Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para 24 de Junho de 2020:
Um dia dedicado aos românticos, às vitórias e a coisas verdadeiramente de outro mundo.


CINEMA

A Idade da Inocência
AXN, 15h17

A Idade Inocência dá início a um programa especial dedicado ao amor, por ocasião do S. João, sendo seguido por Os Despojos do Dia (17h29), Don Juan DeMarco (19h42), Cartas para Julieta (21h15) e Eternamente Jovem (23h). A Idade da Inocência é um filme de Martin Scorsese, que filma de forma contida o livro homónimo de Edith Wharton: uma história de amor proibida na era do puritanismo vitoriano, em que um advogado de sucesso, Newland Archer (Daniel Day-Lewis), noivo de uma menina de boas famílias (Winona Ryder) se apaixona por uma condessa europeia de nebulosa reputação, a condessa Olenska (Michelle Pfeiffer). Destaque também para Os Despojos do Dia, uma adaptação, realizada por James Ivory, de um livro do japonês Kazuo Ishiguro, radicado em Inglaterra. James (Anthony Hopkins) é um mordomo e Sally (Emma Thompson) uma governanta de uma família inglesa tradicional. Entre eles desenvolve-se, a muito custo, uma relação de amizade.

O Último dos Moicanos
AMC, 20h16

O Último dos Moicanos é uma adaptação romântica de Michael Mann do romance homónimo de James Fenimore Cooper. O cenário é o conflito entre os britânicos e os franceses na América colonial. Daniel Day-Lewis interpreta o papel de Hawkeye, um colono americano criado por moicanos. Hawkeye é um homem independente que não se quer comprometer com nenhum dos lados do conflito. Michael Mann captura a crueza e maldade desta época de batalhas e enriquece o filme com uma pitada de romance, que se desenvolve entre Hawkeye e a filha de um oficial britânico (Madeleine Stowe). Destaque para as interpretações de Russell Means como Chingachgook e de Wes Studi como o maldoso Magua. O filme ganhou o Óscar de melhor som de 1993 (Chris Jenkins, Doug Hemphill, Mark Smith e Simon Kaye). 

Veio do Outro Mundo
TVCine Action, 00h30

Remake do filme The Thing From Another World (1951), mas desta vez com efeitos especiais assinados por John Carpenter. Numa estação polar, um grupo de cientistas enfrenta um extraterrestre capaz de entrar nos corpos das suas vítimas, sejam humanas ou não. E ninguém sabe quem poderá esconder o monstro... Um filme lançado no mesmo ano que E.T. (1982), mas que, ao contrário do trabalho de Spielberg, lança sobre a vida alienígena uma assustadora perspectiva.

A Primeira Vitória
Hollywood, 02h30

Realizado por Otto Preminger e com John Wayne, Kirk Douglas, Henry Fonda e Patricia Neal, entre outros, esta é uma adaptação épica, em Panavision, do romance de James Bassett sobre a primeira operação de retaliação dos americanos contra os japoneses após o infame ataque a Pearl Harbor. O filme apresenta uma visão realista ou, pelo menos, pouco romantizada da marinha americana.

DOCUMENTÁRIO

A Guerreira Viking
História, 22h15

A descoberta de um corpo de um guerreiro viking na Suécia, em 1878, passou despercebida. Décadas mais tarde, em 2017, uma equipa de cientistas e arqueólogos suecos investigaram esta revelação antiga e perceberam que era o corpo de uma mulher. Neste documentário, parte do Especial Grandes Civilizações, revive-se a análise feita à única prova da existência de uma guerreira viking.

INFANTIL

Mr. Link (V. Original)
NOS Studios, 09h25

Lionel Frost é um cavalheiro inglês que se considera um grande especialista em lendas e monstros de todas as estirpes. O problema é que, apesar de tudo, nenhum de seus colegas aventureiros o reconhece como tal. Assim, para provar o seu valor, viaja até ao Noroeste Pacífico, nos EUA, onde acredita existir uma criatura que contém em si o elo perdido da espécie humana. Lá, vai conhecer Mr. Link, um adorável e inteligente monstro de dois metros e quarenta de altura e quase 300 quilos cobertos de pêlo. Farto de levar uma vida solitária, Mr. Link encontra em Lionel o camarada de que precisava para procurar os primos distantes que ainda vivem no mítico vale de Shangri-La, um lugar paradisíaco junto aos Himalaias. Com eles irá também a corajosa Adelina Fortnight, que os guiará na maior aventura das suas vidas. Uma comédia de animação e aventura para a família inteira, escrita e realizada por Chris Butler (ParaNorman). Na versão original, conta com as vozes de Hugh Jackman, Zoe Saldana, Emma Thompson, Stephen Fry, Timothy Olyphant, Matt Lucas, Amrita Acharia, David Walliams e Zach Galifianakis. Já a versão dobrada em português, são os actores Fernando Luís, Raquel Tavares e César Mourão a emprestar as suas vozes às personagens principais.

 

<< Recuar: 23 de Junho  ||  Avançar: 25 de Junho >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.