Guialazer

Escolhas para 17 e 18 de Outubro de 2020:
"Mestres da Ilusão", "Brooklyn", raízes fragmentadas e danças com Merzouki.


CINEMA

Os Caloiros de Medicina
Sábado | TVCine Edition, 13h15 
Com argumento e realização de Thomas Lilti, uma comédia dramática sobre a pressão da vida académica. Antoine (Vincent Lacoste) frequenta o primeiro ano de medicina pela terceira vez consecutiva. Benjamin (William Lebghil, nomeado para o César de actor mais promissor) terminou o liceu e entrou agora na mesma faculdade. Depressa se apercebe do desafio que tem pela frente, naquele ambiente competitivo e acidentado. Mas a amizade entre eles vai ajudá-los a encontrar o equilíbrio. 

Mestres da Ilusão
Sábado | Fox, 21h20
Um grupo de mágicos surpreende a audiência ao roubar, em tempo real, um banco em França. Determinado a detê-los, o agente do FBI Dylan Hobbs recorre a Thaddeus Bradley, especialista em desvendar as mais complexas ilusões. Enquanto o mundo aguarda o grande e espectacular truque final, Dylan faz de tudo para os deter, consciente de que apenas se poderá guiar pelas instruções de Bradley e pelos seus próprios instintos. Com realização de Louis Leterrier, "Mestres da Ilusão" conta com Michael Caine, Jesse Eisenberg, Mark Ruffalo, Woody Harrelson, Mélanie Laurent e Morgan Freeman.

Tudo pela Justiça
Sábado | TVCine Top, 21h30
Baseado numa história real, um filme dramático que adapta o livro de memórias escrito por Bryan Stevenson, fundador da Equal Justice Initiative, uma organização não lucrativa no Alabama (EUA) que se dedica a defender pessoas que se encontram no corredor da morte. Além de Michael B. Jordan como Bryan, o elenco inclui Jamie Foxx, Rob Morgan, Tim Blake Nelson, Rafe Spall e Brie Larson.

Entre os Dedos
Sábado | RTP2, 23h25
Segunda longa-metragem de Tiago Guedes e Frederico Serra, depois de "Coisa Ruim" e, tal como este, com argumento de Rodrigo Guedes de Carvalho. Filipe Duarte, Isabel Abreu, Lavínia Moreira e Gonçalo Waddington encarnam as personagens. "Entre os Dedos" é a história de um conjunto de pessoas que agora se limitam a sobreviver dentro do destino que lhes coube – uns desistem, enquanto outros resistem.

Liberdade
Domingo | TVCine Edition, 12h20 
Vic (Chris Galust) é um jovem que transporta pessoas com diversos tipos de deficiência. A tarefa é tão exigente que, por vezes, lhe dá vontade de desistir. Uma comédia do russo-americano Kirill Mikhanovsky, baseada em experiências da sua juventude.

Brooklyn
Domingo | AXN Movies, 21h10 
Indicado para três estatuetas douradas (melhor filme, actriz principal e argumento adaptado) "Brooklyn" transpõe para o cinema o romance de Colm Tóibín, com argumento de Nick Hornby e realização de John Crowley. Nos anos 1950, a jovem irlandesa Eilis Lacey (Saoirse Ronan) aventura-se até aos EUA, decidida a viver o sonho americano. Fixa-se em Brooklyn, Nova Iorque, onde arranja casa e emprego. No momento em que as saudades de casa se estão a tornar quase insuportáveis, ela conhece um homem por quem se apaixona. Mas essa felicidade é interrompida por uma notícia triste que a obriga a regressar ao seu país. 

O Informador
Domingo | TVCine Top, 21h30
Peter Koslow está a cumprir pena quando recebe uma proposta do FBI: infiltrar-se numa prisão de alta segurança para observar as movimentações do líder de um perigoso gangue. Um "thriller" de Andrea Di Stefano, baseado no livro "Three Seconds", de Anders Roslund e Börge Hellström, com Joel Kinnaman, Ana de Armas, Rosamund Pike e Clive Owen.

Baby Driver: Alta Velocidade
Domingo | AXN, 21h55
Um musical de acção de Edgar Wright, centrado num motorista de criminosos em fuga que ouve música sem parar, para calar o zumbido constante que tem nos ouvidos. Nomeado para três Óscares técnicos, conta com Ansel Elgort, Lily James, Kevin Spacey, Jamie Foxx, Jon Hamm, Jon Bernthal e Eiza González.

