Guialazer

A informação sobre a publicação deste livro e CD chegou-nos como "más notícias para os amantes dos contos". A justificação era: "Rodolfo Castro, o pior contador de histórias do mundo, faz pontaria aos clássicos infantis com estas 'Nove Histórias Mal Contadas'. Versões no seu pior, narradas em quase português e em espanhol. É terrível! Oiçam!"


É tudo verdade, mas vale mesmo a pena ler, ver e escutar. Quem já assistiu a sessões de contos deste narrador argentino sabe que irá passar momentos divertidos e inesperados. Seja criança ou já não.

"Nove Histórias Mal Contadas" é o sexto título da secção BOCA Júnior – para crianças de todas as idades, em edição bilingue.

O primeiro conto, "Crianças ou marionetas?", adultera a vida de Pinóquio. Mas não nos importamos. O final é delicioso: "O Pinóquio amou, riu e mentiu. E também falou verdade de vez em quando. Depois de enfrentar tantos perigos, às vezes ainda é tratado como se fosse uma marioneta que qualquer um pode controlar. E ele anda por aí a dizer a quem o quiser escutar: que as crianças não são marionetas para manipular."

"Caprichos para sempre" (uma paródia sobre a "Princesa e a Ervilha"), "Verde de Inveja" (à volta da "Branca de Neve") e "Porquinhos Pedreiros" (que invoca a história "Os Três Porquinhos") são alguns dos outros contos incluídos no livro – e também dos mais subversivos (na verdade, não muito mais do que as histórias originais…).

Nove Histórias Mal Contadas / Nueve Cuentos Mal Contados 
Texto e ilustração | Rodolfo Castro 
Tradução para português | Joana Aguiar 
Projecto Gráfico |
Pedro Serpa 
Fotografia | Zé Justino 
Edição áudio e produção editorial | Oriana Alves 
Gravação e masterização | Nuno Morão 
Edição | BOCA 
Livro + CD (40 págs., 47:29 min) 15€

________________

Mais Letras Pequenas... O Estranho

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.