Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 12 e 13 de Setembro de 2020:
Uma homenagem a "Black Panther", um passeio por "Sanditon", pelo paraíso e por Nova Iorque.


CINEMA

As Filhas do Sol
Sábado | TVCine Edition, 16h15

Bahar, uma antiga advogada de etnia curda que agora comanda o batalhão das Filhas do Sol, prepara-se para libertar a sua cidade natal, no sudeste da Turquia, de extremistas e tentar salvar o seu filho. A francesa Mathilde é uma jornalista veterana que ali se encontra para cobrir a guerra e que aceita escrever sobre a ofensiva destas mulheres-soldado. Esta ligação vai moldar os seus destinos. Em competição pela Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, um filme de guerra com realização e argumento da francesa Eva Husson. Golshifteh Farahani, Emmanuelle Bercot e Zübeyde Bulut, Sinama Alievi e Mari Semidovi dão vida às heroínas. 

Shutter Island
Sábado | Hollywood, 22h25

O xerife Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) e o seu parceiro Chuck Aule (Mark Ruffalo) são enviados para o Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, na ilha Shutter, para descobrir o paradeiro de Rachel Solando, uma assassina que desapareceu da sua cela e cuja única pista é uma folha de papel com uma pergunta indecifrável. Ninguém na instituição parece empenhado em cooperar com a investigação e há algo de particularmente misterioso com o Dr. Cawley (Ben Kingsley). Realizado por Martin Scorsese, é baseado na obra Paciente 67 de Dennis Lehane.

Agentes Secundários
Sábado | Fox Comedy, 23h

Morton Schmidt e Greg Jenko (Jonah Hill e Channing Tatum) não se davam bem nos tempos de liceu. Quando se encontram na academia de polícias, deixam para trás as divergências e acabam por se tornar companheiros de treino e de estudo. Depois da graduação e querendo uma carreira na polícia activa, são enviados para a 21 Jump Street. A sua função é simples: dada a sua aparência jovem e imatura, são novamente matriculados no liceu onde tentarão controlar o tráfico de uma nova droga sintética popular entre os alunos. Mas o liceu mudou muito entretanto. Uma comédia realizada pela dupla Phil Lord e Chris Miller (Chovem Almondegas) baseada na série televisiva em voga nos anos 1980, com Johnny Deep como um dos protagonistas.

A Fábrica de Nada
Sábado | RTP2, 23h15

A história de um grupo de operários que tenta salvaguardar os seus postos de trabalho e evitar o encerramento de uma fábrica através de um sistema de autogestão colectiva. Quando se apercebem que a administração está a roubar máquinas e matérias-primas, os trabalhadores decidem organizar-se para impedir o deslocamento da produção. Como forma de retaliação, enquanto decorrem as negociações para os despedimentos, os patrões obrigam-nos a permanecer nos seus postos, sem nada que fazer. Entre o ensaio e o musical, A Fábrica de Nada conta com assinatura de Pedro Pinho (As Cidades e as Trocas, co-realizado com Luísa Homem, em 2014). O argumento foi escrito por Pinho, Luísa Homem, Leonor Noivo e Tiago Hespanha, parte de uma ideia de Jorge Silva Melo: adaptar a peça de Judith Herzberg e fazer um musical para crianças.

Black Panther
Domingo | Fox, 13h55

Além de possuir habilidades obtidas através de um antigo ritual da sua tribo, T'Challa, príncipe do reino de Wakanda, é conhecido pela excepcional inteligência. Quando, após a morte do pai, regressa a casa como seu sucessor, vê o seu reinado ameaçado por Killmonger. O conflito que se avizinha é de tal dimensão que pode extravasar as fronteiras de Wakanda, com consequências avassaladoras para esta nação secretista. Esta história decorre após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, também produzido pela Marvel Studios. Com assinatura de Ryan Coogler (Creed: O Legado de Rocky), conta com Chadwick Boseman, como protagonista, bem como Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Letitia Wright, Winston Duke, Angela Bassett, Forest Whitaker e Andy Serkis.

O Labirinto
Domingo | AXN Movies, 14h

Co-produzido por George Lucas, este filme de Jim Henson (responsável pela criação d’Os Marretas) propõe‑se como uma espécie de fábula musical de aventuras. Partindo de um argumento iniciado por Terry Jones, dos Monty Python, o enredo centra‑se numa adolescente (Jennifer Connelly) apaixonada por contos fantásticos e mergulhada num mundo imaginário em que tenta encontrar o irmão mais novo, prisioneiro no palácio do rei Jareth (David Bowie). 

