Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 19 e 20 de Setembro de 2020:
Estrada fora com rebeldia, amor e pecados.


CINEMA

Mile 22
Sábado | Cinemundo, 21h
Um "thriller" de acção com guião de Lea Carpenter e realização de Peter Berg. Uma unidade especial da CIA, liderada por James Silva (Mark Wahlberg), tem a tarefa de transportar ao longo de 35 quilómetros, um polícia indonésio que tem informações que podem evitar a morte de milhares. A Wahlberg juntam-se John Malkovich, Lauren Cohan e Ronda Rousey.

Raparigas Rebeldes de Paradise Hills
Sábado | TVCine Top, 21h30
Emma Roberts, Danielle Macdonald, Awkwafina, Jeremy Irvine, Arnaud Valois, Eiza González e Milla Jovovich dão vida a este drama realizado por Alice Waddington, na sua estreia em longa-metragem. Depois de recusar um casamento arranjado pela família, a jovem Uma é enviada, contra a sua vontade, para um reputado colégio privado que se situa numa ilha paradisíaca e que se destina a "domesticar" raparigas desobedientes. Aquele lugar, aparentemente tranquilo e equilibrado, esconde algo de malicioso que vai retirando às suas internas toda e qualquer capacidade de pensar. Assim que se apercebe disso, Uma resolve fugir.

Austrália
Sábado | TVCine Emotion, 22h15 
Um épico romântico assinado por Baz Luhrmann e situado na Austrália dos anos 1930. Lady Sarah Ashley (Nicole Kidman) é uma aristocrata inglesa que, para tentar salvar a terra que herdou, se alia com alguma relutância a um homem rude (Hugh Jackman). Com ele, terá de terá de percorrer centenas de quilómetros, com o objectivo de vender 2000 cabeças de gado, através de uma terra simultaneamente magnífica e impiedosa.

O Fantasma
Sábado | RTP2, 23h36
"
O Fantasma" é um objecto singular no cinema português pela crueza do tema e a elegância plástica com que João Pedro Rodrigues (nomeado para o Leão de Ouro em Veneza) filma uma Lisboa nocturna. Depois de múltiplas aventuras, um homem do lixo de insaciável desejo sexual encontra o rapaz da sua vida – e o desalento da rejeição. Ricardo Meneses, Beatriz Torcato, André Barbosa e Eurico Vieira entram no elenco.

Sorte à Logan
Sábado | RTP1, 1h18
Comédia de acção pelo veterano Steven Soderbergh, segundo um argumento de Rebecca Blunt e interpretado por Channing Tatum, Adam Driver, Hilary Swank, Riley Keough, Daniel Craig, Seth MacFarlane, Katie Holmes, Katherine Waterston e Sebastian Stan. Determinados a enriquecer, dois irmãos decidem assaltar a Charlotte Motor Speedway (EUA). O plano resulta. Mas Sarah Grayson, uma agente do FBI, está determinada a encontrar os responsáveis.

Café Society
Domingo | AXN Movies, 17h41 
EUA, anos 1930. O jovem Bobby sonha com fama e fortuna. Deixa Nova Iorque e ruma a Los Angeles, onde tenciona valer-se dos contactos do tio, Phil Stern, um famoso agente em Hollywood. É então que conhece e se apaixona por Vonnie, a secretária de Phil. Ao contrário de todos os que a rodeiam, ela olha com algum desdém para todo o "glamour" da indústria cinematográfica. Mas, para infortúnio de Bobby, está envolvida com outra pessoa. Escrita e realizada por Woody Allen, uma comédia romântica com Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Steve Carell, Parker Posey, Blake Lively, Corey Stoll, Jeannie Berlin, Ken Stott e Tony Sirico.

Os Miseráveis
Domingo | TVCine Edition, 22h
Oriundo de Cherbourg, na Normandia, Stéphane Ruiz (Damien Bonnard) acaba de se mudar para Montfermeil, nos subúrbios de Paris, para se juntar à Brigada Anti-Crime. Na sua equipa estão dois polícias veteranos (Alexis Manenti e Djebril Zonga) conhecidos pelos métodos controversos. Em poucos dias, Stéphane dá-se conta da enorme tensão entre os habitantes daquele lugar – sejam criminosos ou pessoas comuns – e as autoridades. Tudo ganha novas proporções quando uma criança filma, com o seu "drone", uma operação policial. Primeira longa-metragem do francês de ascendência maliana Ladj Ly, "Os Miseráveis" debruça-se sobre as guerras de poder em bairros problemáticos. Competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio do Júri – e obteve uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional.

