Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 14 de Outubro de 2020:
A história de Schindler, um conto de fadas futurista e criminosos procurados.


CINEMA

Comportem-se como Adultos
Cinemundo, 21h10
Com realização e argumento do cineasta grego Costa-Gavras, leva o espectador aos complexos meandros do Eurogrupo e das suas reuniões, no momento da imposição do programa de austeridade à Grécia, em 2015. O filme é baseado num livro de Yanis Varoufakis, economista grego que foi ministro das Finanças durante o primeiro semestre de 2015, durante o Governo do partido Syriza, liderado por Alexis Tsipras. Apresentado no Festival de Cinema de Veneza, onde o realizador foi distinguido com o prémio de carreira Jaeger-LeCoultre, conta os actores Christos Loulis, Alexandros Bourdoumis e Ulrich Tukur.

A.I. Inteligência Artificial
Hollywood, 21h30 
Começou por ser um projecto pensado por Stanley Kubrick durante 18 anos. Depois da sua morte, Steven Spielberg pegou nele e realizou-o, em jeito de homenagem póstuma. É a história de um pinóquio dos tempos futuros, de um menino-robô que quer ser de carne e osso, num contexto conflitual entre humanos e máquinas. David (Haley Joel Osment), um pequeno andróide de 11 anos de última geração – capaz de amar –, é adoptado por uma família, mas não consegue conquistar o afecto dos pais. Sonha encontrar a Fada Azul, a única que poderá transformá-lo num menino de verdade. O filme foi nomeado para dois Óscares, pela banda sonora (de John Williams) e pelos efeitos visuais.

A Lista de Schindler
TVCine Edition, 23h50
Também dirigido por Spielberg e musicado por Williams, colheu sete das 12 estatuetas douradas para que foi nomeado em 1994. É uma ilustração do horror do extermínio nazi. Opta menos por imagens explícitas e mais por subtilezas como os apontamentos de cor escolhidos a dedo em imagens filmadas a preto e branco. Narra a história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que quis enriquecer com a guerra, ao criar uma fábrica de munições de baixo custo, e acabou por se tornar um herói, ao usar a fábrica como tábua de salvação para os seus funcionários judeus. Liam Neeson, Ralph Fiennes e Ben Kingsley ocupam os papéis principais.

DESPORTO

Futebol: Portugal x Suécia
RTP1, 19h37
Directo. A selecção portuguesa, actual campeã europeia, defronta a equipa sueca em Lisboa, no Estádio Alvalade XXI, num jogo a contar para a fase de grupos da Liga das Nações. À mesma hora, a Croácia recebe em Zagreb a selecção francesa, que está com Portugal na liderança do Grupo 3 (encontro transmitido em directo na Sport TV 5).

SÉRIES

Unreal
TVCine Emotion, 22h10
Estreia da quarta temporada. "Unreal" satiriza o universo dos "reality shows", lançando um foco de sarcasmo sobre os bastidores da produção de um programa de encontros amorosos (o "Everlasting") e as intrigas que pululam entre os profissionais atrás das câmaras. Na nova e última leva de episódios, Rachel (Shiri Appleby) já não uma directora insegura, a tentar afirmar-se no vale-tudo das guerras de audiências. Agora, vem armada de autoconfiança, determinação e "look" renovado, em sacrifício dos escrúpulos e da ética. 

FBI: Most Wanted
Fox, 22h15
Estreia, com episódio duplo. Criada por René Balcer, é um "spin-off" de FBI e, tal como a série-mãe, é produzida por uma equipa ligada a "Lei & Ordem". A lista dos criminosos mais procurados pela agência é a base da acção, centrada numa unidade de elite especializada na sua captura. Julian McMahon, Kellan Lutz, Roxy Sternberg, Keisha Castle-Hughes e Nathaniel Arcand compõem o elenco principal.

DOCUMENTÁRIO

O Universo de Kukai
RTP2, 22h58
Estreia. O documentário acompanha aquele que foi um dos maiores desafios da carreira de Senju Hiroshi, artista japonês conhecido pelas pinturas de quedas de água de grandes dimensões: transformar em obras de arte as portas de correr do salão principal do templo de Kongobuji. Situado no Monte Koya, é património mundial da UNESCO e também um lugar sagrado para o budismo.

 

<< Recuar: 13 de Outubro  ||  Avançar: 15 de Outubro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.