Guialazer

Por Rita Pimenta

Há um rapaz que afirma a pés juntos que tem um cavalo. André Semeão fala do seu "lindo cavalo com o pêlo branco e crina dourad"”. Di-lo a toda a gente. Alguns miúdos da escola acreditam, mas Clara não.


 "– Onde é que ele ia pô-lo? – perguntei à Joana no intervalo. A Joana contou-me que o André mora com o avô, e que a casa deles é muito pequena e quase não tem quintal. – O cavalo vai ao campo de vez em quando – explicou ela –, foi o que o André disse. – Bah! – a Joana acredita em tudo."

Clara há-de manter a sua desconfiança durante algum tempo e até chegou a gritar no recreio: "– Ele está a mentir! O André Semeão NÃO tem um cavalo!" Mas apercebeu-se de que o rapaz "ficou muito triste".

Ainda assim, contou à mãe que o André mentia. Esta não teve a reacção que Clara esperava e acabou por levá-la a conhecer a casa e o avô do menino. No final, viria a concluir que ele tinha "a imaginação mais espectacular" dos miúdos da escola.

Um livro terno que explora as emoções, a empatia e a simpatia. Marcy Campbell "começou a escrever na escola primária e nunca mais parou", "adora bibliotecas e animais", informa a editora numa nota de divulgação.

Neste livro, o sentido das suas palavras é ampliado pelas ilustrações felizes e serenas de Corinna Luyken, ilustradora americana que também assina "O Livro dos Erros", igualmente da chancela Fábula. Ambos muito bonitos.

O André Semeão Não Tem Um Cavalo 
Texto Marcy Campbell 
Ilustração Corinna Luyken 
Tradução Susana Cardoso Ferreira 
Revisão Catarina Magalhães 
Edição 20|20 Editora 
40 págs., 13,99€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... Racismo e Intolerância 

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.