Guialazer

Por PÚBLICO

Escolhas para dia 26 de Março de 2020


CINEMA

O Corvo Branco
TVCine Edition, 22h

Realizado por Ralph Fiennes e protagonizado por Oleg Ivenko, debruça-se sobre a vida de Rudolf Nureyev, bailarino soviético que transformou o papel da figura masculina na dança. Actuou em alguns dos mais importantes palcos do mundo, bailarinas como Margot Fonteyn, Eva Evdokimova ou Veronica Tennant. Foi director da prestigiada escola Ballet da Ópera de Paris. Faleceu a 6 de Janeiro de 1993, em França, vítima de sida. Tinha 54 anos. 

Refrigerantes e Canções de Amor
RTP1, 23h30

Foi o filme que marcou a estreia de Nuno Markl como argumentista em longas-metragens. Em tom tragicómico, romântico e delirante q.b., conta a história do músico Lucas Mateus, que a namorada (e agente) trocou por um cantor (e ex-colega de banda) de sucesso. Em plena depressão pós-fim de relação, conhece uma rapariga que trabalha como mascote de uma empresa de refrigerantes, dentro de um fato de dinossauro cor-de-rosa sem o qual, na verdade, nunca a viu. Seguindo os conselhos de um Jorge Palma imaginário, vai fazer um esforço para recuperar a sua vida, curando as feridas à medida que vai largando as amarguras do passado. Luís Galvão Teles realiza; Ivo Canelas, Victoria Guerra, João Tempera, Lúcia Moniz, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Ruy de Carvalho, Gregório Duvivier, Marco Delgado e André Nunes dão vida às personagens.

Grita Liberdade
RTP1, 1h13

Donald Woods (Kevin Kline) é jornalista na África do Sul do "apartheid". Quando conhece o activista Steve Biko (Denzel Washington), a sua visão muito crítica deste homem muda radicalmente. O trágico destino de Biko, assim como o livro que Woods irá escrever sobre ele, vão ter graves repercussões sobre a sua vida e da sua família. Realizado por Richard Attenborough, o filme obteve três nomeações para os Óscares, incluindo melhor actor secundário para Washington. 

SÉRIES

Não Há Segundas Oportunidades
RTP2, 22h12
Estreia. A família de Alice Lambert (Alexandra Lamy) foi brutalmente atacada. O marido foi morto e a sua bebé de meses está desaparecida. Chega um pedido de resgate. Sentindo que não pode contar com as autoridades, Alice lança-se numa demanda desesperada pela filha. Realizado por François Velle, "Não Há Segundas Oportunidades" é um "thriller" dramático que adapta ao formato televisivo o "best-seller" de Harlan Coben, optando por dar o protagonismo não a um homem, como no livro, mas a uma mulher.

Lisboa Azul
RTP2, 5h25
Oportunidade para (re)ver a série criada e protagonizada por Luísa Fidalgo, com realização de Joana de Bastos Rodrigues. Envolve uma rede de família e amigos, viagens temporais e mentais, universos paralelos, encontros inesperados e imagens de animação embutidas nas "reais". Tudo começa em silêncio, com Camila, jovem depressiva, inanimada numa banheira.

DOCUMENTÁRIO

Yeses
RTP2, 23h12

Desde 1985 que Elena Cánovas passa a vida na prisão. Por escolha. Por missão. Foi nesse ano que a dramaturga e ex-funcionária prisional fundou uma companhia de teatro para reclusas no estabelecimento madrileno Yeserías. Desde então, dezenas de peças foram levadas à cena pela Yeses atrás das grades. Centenas de mulheres foram tocadas pela possibilidade de esquecerem essas mesmas grades, de se entregarem a projectos, cenários e  personagens, de escaparem ao torpor e de se dotarem de ferramentas e recursos preciosos para a reinserção. Este filme, realizado por Miguel Forneiro, documenta a jornada.

INFANTIL 

O Herói da Quinta (V. Port.)
Nos Studios, 10h

Filme de animação produzido no México, é o terceiro capítulo de um "franchise", muito popular no país, que tem ovos antropomórficos como protagonistas. Desta vez, acompanham um jovem galo, chamado Toto, que tenta salvar da bancarrota a casa onde vive, através de um combate de boxe com um profissional.

 

<< Recuar: 25 de Março  ||  Avançar: 27 de Março >>

 

Descarregue a app do PÚBLICO, subscreva as nossas notificações e esteja a par da evolução do novo coronavírus.