Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para dia 22 de Maio de 2020


CINEMA 

A Cor Púrpura
AXN Movies, 14h30
A partir do romance de Alice Walker, Steven Spielberg filma a vida de Celie, uma mulher negra no Sul profundo e esclavagista dos EUA do início do século XX. Conhecemo-la aos 14 anos, grávida do pai, e seguimo-la nas três décadas seguintes. "A Cor Púrpura" teve 11 nomeações para os Óscares de 1986, incluindo melhor filme e actriz principal (Whoopi Goldberg, na sua estreia cinematográfica). Contracena com Margaret Avery, Oprah Winfrey (também nomeadas, como actrizes secundárias) e Danny Glover, entre outros.

Diamante de Sangue
AXN, 22h05
Serra Leoa, anos 1990. Um diamante raro pode mudar ou destruir a vida de dois africanos: Danny Archer, um ex-mercenário do Zimbabué que troca diamantes por armas e quer livrar-se do círculo de violência e corrupção que o engoliu, e Solomon Vandy, um pescador da tribo mende, que quer salvar a mulher e as filhas dos campos de refugiados e libertar o filho do destino de criança-soldado. Protagonizado por Leonardo DiCaprio e Djimon Hounsou, ambos nomeados para os Óscares, o filme é dirigido por Edward Zwick e tem fotografia do português Eduardo Serra. 

Noites Escaldantes
RTP2, 23h
Um pacato advogado rende-se aos encantos de uma mulher casada e decide ajudá-la a matar o marido. William Hurt e Kathleen Turner dão vida a este romance dramático – e a cenas tórridas que provocaram muita agitação em 1981. "Noites Escaldantes" marcou a estreia de Lawrence Kasdan na realização, acumulada com o argumento, e foi nomeado para os Prémios Edgar Allan Poe e pela Writer's Guild of America. 

The Post
RTP1, 1h37

Meryl Streep e Tom Hanks à frente do elenco, Spielberg atrás das câmaras e, no argumento, a história do braço-de-ferro entre o Governo de Nixon e o "The Washington Post" quando o jornal se preparava para revelar documentação ultra-secreta e comprometedora sobre o envolvimento dos EUA na Guerra do Vietname. "The Post" foi nomeado para os Óscares de melhor filme e actriz principal.

DOCUMENTÁRIO

To War
TVCine Edition, 22h
Uma vez soldado, sempre soldado. A máxima vale para Andres, veterano cubano que, mesmo passadas três décadas sobre a última missão, mantém a postura militar e a confiança na causa comunista, enquanto continua a treinar para um conflito que pensa que há-de vir. A sua história, feita de feridas, de solidão e da busca por ex-camaradas de armas, é filmada pelo realizador argentino Francisco Marise. Estreado em 2018, no Festival de Cinema de San Sebastián, o filme integrou a competição do DocLisboa no mesmo ano.

TALK-SHOW

Depois, Vai-se a Ver e Nada
RTP1, 00h11
No momento em que a política nacional se detém sobre o episódio em que António Costa alvitrou o apoio a uma recandidatura de Marcelo Rebelo de Sousa à Presidência, José Pedro Vasconcelos entretém-se a conversar com a ex-eurodeputada do PS Ana Gomes, que considera candidatar-se a Belém. A actualidade política fará a sua aparição, mas não será o único tema do "talk-show", que tem por hábito desfiar memórias de vida e carreira, intercaladas com desafios e algumas surpresas.

SÉRIE

Um Lugar para Viver
RTP1, 14h47
Uma volta (cómica) a Portugal na peugada de uma família emigrante, de volta ao seu país após 30 anos em França e ansiosa por encontrar o sítio ideal para criar novas raízes. Na bagagem da sua autocaravana cabem a disfuncionalidade, o sarcasmo e... a matriarca numa arca frigorífica. Depois de terem começado a viagem pela aldeia natal, em Macedo de Cavaleiros (onde deram com a casa da família em ruínas por causa de um incêndio), fazem-se à estrada em direcção a Mirandela. Realizada por Artur Ribeiro ("Belmonte", "O Mundo Não Acaba Assim"), a série conta no elenco com Ana Bustorff, João Lagarto, Carla Andrino, Rui Mendes, Adelaide João, Joana Santos, Isabel Figueira, Philippe Leroux, Pedro Barroso e Rodrigo Vallejo.

 

<< Recuar: 21 de Maio  ||  Avançar: 23 de Maio >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.