Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 30 de Julho de 2020:
"Monos", disputas entre ícones e o impacto da pandemia na "Linha da Frente".


CINEMA

Vício Intrínseco
AXN Movies, 16h47 
Com realização de Paul Thomas Anderson e com personagens como proxenetas, agiotas, polícias, toxicodependentes ou um saxofonista numa missão secreta, um "thriller" psicadélico, duplamente nomeado para os Óscares, que adapta o romance homónimo de Thomas Pynchon. A compor o elenco estão Joaquin Phoenix, Josh Brolin, Owen Wilson, Katherine Waterston, Reese Witherspoon, Benicio del Toro, Jena Malone, Joanna Newsom e Martin Short.

Monos
TVCine Edition, 17h05
Um premiado "thriller" psicológico de Alejandro Landes. No topo de uma montanha, um bando de guerrilheiros adolescentes está encarregue de vigiar uma norte-americana que ali é mantida prisioneira pela Organização, uma força paramilitar colombiana. Quando um imprevisto põe em causa o equilíbrio entre eles, toda a missão fica ameaçada. 

Tommaso
TVCine Top, 2h40 
Um drama de cariz autobiográfico, assinado por Abel Ferrara. Tommaso (William Dafoe) é um realizador norte-americano a viver em Roma com a mulher e a filha (respectivamente, Cristina Chiriac e Anna Ferrara, a mulher e a filha do realizador). Ele sente a conjugalidade a esvair-se: a filha veio substituí-lo na atenção da sua jovem esposa, demasiado cansada para os afectos.

INFORMAÇÃO

Linha da Frente
RTP1, 21h
A Organização Mundial de Saúde alerta para o risco de aumento de transtornos mentais em tempos de covid-19. Miguel Xavier, psiquiatra e Director do Programa Nacional para a Saúde Mental sublinha que esta "é uma questão de todos, não é uma questão das pessoas que têm doenças mentais"."Gente normal" é uma reportagem sobre o impacto psicológico da pandemia em pessoas como Teresa, enfermeira que lidou com a infecção durante 45 dias longe dos filhos, ou Isabel, assistente hospitalar que permaneceu isolada 69 dias até receber um resultado negativo, consciente de que a própria filha tinha medo da sua companhia. São exemplos de profissionais de saúde que estão em duas linhas da frente: do combate ao vírus e da vulnerabilidade a problemas como stress, ansiedade, distúrbios do sono ou depressão. Um trabalho de Cândida Pinto, com imagem de Rodrigo Lobo, edição de Vanessa Brízido e grafismo de Nicolau Tudela e Ricardo Dias. 

DOCUMENTÁRIO

Ícones do Século XX
RTP2, 22h56
Estreia. Grandes personalidades do século XX numa competição de popularidade. É esta a proposta da série produzida pela BBC. A cada episódio, escolhe quatro vultos de uma área, descreve os seus feitos e submete-os à votação do público. Ficam assim seleccionados os sete finalistas ao título de maior ícone do século XX, a eleger no oitavo episódio. A primeira ronda é dedicada aos líderes e disputada por Nelson Mandela, Winston Churchill, Franklin D. Roosevelt e Margaret Thatcher. Seguem-se exploradores, cientistas, "entertainers", activistas, estrelas do desporto e artistas/escritores.

MÚSICA

No Tempo das Cerejas
RTP1, 22h44
A 16 de Julho, o Castelo de São Jorge, em Lisboa, foi cenário de uma homenagem a Amália, a propósito do centenário do seu nascimento. O concerto, intitulado "No Tempo das Cerejas", é hoje transmitido. Deram-lhe voz Ana Moura, Camané e Ricardo Ribeiro, acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, com Rui Pinheiro na direcção e por José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Pedro Soares (viola) e Didi (baixo). Os temas imortalizados por Amália ganharam arranjos inéditos, da autoria de Filipe Raposo, Pedro Moreira e Mário Laginha. Este também subiu ao palco como pianista convidado, tal como o saxofonista Ricardo Toscano e o guitarrista Gaspar Varela.

 

<< Recuar: 29 de Julho  ||  Avançar: 31 de Julho >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.