Guialazer

Por Rita Pimenta

"Era uma vez um menino que sentia o coração maior que o resto do corpo. À noite, quando se deitava, sentia-o a aumentar, a aumentar... como se quisesse fugir do lugar e, quem sabe, voar!" É assim que Edna Ladeira nos apresenta o protagonista de "Coração-Balão".


O ilustrador, Helder Teixeira Peleja, começa por nos mostrar um rapaz a ver-se ao espelho. O seu reflexo é um enorme coração, vermelho-vivo, que extravasa os limites da moldura. "O coração do menino vestia-o, dos pés à cabeça! Era algo que ele não conseguia explicar!" Ficamos depois a saber que um amigo de verdade era o que lhe estava a faltar.

Um livro sobre a importância da amizade e a lembrar a necessidade de nos fazermos acompanhar por quem connosco se sintoniza.

Escrita com sensibilidade e clareza, a história ganha energia com a criatividade das imagens que a acompanham. Gostamos do colorido e do dinamismo das ilustrações. Aplauso para o balão de ar quente e para as cabeças em forma de peças de "puzzle".

A autora é licenciada em Comunicação Social, "mas foi nos cursos de escrita criativa que encontrou o seu verdadeiro entusiasmo". Em 2019, oficializou a marca Lá Vem Ela Com Histórias!, em nome da qual cria conteúdos para revistas, websites, guias e livros. Diz ver "na educação uma porta para um mundo melhor", considerando que "as histórias e as memórias são uma forma bonita e eficaz de lá chegar".

O ilustrador "é um apaixonado pela arte de 'rabiscar' desde que tem memória" e tem vindo a frequentar vários "workshops" de ilustração e design. “Com participação em dezenas de obras editadas como ilustrador freelancer”, o seu trabalho destaca-se no cartoon. Sonho: "Ocupar os dias a desenhar."

O menino com o coração gigante há-de encontrar uma grande amiga. E as peças vão conseguir encaixar-se. É tão bom quando isso acontece.

Coração-Balão
Texto Edna Ladeira
Ilustração Helder Teixeira Peleja
Revisão Pedro Rodrigues 
Paginação Marina Soares
Edição De autor
16 págs., 10€ (lavemelacomhistorias@gmail.com), 12,50€ (livrarias)

________________ 

Mais Letras Pequenas... Hei, Big Bang! (Ninguém disse que era fácil)

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.