Gangs de Nova Iorque
Domingo | AXN, 19h08

Nova Iorque, 1863. A zona baixa de Manhattan é um lugar sem lei, dominado pela corrupção. A Guerra Civil divide o país e instala o caos. Mas os habitantes de Manhattan são obrigados a enfrentar outra guerra, uma guerra que se desenrola em Five Points, um dos bairros mais pobres da América e onde bandos rivais disputam o controlo das ruas. Amsterdam Vallon (Leonardo Dicaprio), um jovem imigrante de ascendência irlandesa, regressa a Five Points para se vingar de William Cutting, conhecido como Bill, the Butcher (Daniel Day-Lewis), o líder de um grupo contra a imigração que matou o seu pai. O jovem irlandês sabe que só conseguirá cumprir os seus planos de vingança se se conseguir infiltrar no círculo de influências de Bill. Gangs de Nova Iorque foi realizado por Martin Scorsese.

O Paraíso, Provavelmente
Domingo | TVCine Edition, 22h

Elia Suleiman, realizador e protagonista desta história, deixa a Palestina e aventura-se pelo mundo, certo da necessidade de uma mudança na sua vida. Contudo, por mais distante que esteja da sua terra natal, a verdade é que parece que tudo faz questão de lhe lembrar de onde vem: a polícia, os agentes de controlo de fronteiras, as várias manifestações de racismo ou os olhares de estranheza que desperta nos outros. Uma comédia que reflecte sobre o peso da identidade e nacionalidade.

SÉRIE

Sanditon
Domingo | RTP2, 21h55

Série com chancela da BBC que adapta um manuscrito inacabado da emblemática autora inglesa Jane Austen. Passada no século XIX, a história foca-se em Charlotte Heywood, uma jovem ingénua que navega a vida social no resort à beira-mar de Sanditon. Neste primeiro episódio, Charlotte chega ao destino de veraneante devido a um acaso e conhece os curiosos habitantes, que incluem o solteiro Sidney Parker e a misteriosa Miss Lambe.

DOCUMENTÁRIOS

Tributo a Chadwick Boseman
Domingo | Fox, 13h50

Homenagem ao actor Chadwick Boseman, protagonista do filme Black Panther (2018), que morreu no final de Agosto, com cancro.

A Biblioteca do Futuro
Domingo | RTP2, 23h10

Tentando responder a como será o futuro daqui a 150 e como será a relação das pessoas com a sua língua e a (sua) literatura, ergue-se, na área da Baía de Toolonlahti, uma nova biblioteca em Helsínquia (Finlândia), projetada para enfrentar este desafio.

A Grã Bretanha Eduardiana a Cores
Domingo | RTP2, 19h25

Uma mini série documental que traz cor a filmes a preto e branco da época eduardiana (o início do século XX), conseguindo recuperar alguns documentos fílmicos que não se perderam no tempo e que servem como testemunho de um mundo há muito desaparecido.

BAILADO

Fractus V - Sidi Larbi Cherkaoui
Sábado | RTP2, 21h50

Fractus V, coreografado e dançado por Sidi Larbi Cherkaoui, junta bailarinos que dão corpo e ritmo a teorias de Noam Chomsky, linguista e filósofo, relacionadas com objectividade, manipulação e o que une indivíduos em sociedade. À mescla flamenga e marroquina de Cherkaoui, juntam-se o francês Dimitri Jourde e a sua experiência nas artes circenses, o americano Johnny Lloyd e o seu lindy hop, o espanhol Fabian Thomé e o seu flamenco e o alemão Patrick "Twoface" Seebacher com o seu hip hop e breakdance. A música está a cargo da cantora congolesa Kaspy N´Dia, do percussionista e cantor japonês Shogo Yoshii, do músico e cantor coreano Woojae Park e do intérprete de sarod indiano Soumik Datta.

INFANTIL

Thundermans vs Henry Danger
Nickelodeon, 16h20

Uma maratona de episódios que continua amanhã e que responde a perguntas e desafios a que só os Thundermans e o Henry Danger poderão responder, seja quem tem mais força, quem é mais veloz ou se algum pertence a uma sociedade secreta.

 

<< Recuar: 11 de Setembro  ||  Avançar: 14 de Setembro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.