Guialazer

Por Rita Pimenta

“Muitos povos acreditam que a água tem o poder de limpar não apenas por fora mas também por dentro, de purificar o coração, de ajudar a nascer de novo. Por isso baptizam-se e banham-se nas águas dos rios sagrados, antes das festas e ao entrar nos templos.”


Esta é uma das descrições contidas neste livro, uma homenagem ao catalão Raimon Panikkar, que dedicou a vida a escrever e a falar sobre o diálogo intercultural e inter-religioso.

Neste ano, o Governo da Catalunha comemora o Ano Raimon Panikkar, assinalando o centenário do seu nascimento (1918). O sacerdote e filósofo morreu em 2010.

Mais um excerto: “A vida dos seres humanos tem sido comparada muitas vezes ao destino de uma gota de água. O que acontece quando uma gota de água cai no mar? O que acontece quando uma pessoa morre? Para respondermos, temos de perguntar-nos primeiro: somos a gota de água… ou a água da gota?”

Raimon Panikkar nasceu em Barcelona e nunca escreveu para crianças, mas Inês Castel-Branco quis adaptar os seus ensinamentos para que estas os pudessem conhecer e “porque há poucos materiais que abordem o tema da morte de uma forma tão serena e lúcida”.

Dando a conhecer as visões ocidentais e orientais sobre a vida e a morte, Panikkar explorou profundamente a metáfora da gota de água. No guia de leitura, no final do livro, conta-se como “nos Upanixades ou na literatura persa, nos textos bíblicos, nos diários dos místicos ou nos versos dos poetas encontramos uma e outra vez a metáfora da gota de água que finalmente se funde com o mar sem deixar de ser água, apenas perdendo a forma de gota”.

Há ilustrações mais felizes que outras, mas em todas se denota talento e dedicação. Mesmo falando de morte, as imagens nunca se tornam sombrias. A frescura da vida (e da água) sobrepõe-se.

Raimon Panikkar também foi sacerdote católico. Aos 36 anos, visitou a Índia e alguma coisa mudou dentro de si: “Fui-me embora sendo cristão, descobrime hindu e regresso budista, sem ter deixado nunca de ser cristão.”

Um livro para ler e ver devagar. Mais do que uma vez e com o mar por perto.

A Gota de Água (segundo Raimon Panikkar)
Texto e IlustraçãoInês Castel-Branco  
Edição | Akiara Books 
40 págs., 13,90€ 

________________ 

Mais Letras Pequenas... Bem-Vindos a Cerebropólis

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.