Guialazer

Por Rita Pimenta

Um CD que junta seis histórias dos autores Umberto Eco, Alice Vieira, Babette Cole, Clarice Lispector e Isabel Minhós Martins.


Um CD que junta seis histórias dos autores Umberto Eco, Alice Vieira, Babette Cole, Clarice Lispector e Isabel Minhós Martins. No site de BOCA — Palavras Que Alimentam, explica-se a origem deste CD magnético… que não agrada apenas aos mais novos: "Contos ou concertos? Ambos. Histórias contadas por Isabel Gaivão sobre banda sonora de Sérgio Pelágio, para melhor soltar os sentidos e a imaginação.

Depois de dez anos de itinerância em escolas, bibliotecas e lugares vários, em Portugal e no estrangeiro, é tempo de registar as seis histórias-concerto que compõem o repertório do projecto, numa intenção declarada de magnetizar novos públicos." E vão conseguindo, sem parar.

Este mês, rumam a Torres Vedras (dia 10, às 16h30, no CineTeatro da cidade); depois, a Braga (16, às 16h30, na Livraria Centésima Página); logo a seguir, chegam a Matosinhos (dia 17, às 16h30, na Fnac do MarShopping).

O périplo continuará em Março, para dar a conhecer ao maior número possível de crianças os átomos que fugiram das bombas atómicas ("A bomba e o general"), a coragem do mais famoso cavaleiro de sempre ("O meu primeiro Dom Quixote"), os penteados mirabolantes de muitas personagens ("Enquanto o meu cabelo crescia"), a galinha que era rainha mas não sabia ("Uma Galinha"), as cores inventadas por Tchék Noi que nem o arco- íris sabia onde ir buscar ("Um estranho barulho de asas") e tentar descobrir como foi que um rio desapareceu ("Nungu e a senhora hipopótamo").

Anote-se nas agendas para Março: dia 2, às 17h30, Fnac de Cascais; dia 9, às 16h, livraria Baobá, em Lisboa; dia 16, às 17h, na Fnac do Chiado, também em Lisboa.

Explicação do projecto pelo intérprete da guitarra acústica e eléctrica, Sérgio Pelágio: "Eu e a Isabel somos do tempo dos singles com histórias infantis — para quem não sabe, eram discos em vinil com apenas uma faixa de cada lado como 'A carochinha' ou 'O macaco do rabo cortado'. Era teatro radiofónico narrado e sonorizado de uma forma muito exagerada e nós gostávamos muito."

Tudo isto, como aqui se observa, é acompanhado pelos desenhos de uma talentosa leitora de oito anos.

Histórias Magnéticas
Composição e guitarra | Sérgio Pelágio 
Narração | Isabel Gaivão
Contos | Vários autores 
Desenhos | Sofia Pelágio 
Design | Carlos Bártolo
Edição | Produções Real Pelágio e BOCA — Palavras Que Alimentam 
Digipack + CD: 12,50€; eBook + Mp3: 5,99 

________________

Mais Letras Pequenas... A Construção do Mundo

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.