Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 16 de Outubro de 2020:
Histórias de guerra, grandes metrópoles e um "Eléctrico" com Lena d'Água e Capicua.


CINEMA

Passámos por Cá
TVCine Emotion, 16h15
Após a grave crise financeira de 2008, o inglês Ricky Turner esforça-se para pôr comida na mesa da sua família. Com cada vez mais dificuldade em pagar as despesas, toma uma decisão arriscada: trabalhar por conta própria num "franchise" de entregas. Com o passar dos meses, a falta de dinheiro, associada ao excesso de trabalho e às preocupações com o negócio, quase o levam ao desespero. Realizado por Ken Loach e escrito pelo cúmplice habitual Paul Laverty, "Passámos por Cá" esteve em competição pela Palma de Ouro em Cannes e foi nomeado para o BAFTA de Melhor Filme. Kris Hitchen, Debbie Honeywood, Nikki Marshall e Rhys Stone dão vida às personagens.

O Silêncio dos Inocentes
AMC, 20h14 
Filme de culto e o maior sucesso de Jonathan Demme, conquistou cinco óscares: melhor filme, realizador, argumento adaptado (Ted Tally, a partir do livro de Thomas Harris), actor (Anthony Hopkins) e actriz (Jodie Foster). Uma jovem e ambiciosa agente do FBI é incumbida de descobrir a identidade de um serial killer que esfola jovens mulheres. Para isso, recorre à ajuda de Hannibal Lecter, que cumpre pena perpétua por homicídio e canibalismo.

Sonic: O Filme
TVCine Top, 21h30
Uma comédia familiar que mistura animação e "live action" para transpor para o cinema o famoso videojogo da Sega, protagonizado por um ouriço azul super-rápido. No elenco entram Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter e, a dar voz a Sonic, Ben Schwartz. A realização fica a cargo do estreante Jeff Fowler, que segue um argumento de Pat Casey e Josh Miller.

DOCUMENTÁRIOS

Para Sama
TVCine Edition, 22h
Um devastador documentário de guerra. Waad al-Kateab é uma jovem síria apanhada no meio do conflito de Alepo. De câmara na mão, entre 2012 e 2017, filma tudo à sua volta. Durante esse tempo, apaixona-se, casa-se, engravida e dá à luz Sama, a quem dedica este filme. Produzido, narrado e realizado por Waad al-Kateab, com a ajuda do documentarista inglês Edward Watts, "Para Sama" ganhou o prémio Prémio L'Oeil d'Or para documentário no Festival de Cinema de Cannes, recebeu o BAFTA para melhor documentário e teve uma nomeação para o Óscar na mesma categoria. No TVCine Edition, abre um ciclo especial, dedicado a "Histórias de Guerra", que prossegue com "Sylvia: Rasto de Sangue" (dia 23) e "Desmascarar Jihadi John: Anatomia de Um Terrorista" (30), à mesma hora.  

Megapolis
História, 22h15
Estreia. Começa em Atenas a viagem por grandes metrópoles da Antiguidade. Através de reconstituições digitais e contributos de especialistas, retrata origens, construções, apogeus e declínios, enquanto lembra a herança deixada por essas civilizações. A mini-série documental de quatro episódios (emitidos à sexta) visitará, a seguir, Alexandria, Tikal e Roma.  

SÉRIE

O Grande C
AXN White, 21h55
Estreia da terceira temporada da comédia dramática que acompanha Cathy Jamison (Laura Linney, premiada com um Globo de Ouro) a partir do momento em que é diagnosticada com cancro. Até então uma professora, esposa e mãe reservada, a viver a típica rotina dos subúrbios, adopta uma nova postura que a leva a expressar-se mais e a encarar com humor cada momento do quotidiano. No primeiro episódio desta leva, há boas notícias relacionadas com o tratamento experimental a que se está a submeter. 

MÚSICA

Eléctrico
RTP1, 23h40
Lena d'Água e Capicua "defrontam-se" na desgarrada ao vivo promovida pelo programa  apresentado por Henrique Amaro e Vanessa Augusto, com realização de André Tentúgal e curadoria da Antena 3. A primeira canta "Desalmadamente" (2019), título do primeiro álbum de originais em 30 anos, e resgata sucessos do passado; a segunda responde com o hip-hop de "Madrepérola" (2020), disco que inclui "Último mergulho", um dueto com Lena. 

 

<< Recuar: 15 de Outubro  ||  Avançar: 17 e 18 de Outubro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.