Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 11 de Setembro de 2020:
Relembrar os acontecimentos do dia 11 de Setembro de 2001 e explorações de fauna e flora.


CINEMA

Selvagem e Perigosa
AMC, 15h12

Charles (Jeff Daniels) é um pacato homem de negócios. Um imprevisto leva-o a conhecer Lulu (Melanie Griffith), que se oferece para lhe dar boleia para o trabalho. Só que o percurso vai ser outro: Lulu leva-o numa viagem alucinante em que tudo pode acontecer. Um argumento que aliado ao charme de Griffith, fizeram de Selvagem e Perigosa o primeiro grande êxito do realizador Jonathan Demme. 

King Kong
Cinemundo, 16h20

Remake do clássico King Kong pelo realizador da trilogia épica O Senhor dos Anéis, Peter Jackson. É a história do gorila gigante capturado na selva e levado para a civilização. Em 1933, Naomi Watts é Ann Darrow, uma actriz sem trabalho em Nova Iorque durante a Depressão. A sua sorte muda ao conhecer o audaz Carl Denham (Jack Black), um realizador aventureiro que rouba o negativo do seu filme inacabado aos produtores e parte para Singapura, com o seu argumentista Jack Driscoll (Adrien Brody) e uma pequena equipa, com o objectivo de terminar o seu filme de acção. Mas Denham alimenta uma outra ambição, bem mais arriscada: ser o primeiro homem a explorar a misteriosa Ilha Skull, onde ele sabe que "algo" o espera.

World Trade Center
Hollywood, 21h30

Do realizador Oliver Stone (Platoon, Nascido a 4 de Julho), chega um filme sobre a tragédia do 11 de Setembro. World Trade Center é a história verídica da sobrevivência e da operação de salvamento de dois membros da Polícia Portuária de Nova Iorque – John McLoughlin e Will Jimeno – que acorreram ao edifício para socorrer as vítimas da tragédia e acabaram por ficar encurralados nos destroços depois do desabamento das Torres Gémeas. O filme acompanha também as tentativas das suas famílias para saberem o que lhes aconteceu, bem como os esforços dos socorristas, incansáveis, que os tentavam resgatar.

A Mulher Canhota
RTP2, 22h50

Neste seu filme, adaptado do seu romance homónimo, o romancista e dramaturgo alemão Peter Handke conta a história de uma mulher de trinta anos que vive nos subúrbios de uma cidade industrial da Alemanha Ocidental e que quer separar-se do marido e começar uma nova vida. Produzido por Wim Wenders, é um filme com dois grandes actores: Edith Clever e Bruno Ganz.

DOCUMENTÁRIOS

A Casa
TVCine Edition, 22h

Emissão, no âmbito da programação especial em torno do tema Descobrir Portugal que decorre até 2 de Outubro neste canal, deste documentário que se foca nas memórias dos sobreviventes da Casa dos Estudantes do Império, uma instituição do Estado Novo português com o objetivo de controlar os estudantes ultramarinos. Por esta casa, passaram pessoas como Agostinho Neto e Amílcar Cabral, futuros líderes dos movimentos de libertação. Filme de 2017 realizado por Rui Simões.

11/9: Os Últimos Momentos do Voo 93
História, 22h15

Relembrando os acontecimentos do dia 11 de Setembro de 2001, estreia um documentário que reconstrói o que aconteceu ao voo 93 que, após ter sido desviado (parte dos ataques ao World Trade Center), se despenhou numa zona rural da Pensilvânia norte-americana devido à intervenção da tripulação e passageiros. Há novos documentos que chegam à luz do dia, como transmissões das torres de controlo de tráfego aéreo, registos telefónicos, mensagens de voz e testemunhos de intervenientes directos.  

Mundos Inexplorados com Steve Backshall
Odisseia, 16h

Neste primeira temporada de Mundos Inexplorados com Steve Backshall, o naturalista e escritor inglês vencedor de BAFTAS Steve Backshall viaja pelo Ártico, pelo México e pela Arábia, de zona gelada a deserta, explorando fauna e flora. Hoje passa o primeiro episódio, Árctico: a fronteira gelada, onde Backshall viaja de caiaque pelo maior fiorde do planeta para verificar os efeitos das alterações climáticas. Amanhã é exibido o episódio Ártico: a montanha de gelo e domingo passa o primeiro dos episódios no México: os cenotes.

 

<< Recuar: 10 de Setembro  ||  Avançar: 12 e 13 de Setembro >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.