Guialazer

Por Rita Pimenta

Um livro que é sobre os lobos e a favor dos lobos, mas também a favor das pessoas e da leitura.


Quem conhece as Edições Eterogémeas não estranhará que a capa do livro não tenha o título inscrito. Só a lombada nos informa, em duas línguas, o que vamos ler: "Paredes a Meias", "Party Walls". Vale a pena convidar as crianças (e os outros) a deterem-se na observação da imagem da capa. Ali se pode ver um lobo, mas também um abraço. Deixemos que seja a criança a descobrir.

“Todos os dias são dias de fazer coisas sérias e de brincar às coisas, de jogar à bola, às escondidas, ao pião, ao eixo.” Esta é a primeira frase que se pode ler no livro, mas com esforço. Não só porque aparece na vertical (obriga-nos a torcer a página ou o pescoço...), como por ser impressa numa letra muito pequenina (obriga-nos a arregalar os olhos ou a recorrer a uma lupa). Ler exige esforço, mas é um belo exercício.

As meticulosas e originais ilustrações de Gémeo Luís vêm acompanhadas pelas expressões sempre metamorfoseadas de Eugénio Roda. Dois parceiros de trabalho (e de amizade) inseparáveis. Ainda bem.

Um livro que é sobre os lobos e a favor dos lobos, mas também a favor das pessoas e da leitura, por isso se pode resumir assim, como se escreve na contracapa: “Os homens e os lobos sempre se deram mal, sempre se deram bem. Este livro dá-se bem com os homens, com os lobos. Dá-se bem com muitos outros livros. Dá-se bem a ler a quem saiba ou não saiba ler.” Adorável. 

Paredes a Meias / Party Walls
Texto | Eugénio Roda
Ilustração | Gémeo Luís
Tradução | Rosa Mesquita
Edição | Eterogémeas
30 págs., 12€ (compra via eterogemeas@gmail.com)

________________ 

Mais Letras Pequenas... As Gavetas do Mundo (Um Livro Para Desarrumar Ideias)

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.