Guialazer

Por Rita Pimenta

É bastante provável que muitas crianças não conheçam os textos deste nome maior da literatura para crianças: Pitum Keil do Amaral. Fundamental dar-lhes ler a obra "O Zbiriguidófilo e Outras Histórias" (1991). Vão certamente divertir-se. Todos.


Neste, o autor mergulha no fantástico e fantasmagórico, mas com uma subtileza que não assusta o leitor, antes o conquista para as histórias misteriosas da cultura popular.

Pedro Pinto é um rapaz de outros tempos, quando a música se escutava em cassetes e em pequenos gravadores portáteis. Como na sua aldeia não havia escola para prosseguir os estudos, teve de ir para a cidade. Mas o fundamental da história passa-se no regresso à aldeia durante as férias de Natal. Como queria fazer uma surpresa aos pais, não avisou quando chegava e viveu uma experiência insólita.

O comboio avariou-se. "Chegaram à vila com todo aquele atraso e, como era de esperar, a camioneta da carreira há muito que tinha partido." Pedro resolveu fazer-se aos 11 quilómetros de caminho até à aldeia. Será nesse percurso que encontrará o Solar de Berbiande, onde conseguirá secar as roupas molhadas pela chuva, recuperar forças e pôr a menina anfitriã a dançar ao som da sua cassete.

Um livro que mostra sem julgamentos as diferenças entre meio rural e urbano e que nos convoca para um passado não muito longínquo. Tudo numa linguagem rica e clara. Muito bem acompanhada pelas ilustrações de Ana Biscaia, que mostra e esconde com talento o que está (e não está) na história. Uma originalidade desta ilustradora que muito apreciamos é a "sujidade" dos seus trabalhos. Numa altura em que a ilustração digital limpa e sem textura prolifera, não deixa de criar cenários mais próximos do mundo real. Mesmo que contenham fantasmas.

Pedro ficará a saber que o solar tinha ardido há mais de cem anos. "E quem é que lá morava?", perguntou à mãe. Resposta: "Os condes de Berbiande, que se salvaram. Mas ficou lá a filha, porque tinha o quarto na torre…" No regresso à cidade, o rapaz pareceu ver o seu cachecol verde a esvoaçar lá do alto.

O Solar de Berbiande 
Texto | Pitum Keil do Amaral 
Ilustração | Ana Biscaia 
Edição | Xerefé Edições 
44 págs., 10€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... A Água e a Águia 

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.