Guialazer

Escolhas para 16 de Novembro de 2020:
"Tom na Quinta", um "Technoboss" e "Herdeiros de Saramago".


CINEMA

Technoboss
TVCine Edition, 22h
Luís Rovisco (Miguel Lobo Antunes) é director comercial de uma empresa de equipamentos de segurança. Divorciado há anos e prestes a entrar na tão ansiada reforma, reencontra casualmente Lucinda, uma antiga paixão que tentará recuperar a todo o custo. Esse encontro dá-lhe uma nova esperança no futuro e uma vontade enorme de ser feliz. Estreado mundialmente na secção competitiva do Festival de Cinema de Locarno (Suíça), "Technoboss" é a terceira longa de ficção com assinatura de João Nicolau. 

O Cavaleiro das Trevas
Fox, 22h15
Depois de "Batman: O Início", o homem-morcego, interpretado por Christian Bale, regressa para continuar a lutar contra o crime, desta vez tendo como inimigo o malogrado Heath Ledger no papel de Joker. Em colaboração com o tenente Jim Gordon (Gary Oldman) e com o procurador Harvey Dent (Aaron Eckhart), depois tornado o vilão Duas Caras, Batman limpa Gotham dos criminosos... Até a cidade mergulhar no caos criado pelo maquiavélico e genial Joker. Realizado por Christopher Nolan, o filme ficou marcado pela morte de Ledger, que teve em Joker o seu último grande papel – seria distinguido com o Óscar de melhor actor secundário. "O Cavaleiro das Trevas" ganhou também uma estatueta dourada pela edição de som.

Tom na Quinta
RTP2, 23h52
Tom chega a uma zona rural para assistir ao funeral de Guillaume, o namorado, e percebe que a mãe dele nunca ouviu falar de si – e, muito menos, da homossexualidade de Guillaume. O segredo é mantido pelo filho mais velho, um homem violento que está decidido a manter as aparências. Durante o tempo passado naquele lugar, Tom é obrigado a menosprezar a sua dor, fazendo-se passar por um simples amigo. Mas a decisão de esconder quem é tem consequências aterradoras, que farão dele a maior vítima daquela encenação. Xavier Dolan filma e protagoniza este "thriller" psicológico, com banda sonora de sonora Gabriel Yared, que adapta a peça homónima de Michel Marc Bouchard. Ganhou o Prémio Fipresci no Festival de Veneza.

DOCUMENTÁRIO

Herdeiros de Saramago
RTP1, 22h27
Estreia, com episódio duplo. A série vai ao encontro dos 11 escritores galardoados com o Prémio Literário José Saramago, atribuído de dois em dois anos desde que foi instituído em 1999, um ano depois da nobelização de Saramago. Seguindo a ordem cronológica, abre com Paulo José Miranda, premiado por "Natureza Morta". Segue-se José Luís Peixoto, autor de "Nenhum Olhar". Depois das antestreias nos festivais IndieLisboa e Curtas Vila do Conde, "Herdeiros de Saramago" chega à televisão no dia em que José Saramago faria 98 anos. Tem autoria de Carlos Vaz Marques e realização de Graça Castanheira, que quiseram, "na primeira pessoa do singular, documentar de um modo próximo – em retratos íntimos e afectivos – alguns dos escritores que estão, neste momento, a construir o futuro da literatura em língua portuguesa". Adriana Lisboa, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe, João Tordo, Andréa del Fuego, Ondjaki, Bruno Vieira Amaral, Julián Fuks e Afonso Cabral protagonizam os próximos capítulos (para ver até 21 de Dezembro, à segunda-feira).

SÉRIE

Soldado Milhões
RTP1, 23h36
Primeiro de três episódios da versão em mini-série do filme de guerra realizado por Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa, com argumento de Mário Botequilha. É a história de Aníbal Augusto Milhais (João Arrais em jovem; Miguel Borges em adulto), um soldado do Corpo Expedicionário Português que se tornou um herói da I Guerra Mundial, por ter enfrentado sozinho ofensivas sucessivas, garantindo a retirada de vários companheiros.

INFANTIL

Super Wings
Panda, 19h30
Estreia da quinta temporada. Jett, Dizzy, Donnie, Astra e muitas outras aeronaves prestáveis, simpáticas e algo trapalhonas estão de volta. Há mais encomendas para entregar a crianças de todo o mundo, culturas a descobrir e aventuras à espera – agora, na companhia de novos parceiros: os "super pets".

 

<< Recuar: 14 e 15 de Novembro  ||  Avançar: 17 de Novembro >>

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.