Guialazer

Por Rita Pimenta

A propósito do Dia Mundial do Coração, assinalado a 29 de Setembro, damos a conhecer um livro que ensina às crianças o funcionamento do sistema circulatório e lhes dá pistas para uma vida saudável. Aos adultos, também.


Sendo escrito por um médico cardiologista, fica garantida cientificamente a informação partilhada, mas a linguagem é acessível e clara. Para isso contribui o ponto de partida. "Naquela segunda-feira, quando o Miguel entrou na sala da aula, estava irreconhecível. (…) Bom dia, meninos! Já estou a ver que o fim-de-semana não foi bom para todos. O que se passa, Miguel?" O que se passa é que o rapaz, na véspera, esteve no hospital: "O meu pai está muito doente, teve um enfarte e foi internado. O médico explicou o que era, mas não percebi." Fica dado o mote para que o professor explique à turma o que aconteceu.

"No hospital, o teu pai será bem tratado e vai ficar bom. E, para te ajudar, na aula de hoje iremos falar sobre o coração e de como tratar bem dele." A atenção dos alunos foi imediatamente conquistada, e o professor começou a explicar o sistema circulatório: "O coração não trabalha isoladamente. Aliás, isso acontece com todas as restantes partes do nosso corpo. (...) As partes próximas do coração, que a ele estão directamente ligadas, são os vaso sanguíneos – artérias, veias e capilares. Ao conjunto do coração, vasos sanguíneos e sangue dá-se o nome de sistema circulatório." Segue-se uma breve explicação sobre os componentes do sistema, assim como a sua localização no corpo humano. As ilustrações de Carolina Antunes e Silva vão mostrando ao leitor onde fica o quê, de forma clara e divertida.

A parte final do livro é reservada a conselhos para manter o coração saudável, sugerindo-se alimentação equilibrada, exercício físico e relaxamento. Há ainda espaço para curiosidades, como esta: "O coração tem o tamanho aproximado de um punho fechado. É maior no homem do que na mulher e pesa aproximadamente 250-400 gramas."

O autor nasceu em Lisboa e vive em Angra do Heroísmo, onde exerce medicina. É assistente graduado sénior de Cardiologia no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. A ilustradora é brasileira, vive em São Paulo e sempre adorou desenhar. Estamos certos de que ambos cuidam bem dos seus corações. Cuidemos também dos nossos.

Porque Bate o Coração? 
Texto | João Paisana Lopes 
Ilustração | Carolina Antunes e Silva 
Edição | Booksmile 
48 págs., 12,99€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... Está Uma Cobra na Minha Escola! 

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.