O Guia de Lazer já não é actualizado

Leia-nos no Ípsilon, Fugas e Relaxar

Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 3 e 4 de Outubro de 2020:
Um fim-de-semana para rir, explorar o espaço, lembrar guerras, reencontrar os Lopes e "Cantar!"


CINEMA

A Promessa de Uma Vida
Sábado | Nos Studios, 15h
Em 1919, o mundo tenta recuperar da Primeira Grande Guerra. Depois do suicídio da mulher, o australiano Joshua Connor viaja para a Turquia para saber dos três filhos, desaparecidos em combate. Não tem esperança de os encontrar com vida. Quer, pelo menos, poder enterrá-los no país natal, junto à mãe deles. Tudo muda quando percebe que o mais novo pode ainda estar vivo. Com Russell Crowe como realizador e protagonista, o filme baseia-se na obra homónima de Andrew Anastasios e Meaghan Wilson-Anastasios.

Green Zone: Combate pela Verdade
Sábado | TVCine Action, 20h35

Um "thriller" de acção realizado por Paul Greengrass. Em 2003, o sargento Roy Miller (Matt Damon) é destacado para localizar armas de destruição maciça no deserto do Iraque. Mas, em vez das provas que legitimariam a entrada dos EUA em guerra, eles e a sua equipa são confrontados com uma conspiração que envolve as mais altas figuras de Estado. Miller torna-se então um alvo a abater.

Elysium
Sábado | AXN, 21h55
Ano de 2159. As diferenças económicas são ultravincadas. Os ricos vivem numa estação espacial chamada "Elysium", com acesso a todas as formas de prazer; os restantes vivem miseravelmente numa Terra sobrepovoada e à beira do colapso. Não tardará que alguns rebeldes se associem e se insurjam. É neste contexto que Max de Costa aceita uma missão arriscada. Escrito e realizado por Neill Blomkamp ("Distrito 9"), "Elysium" é protagonizado por Matt Damon, contando também com Sharlto Copley, Alice Braga, Diego Luna e Wagner Moura.

O Fatalista
Sábado | RTP2, 0h44
Tudo o que de bem ou de mal nos acontece cá em baixo, está escrito lá em cima. O motorista Tiago (Rogério Samora) não se cansa de repetir esta frase. Ao mesmo tempo que vai conduzindo o seu patrão (André Gomes) através de um estranho Portugal, vai contando a delirante e interminável história dos seus amores. "O Fatalista" é uma adaptação livre de "Jacques Le Fataliste", de Diderot, dirigida por João Botelho.

A Melhor Despedida de Solteira
Domingo | AMC, 18h19
Uma comédia malcomportada de Paul Feig, recheada de situações inconfessáveis e duplamente nomeada para os Óscares: Melissa McCarthy como melhor actriz secundária; Kristen Wiig (que também protagoniza) e Annie Mumolo pelo argumento original. No centro da história está uma mulher prestes a entrar nos 40, que está a passar uma péssima fase quando descobre que a melhor amiga (Maya Rudolph) se vai casar. Empenhada em ajudar nos preparativos, rapidamente se enreda no avassalador rol de tarefas – para não falar nas bizarrias do grupo de damas de honor que lhe calharam como parceiras de organização (McCarthy, Rose Byrne, Wendi McLendon-Covey e Ellie Kemper). 

O Grande Circo Místico
Domingo | TVCine Edition, 20h10
Esta co-produção brasileira, portuguesa e francesa, que foi rodada em Portugal, segue várias gerações da família Knieps à frente do circo que inaugurou no início do século XX. A realização está a cargo do veterano Cacá Diegues ("Bye Bye Brasil", "Deus É Brasileiro"). No elenco surgem nomes como Vincent Cassel, Albano Jerónimo, Mariana Ximenes, Antônio Fagundes, Bruna Linzmeyer, Catherine Mouchet ou Nuno Lopes.

Guernsey - A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata
Domingo | RTP1, 00h30
Julie Ashton, uma jovem escritora, recebe uma carta de um estranho que lhe diz fazer parte de um clube de leitura criado na ilha de Guernsey durante a ocupação nazi. Depois de trocar mensagens com vários elementos do clube, Julie sente-se inspirada e resolve visitá-los. O filme é realizado por Mike Newell, segundo um argumento de Don Roos baseado na obra homónima de Mary Ann Shaffer e Annie Barrows. Lily James, Matthew Goode, Jessica Brown Findlay, Michiel Huisman e  Glen Powell assumem as personagens.

