Guialazer

Por Rita Pimenta

Há 40 anos que António Mota escreve histórias para crianças e jovens. Ainda bem. É uma voz singular que se foi adaptando ao passar do tempo e às transformações do seu público leitor, mas nunca traindo o universo rural, que tão bem (e sempre) revela. Sem saudosismos nem eufemismos. Este é o seu mais recente livro.


Aqui nos conta a história da dona Cecília, que chegou a fazer cem anos, e dos seus dois gatos, Matias (com 20 anos, já "andava devagarinho porque tinha medo de se magoar") e Mimi (com 19, "já não conseguia abrir o olho esquerdo e adorava dormir").

A habitante da casa amarela – "que tem três chaminés", "fica no fim da rua" e "é a maior de todas as casas da Pedrinha do Sol" – há-de morrer logo a seguir ao seu aniversário.

Primeiro, teve direito a uma grande festa e até "deu entrevistas às televisões, deu entrevistas às rádios, deu entrevistas às revistas, deu entrevistas aos jornais". Repetiu vezes sem conta que gostava, entre outras coisas, de ler, escrever, caminhar, de ouvir o silêncio e de falar com os seus dois gatos. Talvez por isso, quando a levaram para o hospital, depois de sentir "que o seu corpo já não fazia o que lhe pedia", os gatos a tenham seguido e ali ficado à espera.

Só quando Aida, "que vinha todos os dias ajudar a dona Cecília", pôs os gatos a escutar uma mensagem de voz da sua dona e amiga, é que entenderam que não voltariam à casa amarela.

Não é um livro sobre a morte, mas sobre o tempo e os seus efeitos. Também aqui se invoca a necessidade que todos temos de atenção e companhia. Até ao fim. Uma história comovente, mas não dramática.

As ilustrações de Marta Teives facilitam a entrada na atmosfera da narrativa. Quem conhece o seu trabalho na banda desenhada "Os Regressos" (Polvo), que assina com Pedro Moura, sabe bem da sua arte em desenhar paisagens rurais e personagens de idade avançada. E gostamos muito das suas borboletas.

Os Gatos da Casa Amarela
Texto António Mota 
Ilustração Marta Teives 
Edição ASA
48 págs., 11,50€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... Os Rumplings e a Aventura dos Sabores

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.