Guialazer

O filho de Emília e Augusto Pirueta nasceu com "quatro quilos e duzentos gramas, cinquenta centímetros e cara de poucos amigos". Muito trabalho e arrelias haveria de dar aos pais, à irmã, Júlia, e ao mundo.


Dotado de um olhar crítico implacável, "o morador mais novo da casa amarela, mesmo ao lado da farmácia, cresceu com olhos de lupa, binóculo, telescópio e até raios-X. Nada lhe escapava: via nas linhas e nas entrelinhas, via por dentro e por fora, via muito, mas acima de tudo via defeitos. E era esse o maior defeito dos seus olhos."

Depois de anotar, ao longo de um ano, "1557 censuras referentes à família, 2820 reprovações sobre tudo o que o rodeava, mas apenas três chamadas de atenção acerca de si próprio", a irmã "desentupiu de vez" e gritou-lhe: "– Hoje ficas aqui a olhar para os teus olhos." E o rapaz descobriu que era cego em relação a si próprio.

Um livro sobre diferenças, autoconhecimento, conflitos e os desafios de viver em comunidade. Escrito com humor e imaginação e ilustrado com criatividade e boa disposição, "Napoleão Benjamim Pirueta" encerra com uma clara intenção (actual e oportuna) ecológica.

Sobre Isabel Zambujal, divulga a editora: "Em 2001, decidiu juntar três das coisas de que mais gosta – viagens, crianças e escrever – e lança a colecção "Um Saltinho a...", livros que a transportam definitivamente para o mundo da literatura infanto-juvenil. (…) Tem vários títulos com o selo PNL e colecções publicadas em Espanha, Bélgica, Colômbia e Brasil."

Sobre Rachel Caiano, divulga-se: "Artista plástica e ilustradora, com formação em artes de palco, tem vindo a desenvolver projectos nas áreas de edição de objectos de autor, pintura, cenografia e ilustração."

O protagonista do livro que aqui se traz acabará por usar o dom de tudo ver e escrutinar para ajudar o mundo a tornar-se "Verde-Que-Te-Quero-Verde, como o bairro que o vira nascer". E a irmã não voltará a contabilizar e anotar censuras e reprovações.

Napoleão Benjamim Pirueta (o menino-lupa)
Texto Isabel Zambujal
Ilustração Rachel Caiano
Edição Oficina do Livro
40 págs., 10,90€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... O Meu Coração

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.