinocerontes que a caça furtiva fez órfãos. Salvar estes animais da extinção e sensibilizar a comunidade é a missão da directora, a ambientalista Petronel Nieuwouldt, e da sua equipa. Este documentário divide-se em dois episódios: neste sábado, conhecemos Arthur, uma cria que perdeu a mãe; domingo, à mesma hora, vemos como novas tecnologias podem ajudar à conservação.

MÚSICA

Salif Keita - Ao Vivo no Festival Jazz à La Villette 2018
Domingo | RTP2, 23h09
Cinco décadas de carreira celebradas pelo músico maliano, para quem a luta começou praticamente no berço. Albino de nascença, foi rejeitado pelo pai. Quando quis ser músico, percebeu que isso não era compatível a sua linhagem real. Fez a sua escolha. Viria a ocupar um lugar de proa nas novas dinâmicas e mutações da música africana, tendo a fusão e a experimentação como palcos criativos. Integrou os colectivos Rail Band e The Ambassadeurs, trabalhou com Carlos Santana, Joe Zawinul e Wayne Shorter, e assinou álbuns tão aplaudidos como "Soro" (1987), "Moffou" (2002) ou "M'Bemba" (2005).

DANÇA

Wu Wei
Sábado | RTP2, 22h16
Estreia. Esta criação do francês Yoann Bourgeois cruza várias das áreas artísticas em que se move: é coreógrafo, bailarino, encenador e artista circense de formação. Filmado por Luc Riolon, em 2013, forma quadros poéticos que remetem para a história da China, sob inspiração da filosofia taoísta. Já o ritmo é dado por "As Quatro Estações" de Vivaldi. 

The Art of Losing
Sábado | RTP2, 23h28
Estreia. O espectáculo da Companhia de Dança de Almada, coreografado por São Castro, nasceu sob inspiração do poema "One art", de Elizabeth Bishop, que lida com a perda e com a forma como a memória e o corpo estão envolvidos nela. Esta obra em videodança foi filmada no Pinhal de Leiria, devastado pelo fogo, pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.

INFANTIL

Happy Feet 2 (V. Orig.)
Sábado | Hollywood, 10h30
Depois de ter resolvido a dançar o seu problema de voz de cana rachada, o pinguim-imperador – e sapateador – Mumble (voz de Elijah Wood) é agora um pai de família que vive feliz ao lado de Glória (Pink), a sua paixão, e Erik (Ava Acres), a jovem cria. Tal como aconteceu com Mumble, Erik tem dificuldade em integrar-se. No seu caso, o problema é a incapacidade de dançar. A frustração é tão grande que resolve fugir de casa. Acaba por conhecer Sven, um pinguim idolatrado por ser capaz de voar. Deslumbrado, Erik fará uma escolha que irá pôr em risco não só a sua família, como toda a comunidade.

O Super Coala (V. Port.)
Domingo | Nos Studios, 9h40
Uma comédia de acção e aventura, realizada por Kyung Ho Lee. Farto de ser ostracizado, um coala albino resolve deixar a floresta australiana. Acaba por encontrar refúgio num circo, onde a sua peculiaridade o torna popular. Mas não tarda a sentir-se ultrapassado por um recém-chegado ainda mais incomum. Decide partir novamente, na companhia de Hamish, um diabo-da-Tasmânia, e Higgens, um macaquinho fotógrafo. É então que, por acaso e sem perceber como, salva um grupo de animais que passam a vê-lo como um herói. Crente nas suas novas faculdades, depressa se assume como Super Coala, uma versão valente e obstinada de si mesmo. Mas não tardará a arrepender-se de tamanha ousadia.

 

<< Recuar: 20 de Novembro  ||  Avançar: 23 de Novembro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.