Dragão: A Vida de Bruce Lee
Domingo | Fox, 00h18
Distinguido com o Prémio Especial da Sociedade de Cinema Político (EUA), um "biopic" dirigido por Rob Cohen, sobre a lendária estrela de filmes de artes marciais que morreu em 1973, aos 32 anos, em circunstâncias que continuam por apurar. Na altura, Bruce Lee (aqui interpretado por Jason Scott Lee), estava nas filmagens de "O Jogo da Morte", de Robert Clouse e Sammo Hung Kam-Bo, que seriam retomadas em 1978. 

SÉRIES

Perfect Harmony
Sábado | Fox Comedy, 18h15
Estreia. Comédia e música combinam-se para ilustrar a jornada de um antigo professor de música, de uma universidade de elite, que é chamado a liderar um coro de igreja, numa pequena cidade, que está com sérias dificuldades em alcançar o tom perfeito. Além de Bradley Whitford no papel principal, "Perfect Harmony" conta com Anna Camp, Rizwan Manji, Tymberlee Hill e Desi Dennis-Dylan. Os 13 episódios da primeira (e única temporada) são emitidos de uma vez, em modo maratona. 

Conta-me Como Foi
Sábado | RTP1, 22h08
Estreia da sétima temporada da série de época que segue uma família portuguesa, enquanto alimenta a nostalgia e retrata o país da época – agora no turbilhão dos anos 1980. O "Natal dos Hospitais", uma boneca Tuxa, uma queda suspeita e a continuação do Bloco Central liderado por Mário Soares fazem parte do episódio de reencontro com os Lopes, no final de 1984. Rita Blanco, Miguel Guilherme, Catarina Avelar, Rita Brütt, Fernando Pires, Luís Ganito e Beatriz Frazão voltam aos seus papéis no clã.

ÓPERA

Boris Godunov na Ópera de Paris
Sábado | RTP2, 22h16
O encenador belga Ivo Van Hove, premiado com um Tony e conhecido pelas abordagens arrojadas, assina esta versão da obra-prima de Mussorgsky, produzida em 2018 para a Ópera de Paris. Retrata a Rússia sob a regência do czar Boris Godunov, na transição do século XVI para o XVII, com base no drama escrito por Alexander Pushkin. 

DOCUMENTÁRIOS

Apolo 11: Os Ficheiros Esquecidos
Domingo | Discovery, 14h55
A história da primeira missão a levar seres humanos à Lua abre uma programação especial de sete dias, motivada pela Semana do Espaço, que se celebra internacionalmente até 10 de Outubro. Seguem-se, neste sábado, uma série sobre "Os Mistérios da Alunagem" e outra com detalhes do lançamento da cápsula espacial privada "Crew Dragon" (da SpaceX) em Março de 2019, bem como episódios de "Grandes Desastres no Espaço" e "NASA, Ficheiros Secretos". As séries documentais "Desmontando o Cosmos" e a "A História do Universo" também contribuem, nos próximos dias, para a exploração do espaço. 

Segredos do Zoo
Domingo | Nat Geo Wild, 17h01
Estreia de dois episódios da série que oferece um olhar raro sobre o trabalho de bastidores no Columbus Zoo & Aquarium, no Estado norte-americano do Ohio. No primeiro, as atenções vão para três crias de tigres; no segundo, as estrelas são os rinocerontes. É o início de toda uma maratona alinhada pelo canal para assinalar o Dia Mundial do Animal. 

INFANTIL

Zé Colmeia (V. Orig.)
Domingo | Hollywood, 9h55
O alegre Zé Colmeia e o seu fiel amigo Catatau têm uma vida perfeita no parque de Jellystone. Mas os dias pachorrentos estão prestes a chegar ao fim: Brown, o presidente da câmara, decidiu encerrar o parque e vender os terrenos com as suas árvores seculares. Numa corrida contra o tempo, Zé Colmeia e Catatau vão ter de encontrar maneira de o fazer mudar de ideias, com a ajuda de uma documentarista e de um  guarda-florestal. Realizado por Eric Brevig, o filme baseia-se na famosa personagem criada, em 1958, por William Hanna e Joseph Barbera. Dan Aykroyd, Justin Timberlake, Andrew Daly, Anna Faris e Tom Cavanagh emprestam as vozes à versão original.

Cantar! (V. Port.)
Sábado | Fox, 9h58
O coala Buster Moon tem uma ideia genial para salvar da ruína o seu teatro outrora grandioso: um concurso de cantores. Assim se revelam talentos escondidos nas criaturas mais inesperadas: um rato arrogante, uma elefante com pânico do palco, a exausta mãe de 25 leitões, uma porco-espinho punk ou um jovem gorila de uma família de mafiosos que se recusa a enveredar pelo crime.

 

<< Recuar: 2 de Outubro  ||  Avançar: 5 de Outubro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.