Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para dia 21 de Maio de 2020


CINEMA

Nightcrawler - Repórter na Noite
Nos Studios, 15h55 
Ao perceber que existe um filão de jornalismo criminal que filma acidentes, assassinatos e outros casos de polícia, para depois vender aos canais televisivos, Lou Bloom decide entrar no negócio. Mas o sucesso traz também a desorientação, entre a ambição desmedida e o que é moralmente correcto. Escrito e dirigido por Dan Gilroy, o filme conta no elenco com Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Bill Paxton e Ann Cusack.

8 MM
AXN Movies, 19h10 
Um "thriller" intenso de Joel Schumacher que leva o espectador ao submundo da pornografia e dos filmes "snuff". Nicolas Cage é Tom Welles, um detective privado contratado por uma viúva que descobre, no cofre do falecido marido, um filme em Super 8 onde se vê uma jovem a ser violada e morta. A missão de Tom é perceber se o filme é verdadeiro e se a adolescente do filme ainda poderá estar viva. 

São Jorge
RTP1, 1h36
Jorge é um pugilista desempregado a tentar sustentar a mulher e o filho. Quando ela decide fugir da crise e regressar ao seu Brasil natal, Jorge fica sem saber o que fazer. Acaba por aceitar trabalhar como cobrador de dívidas, passando a intimidar pessoas que, tal como ele, se encontram numa situação desesperada. Realizado por Marco Martins e protagonizado por Nuno Lopes (Prémio Orizzonti para Melhor Actor no Festival de Veneza), um filme dramático sobre os anos de intervenção da "troika" em Portugal.

Estado de Guerra
Hollywood, 22h55
Com seis Óscares no palmarés, uma invulgar abordagem cinematográfica à guerra, com o conflito no Iraque como pano de fundo. Kathryn Bigelow filma o dia-a-dia de uma unidade de elite do Exército que desmantela bombas em Bagdad, penetrando na intimidade e na mente de homens que foram para a guerra como voluntários e para quem o campo de batalha tanto significa adrenalina, como atracção e vício. Mark Boal, jornalista e argumentista, utiliza as suas próprias experiências ao lado de soldados americanos no Iraque para construir este argumento.

DOCUMENTÁRIO

Campo
RTP2, 23h15
Tiago Hespanha realiza e narra este filme sobre o ciclo da vida nas suas várias dimensões. O "campo" da experiência é o campo de tiro de Alcochete e os que gravitam em torno dele: recrutas em treino, ornitólogos em observação, astrónomos a olhar o céu nocturno, o miúdo que compõe peças ao piano, o cuidador das ovelhas. Em 2018, venceu o principal prémio do programa First Look do Festival de Locarno; no ano seguinte, o de Melhor Realizador para Longa-Metragem Portuguesa no IndieLisboa.

SÉRIES

Narcos
AMC, 22h10
Segunda temporada da série-estrela da Netflix que retrata as operações do cartel de drogas liderado pelo influente e impiedoso Pablo Escobar (Wagner Moura), o mais procurado narcotraficante da Colômbia. Nos novos episódios, Javier Peña (Pedro Pascal) não desiste de o localizar e capturar, enquanto Escobar vai enriquecendo à custa de um rasto de sangue.

Investigação Criminal: Los Angeles
Fox, 22h15

Final da 11.ª temporada da série que segue o grupo de operações especiais composto por Kensi Blye (Daniela Ruah), Marty Deeks (Eric Christian Olsen), G. Callen (Chris O’Donnell) e Sam Hanna (LL Cool J), e liderado pela enigmática e maternal Hetty Lange (Linda Hunt). O caso deste episódio, "Código de conduta", envolve uma viagem ao Afeganistão por causa do assassinato de um prisioneiro desarmado. Não é a última missão: "Investigação Criminal: Los Angeles" teve luz verde para a 12.ª temporada, embora ainda sem data de estreia.

INFORMAÇÃO

Os Dias da Quarentena
RTP1, 21h05
Como foi a vida dos portugueses no Abril do confinamento? Esta reportagem, assinada pela jornalista Cândida Pinto, mostra as ruas desertas, entra nas casas e nos quotidianos reajustados das famílias e regista as inquietações desse mês à espera de um sentido de normalidade.

 

<< Recuar: 20 de Maio  ||  Avançar: 22 de Maio >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.