A Balada de Adam Henry
Domingo | RTP1, 23h44
Richard Eyre dirige a adaptação do livro de Ian McEwan, em que Emma Thompson encarna uma juíza que tem em mãos o caso de um adolescente com leucemia que, por motivos religiosos, se recusa a receber uma transfusão – isto enquanto enfrenta o desmoronar do seu casamento.

DANÇA

Boxe Boxe Brasil
Sábado | RTP2, 22h13
Estreia. Mourad Merzouki é um coreógrafo francês conhecido no universo hip-hop por extravasar fronteiras, com adições que podem ir do circo às artes marciais. Em 2010, no espectáculo "Boxe Boxe", cruzou a dança com o pugilismo e com a música clássica, interpretada pelo Quatuor Debussy. Sete anos depois, estreou esta recriação com um toque brasileiro, dado pelos bailarinos e por movimentos inspirados na capoeira. 

MÚSICA

Orquestra Gulbenkian - Lisboa na Rua 2020 
Domingo | RTP2, 23h01
Nos últimos anos, o concerto da Orquestra Gulbenkian no Vale do Silêncio tornou-se um dos momentos mais aguardados da programação Lisboa na Rua. Em 2020, esse momento teve de passar para dentro de portas. Decorreu no Grande Auditório da Fundação, em três datas. Na última, 18 de Setembro, o agrupamento tocou Mozart (abertura de "Don Giovanni"), Haydn (Concerto para trompete) e Brahms (Sinfonia n.º 3), sob a direcção de Mihhail Gerts. É esse o concerto emitido esta noite. 

DOCUMENTÁRIOS

Predadores dos Cárpatos
Sábado | Odisseia, 16h
Estreia. O especial "Entre Predadores", dedicado a animais selvagens que ocupam o topo da cadeia alimentar, prossegue com dois caçadores que habitam a cordilheira europeia dos Cárpatos, ambos filmados ao longo de um ano. Hoje, conhecemos "O reino do urso"; amanhã, à mesma hora, o do lobo.

Home: O País da Ilusão
Sábado | RTP2, 1h
Josephine Landertinger Forero filma este retrato de alguém a quem falta o sentido de pertença a um lugar. Alguém que viveu em migração constante, passou por oito países desde a sua Colômbia natal e assentou no Porto, aos 67 anos. Esse alguém é a sua mãe, Lilia. "Home: O País da Ilusão" é um trabalho sobre raízes fragmentadas e simultaneamente um diálogo de descoberta recíproca entre mãe e filha, com a câmara como mediadora.

Drenar os Oceanos
Domingo | National Geographic, 22h30
Estreia da terceira temporada da série que mergulha em mistérios submersos, combinando simulações e novos dados para revelar alguns segredos. O primeiro novo episódio, "A frota atómica fantasma", mapeia o atol de Bikini, que durante anos foi local de eleição dos EUA para testes nucleares.

INFANTIL

Quem Tem Medo do Escuro?
Sábado | Nickelodeon, 17h10
Estreia. A Sociedade da Meia-Noite torna a juntar-se em locais secretos para contar histórias de fantasmas, maldições, bruxas, criaturas místicas, alienígenas e outros temas arrepiantes. É o regresso de "Quem Tem Medo do Escuro?", a série que o canal produziu nos anos 1990 e que, em 2019, foi alvo de um "remake". A nova mini-série é composta por três episódios, de uma hora cada, e é emitida ao sábado, até ao último dia de Outubro, em jeito de contagem decrescente para o Halloween.

Abominável
Domingo | Nos Studios, 9h45 (V. Port.)
Xangai, China. Yi, uma adolescente rebelde e incompreendida, depara-se com uma grande e peluda cria de yeti. Percebendo que o animal precisa de ajuda, resolve levá-lo de volta a casa, no alto do monte Evereste, com a ajuda de Jin e Peng, os melhores amigos. Laura Dutra, José Pedro Gomes, Vera Kolodzig, Amélia Videira, André Raimundo, Lourenço Serrão, Carla Chambel e Luís Barros emprestam as vozes à versão portuguesa.

Danger Force
Domingo | Nickelodeon, 18h
Estreia. A série acompanha as aventuras de quatro jovens com superpoderes que aprendem a controlá-los – e a combater o crime – numa academia criada pelo Capitão Man. "Danger Force" é um "spin-off" de "Henry Danger", outra série do canal, que hoje se despede com uma maratona (a partir das 14h), um especial ("Recordar os crimes", às 16h45) e as duas partes do derradeiro episódio ("O destino do perigo", às 17h e 17h20).

 

<< Recuar: 16 de Outubro  ||  Avançar: 19 de Outubro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.