Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para dia 17 de Maio de 2020


CINEMA

Papillon
SIC, 17h45 
França, década de 1930. Henri "Papillon" Charrière é condenado a prisão perpétua por um delito que não cometeu. Enviado para cumprir a sentença na costa da Guiana Francesa, conhece Louis Dega, um famoso falsificador, de quem se torna amigo. Os dois fazem um pacto: em troca de protecção, Dega ajuda-o no seu plano de evasão. Com realização do dinamarquês Michael Noer, um "remake" da célebre obra dirigida, em 1973, por Franklin J. Schaffner, com argumento baseado nas autobiografias em que Henri Charrière conta a sua incrível história de coragem e resiliência.

The Walk - O Desafio
AXN Movies, 19h18

Em 1974, as Torres Gémeas do World Trade Center impunham-se na paisagem nova-iorquina. Este filme conta a história de ousadia do funâmbulo Philippe Petit que, a 7 de Agosto desse nesse mesmo ano, cometeu aquele que ficou conhecido como "o crime artístico do século": subiu ao topo das torres ilegalmente, estendeu um cabo entre as duas e caminhou sobre ele, sem qualquer protecção ou segurança, até ser preso pela polícia. Com realização do veterano Robert Zemeckis, o filme conta com Joseph Gordon-Levitt, Charlotte Le Bom e Guillaume Baillargeon nos papéis principais.

Downton Abbey
TVCine Top, 21h30
Inglaterra, ano de 1927. Robert e Cora Crawley recebem a notícia de que em breve serão visitados pelo Rei Jorge V e a Rainha Maria. Os ânimos exaltam-se quando os empregados dos Crawley percebem que em breve ali vão chegar o mordomo e o cozinheiro do rei, que terão como função organizar evento. Um drama histórico, escrito por Julian Fellowes e realizado por Michael Engler, que dá continuação à aclamada série televisiva homónima, transmitida por canais de televisão de todo o mundo entre 2010 e 2015.

De-Lovely
TVCine Emotion, 22h15 
Retrato musical do compositor norte-americano Cole Porter, repleto das suas canções inesquecíveis, de "Night and day" a "It's de-lovely". Porter olha para a sua vida como se de um espectáculo se tratasse, em que as pessoas e os acontecimentos se transformam em actores num palco. Sheryl Crow, Robbie Williams, Alanis Morissette, Elvis Costello e Natalie Cole compõem o elenco. A realização é de Irwin Winkler.

DOCUMENTÁRIOS

É p'ra Amanhã
SIC, 8h30
Estreia de uma série documental dedicada à sustentabilidade, produzida por uma equipa que percorreu Portugal em busca de iniciativas em diversos campos. O primeiro dos cinco episódios foca-se na alimentação, da Horta da Partilha (Porto) ao Programa de Sustentabilidade Alimentar de Torres Vedras, passando pelo projecto lisboeta Mouraria Composta. Energia e mobilidade, economia, política e educação são os temas dos próximos capítulos.

Espaço para Um Homem
RTP2, 00h10
Um ensaio poético e pessoal de Anthony Chidiac, "que corajosamente nos convida para o seu quarto em Beirute e expressa conflitos íntimos através de uma elaborada linguagem cinematográfica". As palavras são do júri do festival Queer Lisboa 2018, que atribuiu ao filme o prémio de Melhor Documentário. Reflecte o olhar de um homem em busca de aceitação, numa sociedade conservadora, numa família orgulhosa do seu passado e num quarto que é ao mesmo tempo abrigo e prisão.

INFANTIL

Trolls (V.Port.)
Nos Studios, 10h40
Os trolls são pequenas e adoráveis criaturas com cores chamativas e cabelos pontiagudos e maleáveis. Mas têm também um sabor muito apreciado pelos bergens, os seus antípodas em termos de beleza, tamanho e sentido de humor. Poppy, a líder mais optimista e feliz que alguma vez existiu, vê-se obrigada a salvar a tribo das garras dos inimigos. A seu lado terá Branch, um pequeno troll que, ao contrário da maioria, está sempre à espera do pior. Um filme de animação computorizada, em ritmo de musical, que dá vida aos famosos "trolls da sorte", os bonecos criados pelo lenhador dinamarquês Thomas Dam. A realização fica a cargo de Mike Mitchell e Walt Dohrn. Na versão portuguesa, a voz de Popppy é de Mia Rose; a de Branch, de David Carreira.

 

<< Recuar: 16 de Maio  ||  Avançar: 18 de Maio >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.