Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 25 de Junho de 2020:
Uma quinta-feira à grande e à francesa com Marie Antoinette, Liberace e Picasso.


CINEMA

Anatomia de um Crime 
TVCine Edition, 17h20

Um filme americano de 1959, produzido e realizado por Otto Preminger, contando com um elenco de luxo, que inclui James Stewart, Lee Remick, Ben Gazzara, Eve Arden, George C. Scott, Arthur O'Connell, Kathryn Grant e Brooks West. A história prende-se com um julgamento por assassinato, onde o réu diz que sofreu de insanidade temporária em reacção à violação da sua esposa. Resta saber se diz a verdade. É considerado um dos melhores filmes sobre dramas em tribunais, tendo sido seleccionado para preservação no Registro Nacional de Cinema dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso pela sua importância estética, cultural e histórica. 

Sobreviver a Picasso
AXN Movies, 21h15

Anthony Hopkins é Picasso pela mão de James Ivory, com argumento de Ruth Prawer Jhabvala, adaptado do livro de Ariana Stassinopoulos Huffington. Aqui, o pintor é um homem brilhante, egocêntrico e manipulador que usa o seu poder para alimentar os seus impulsos artísticos e satisfazer o seu apetite sexual. Em 1943, conhece Françoise Gilot (Natascha McElhone), de 23 anos. Picasso, apaixona-se por ela, e mantêm uma ligação amorosa, embora ainda se relacione com Marie-Thérèse, de quem tem uma filha, e de continuar a encontrar-se com a sua primeira mulher, Dora Maar. 

Joaquim
RTP1, 00h26

O brasileiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, ficou para a História do país sul-americano como um herói da luta pela independência. A trajectória de como um soldado colonial do século XVIII se transformou num herói revolucionário é mostrada episodicamente neste filme que mistura ficção com factos históricos. A obra de Marcelo Gomes (Cinema, Aspirinas e Urubus, O Homem das Multidões, Madame Satã) é uma co-produção entre o Brasil, Espanha e Portugal. Protagonizado por Júlio Machado, o filme conta com vários actores portugueses, como Isabél Zuaa, Nuno Lopes ou Welket Bungué.

Marie Antoinette
TVCine Emotion, 23h10

Versão pop de Maria Antonieta, a rainha francesa que subiu ao trono adolescente e acabou odiada pelos franceses e condenada à guilhotina. Com Kirsten Dunst como protagonista, Sofia Coppola (As Virgens Suicidas, Lost in Translation - O Amor é um Lugar Estranho, O Gang de Hollywood), que se inspirou na biografia da historiadora britânica Antonia Fraser, pinta o retrato da jovem rainha de origem austríaca que encontra em França um universo frívolo e hostil. Mal-amada, ultrapassada pelos deveres reais, Maria Antonieta reinventa o seu próprio mundo, longe da realidade do país, o que a torna ainda mais impopular junto do povo. Condenada à morte, morreu na guilhotina a 16 de Outubro de 1793. O filme ganhou o Óscar de Melhor Guarda Roupa. 

Por Detrás do Candelabro
Hollywood, 23h45

Wladziu Valentino Liberace (Michael Douglas) tornou-se um ícone americano pelos seus espectáculos extravagantes, onde misturava o virtuosismo do piano clássico com as músicas populares da época. Neste filme, é contada a tempestuosa relação com o jovem Scott Thorson (Matt Damon), seu secretário e amante desde 1977, cuja relação terminou num escândalo público, depois de seis anos de intensa cumplicidade. Com argumento de Richard LaGravenese e realização de Steven Soderbergh, um drama biográfico que se inspira no livro de memórias do próprio Scott Thorson, Behind the Candelabra: My Life with Liberace.

SÉRIE

Os Barcos e os Homens
RTP2, 16h02

Esta série documental dá azo a uma jornada pelo mundo de forma a dar a conhecer todo o tipo de travessias de barco, sejam embarcações improvisadas ou de transporte coletivo, passando por escolas flutuantes os os navios tradicionais de pescadores, cada episódio mostra diferentes tipos de barcos.

DOCUMENTÁRIO

Casas de Tolerância
RTP2, 23h03

Um documentário de produção italiana que explora a história do bordel como instituição que se transformou ao longo dos séculos até a 1958, quando o parlamento italiano aprova a Lei de Merlin. Esta declara o final, oficial, desta instituição.

 

<< Recuar: 24 de Junho  ||  Avançar: 26 de Junho >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.