Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para dia 16 de Maio de 2020


CINEMA

Sniper Americano
Hollywood, 19h45
Depois do 11 de Setembro, Chris Kyle foi para as linhas da frente contra o terrorismo, onde se revelou um atirador furtivo fora de série. Entre 1999 e 2009, obteve o maior número de baixas como atirador da história militar norte-americana, Chamavam-lhe "A Lenda". Mas vivia batalhas tão ou mais difíceis na sua vida privada. Realizado por Clint Eastwood e protagonizado por Bradley Cooper, o filme foi nomeado para seis Óscares e acabou por arrecadar um, pela Melhor Montagem de Som. 

Enquanto a Guerra Durar
TVCine Top, 21h30 
Espanha, 18 de Julho de 1936. Um grupo de militares liderados pelos generais Emilio Mola e Francisco Franco realiza um golpe de Estado contra o Governo da Segunda República. O escritor e filósofo Miguel de Unamuno assume publicamente o seu apoio – posição que começará a questionar mais tarde. Escrito e realizado por Alejandro Amenábar, um drama histórico baseado em factos reais, com Karra Elejalde, Eduard Fernández, Santi Prego, Nathalie Poza e Tito Valverde, entre outros.

Mulher Polícia
RTP2, 23h22
Para evitar que mandem o filho para um reformatório, Tânia (Amélia Corôa) resolve fugir com ele para Lisboa. É a história dessa fuga, do sentido de recomeço e da reconciliação entre mãe e filho que é contada na segunda longa-metragem de Joaquim Sapinho, estreada na Secção Panorama do Festival de Berlim e galardoada no Festival de Cinema Europeu de Lecce (Itália).

Vedações
Fox Life, 00h18
Denzel Washington protagoniza e realiza esta adaptação ao cinema da premiada peça de August Wilson. Troy Maxson era um jogador de basebol prodigioso, mas nunca chegou a jogar nas ligas principais porque, no seu tempo, os atletas negros ficavam de fora. Hoje, trabalha como homem do lixo e não consegue evitar que a amargura o consuma, ao ponto de tomar decisões nocivas à sua própria família. Destaque para a participação de Viola Davis, no papel que lhe valeu o Óscar de Melhor Actriz Secundária. 

SÉRIE

Três Meninas
RTP2, 00h46 
Estreia. Produzida pela BBC e baseada em factos verídicos, a mini-série de três episódios conta a história de três vítimas de uma rede de abuso e tráfico sexual em Rochdale, Inglaterra, e da sua revolta e frustração face à inacção das autoridades.

MÚSICA

Eurovision: Europe Shine a Light
RTP1, 21h
Pela primeira vez na sua história, o Festival Eurovisão da Canção foi cancelado. Mas a 65.ª edição, que tinha final marcada para hoje, na cidade holandesa de Roterdão, não deixa de se fazer ouvir. A organização oferece uma versão alternativa, focada nas canções seleccionadas. Também convida participantes do passado a entoarem "Love shine a light", o tema que deu a vitória a Katrina and the Waves em 1997. A competição sai de cena e "os 12 pontos ficam para todos os que estão do outro lado dos ecrãs", sublinha Nuno Galopim, o comentador português de serviço.

TEATRO 

Alma
RTP2, 22h13
Encenada por Nuno Carinhas, que também co-assina a dramaturgia com Pedro Sobrado, a peça baseia-se no auto de Gil Vicente para propor "um pequeno teatro da vida humana", apresentado como uma viagem acompanhada cheia de provação, mudança e descoberta. É enquadrada pela cenografia do artista plástico Pedro Tudela, com figurinos do próprio encenador e com Leonor Salgueiro como protagonista, naquele que foi o seu primeiro grande papel. A produção é do Teatro Nacional de São João, onde "Alma" se estreou em 2012.    

INFANTIL

SpongeBob
Nickelodeon, 11h
Uma maratona de três horas e meia com SpongeBob, o amigo Patrick Star e as suas melhores fugas, seja de uma ilha tropical, de uma cápsula do tempo ou do congelador de Mr. Krabs. O especial culmina na estreia de um novo episódio, "A fuga do Mundo Luva". Repete amanhã, às 15h15.

 

<< Recuar: 15 de Maio  ||  Avançar: 17 de Maio >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.