Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 31 de Julho de 2020:
"Despojos de Inverno", poesia por Abril e "Culpas e Desculpas".


CINEMA

Despojos de Inverno
TVCine Edition, 15h20

Com um pai traficante de drogas e uma mãe incapacitada devido a uma depressão profunda, Ree Dolly, de 17 anos, é a alma da família e o único apoio dos irmãos mais novos. O pai, depois de dar a casa como fiança num negócio obscuro, desapareceu sem deixar rasto e é procurado pela polícia. Para não perder a casa, Ree terá de o encontrar, custe o que custar. "Despojos de Inverno" adapta o romance homónimo de Daniel Woodrell. É realizado por Debra Granik e interpretado por Jennifer Lawrence, John Hawkes e Isaiah Stone e Ashlee Thompson. Foi nomeado para quatro Óscares: melhor filme, argumento adaptado (Granik e Anne Rosellini), actriz principal (Lawrence) e actor secundário (Hawkes).

A Cidade
Cinemundo, 21h 

Doug lidera um bando de assaltantes de bancos que se orgulha das suas origens e capacidades de evasão à polícia. Durante um dos seus "trabalhos" encapuzados, faz refém Claire Keesey, a gerente. Apesar de escapar ilesa, ela não consegue superar psicologicamente o que aconteceu. É então que conhece Doug, que a faz sentir segura e por quem se apaixona, sem saber que foi um dos seus raptores. Dirigido por Affleck, o filme adapta ao cinema o livro "Prince of Thieves", de Chuck Hogan. Além de Affleck, o elenco inclui Rebecca Hall e Jeremy Renner, nomeado para o Óscar de Melhor Actor Secundário.

O Meu Belo Sol Interior
RTP2, 23h06
Isabelle é uma mulher inteligente e sofisticada a viver em Paris. Divorciada e com 50 anos, sente que chegou o momento de procurar o amor verdadeiro. Mas não é fácil encontrar alguém que a preencha verdadeiramente. Com realização de Claire Denis, segundo um argumento seu e de Christine Angot, o filme inspira-se vagamente na obra de Roland Barthes "Fragmentos de Um Discurso Amoroso". Com Juliette Binoche no papel principal, conta também com Xavier Beauvois, Philippe Katerine, Josiane Balasko, Valeria Bruni Tedeschi e Gérard Depardieu.

SÉRIE

Culpas e Desculpas
RTP2, 22h12
Estreia da primeira temporada. Composta por quatro episódios, a mini-série escocesa segue dois irmãos, a partir do momento em que atropelam um homem idoso, fogem do local e tentam encobrir o sucedido. Mas torna-se cada vez mais difícil impedir a verdade de vir à tona. 

DOCUMENTÁRIOS

Onde Está o Meu Roy Cohn?
TVCine Edition, 22h
A história de um dos mais famosos e infames conselheiros dos bastidores da política norte-americana: Roy Cohn (1927-1986), advogado que apoiou vultos de poder como Joseph McCarthy ou Donald Trump. O documentário, de 2019, é realizado por Matt Tyrnauer.

Re-Versos - Palavras de Abril
RTP2, 1h30
Um documentário-tributo aos poetas que, durante o Estado Novo, espelharam acontecimentos, fizeram eco da revolta, deram voz à esperança e usaram as palavras como arma política. Com realização e autoria de A. Marques Pinto, é apresentado por Margarida Mercês de Mello.

 

<< Recuar: 30 de Julho  ||  Avançar: 1 e 2 de Agosto >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.