Amor de Improviso
Domingo | RTP1, 00h15
Uma comédia dramática realizada por Michael Showalter (da seminal trupe de comédia de "sketches" The State) sobre Kumail Nanjiani (que faz dele próprio), um humorista que emigrou do Paquistão para os Estados Unidos e se apaixonou por uma mulher branca contra a vontade dos pais. Além de protagonista, Nanjiani co-escreve o filme com Emily V. Gordon, num trabalho nomeado para o Óscar de Melhor Argumento Original. 

Pecados Íntimos
Domingo | Cinemundo, 1h45 
As vidas de um conjunto de pessoas cruzam-se em parques infantis, piscinas municipais e ruas de uma pequena comunidade, de forma surpreendente e potencialmente perigosa. Baseado num romance de Tom Perrota – que trabalhou directamente com o realizador, Todd Field –, o filme foi nomeado para os Óscares de melhor argumento adaptado, actriz principal (Kate Winslet) e actor secundário (Jackie Earle Haley).

SÉRIE

Irresponsável
Sábado | RTP2, 21h
Estreia da terceira temporada. A série francesa acompanha Julien (Sébastien Chassagne), que aos 30 e poucos anos enfrenta a entrada na vida adulta, mesmo estando impreparado para ela. Nos novos episódios, já não é o "adolescente tardio" a viver com a mãe, mas um homem (e pai) de família com outros desafios pela frente. 

DOCUMENTÁRIOS

Dentro do Casa 8
Sábado | RTP2, 1h06
O processo de feitura do livro conceptual "CA8A" (leia-se Casa 8), de Margarida Rodrigues, é documentado num filme realizado pela própria fotógrafa (que também participa) e por Nuno A. Rocha. "É um tratado visual sobre sexualidade", explica, "ou, como eu gosto de lhe chamar, um estudo escopofílico sobre pornografia espiritual". Sara Ribeiro, Isabel Abreu, Rui Reininho, Ivo Canelas, Ariel Bohmen e David Mesquita estão entre os muitos artistas e modelos que participaram no registo, recolhido entre 2014 e 2017.

A Arte das Rotundas
Domingo | RTP2, 15h
Estreia. Torneiras gigantes, rolos de papel iluminados, insectos enormes e sinos de vento estão entre as visões oferecidas no meio do trânsito, nas rotundas que se multiplicam Europa fora e onde, nalguns casos, se instalam verdadeiras obras de arte. Esta série documental faz-se à estrada para, de forma bem-humorada, dar a conhecer algumas delas, bem como os artistas que as conceberam e as histórias que não estão à vista de quem por ali passa. 

DESPORTO

Ciclismo: Volta à França
Domingo | RTP2, 15h59
Directo. Na sua última etapa, a 107.ª edição da prova francesa sai de Mantes-la-Jolie para percorrer 122 quilómetros em direcção a Paris, onde a meta instalada nos Champs-Élysées aguarda os vencedores (este ano, sem beijos nem abraços no pódio).

INFANTIL

Mia e o Leão Branco
Sábado | TVCine Top, 12h15
Aos 11 anos, Mia vê-se obrigada a partir de Inglaterra para a África do Sul, onde os pais tratarão de uma quinta de criação de felinos. A adaptação é difícil até conhecer Charlie, uma pequena cria de leão branco. Passados três anos, o animal cresceu e os pais de Mia resolvem vender o animal. Revoltada, ela parte em viagem pela savana africana até encontrar um lugar onde o seu melhor amigo possa viver em liberdade.

One Piece Stampede: O Filme (V. Port.)
Domingo | TVCine Emotion, 10h45
A mais famosa convenção de piratas do mundo está prestes a acontecer. O desafio desta edição será encontrar o tesouro escondido pelo próprio rei dos piratas. Reencontros, aventuras, corridas de barco e atribulações de todos os tipos aguardam os corajosos que decidam participar. Entre eles está Monkey D. Luffy e a sua tripulação de marinheiros. Com realização de Takashi Otsuka, um filme de animação que faz regressar ao grande ecrã a célebre "anime" japonesa com o mesmo nome, escrita e ilustrada por Eiichiro Oda em 1997.

 

<< Recuar: 18 de Setembro  ||  Avançar: 21 de Setembro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.