Guialazer

Por Rita Pimenta

Uma bióloga molecular, que é também "designer" gráfica e ilustradora, resolveu recontar e desenhar a teoria de Charles Darwin sobre a origem e a evolução das espécies. Destinatário: crianças.


O livro arranca assim: "Há muito, muito tempo, antes de existirem sequer seres humanos, o mundo dos seres vivos era bastante diferente do de hoje. Desde que há vida na Terra, minúsculos organismos, plantas e animais têm vindo a mudar lentamente, ao longo de milhões de anos, através de um processo chamado 'evolução'."

Sabina Radeva é uma apaixonada pela obra de Charles Darwin, publicada pela primeira vez em 1859. Neste livro, há o cuidado de se contextualizar o momento em que aquele naturalista inglês desafiou as ideias anteriores sobre o aparecimento das diferentes espécies.

Por isso, se fala de Geoges-Louis Buffon ("os animais mudam ao longo do tempo e, muitas vezes, são diferentes em diferentes partes do mundo") e também de Jean-Baptiste Lamarck ("hum, será que as girafas que esticam o pescoço para chegar às folhas mais altas vão ter crias com pescoços mais compridos?").

Fica-se ainda a conhecer a família de Darwin (tinha oito filhos) e conceitos como "selecção natural", "instinto", "evolução", "luta pela sobrevivência" ou "migração".

Também as dificuldades em comprovar a teoria merecem reflexão, assim como algumas "ideias erradas".

Há um glossário muito útil, que inclui palavras como "fóssil", "espécie", "ADN", "sedimento" ou "primatas". Tudo isto acompanhado por ilustrações expressivas e coloridas de seres vivos, ecossistemas e paisagens.

No final da obra, bastante formativa mas também de leitura simples, escreve-se que Sabrina gosta de "projectos que misturam ciência e arte". Por isso este livro lhe saiu tão bem.

A Origem das Espécies (de Charles Darwin)
Texto e ilustração Sabina Radeva
Tradução José Remelhe 
Edição Nuvem de Letras 
64 págs., 15,50€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... A Escavadora e a Flor

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.