Guialazer

Por Rita Pimenta

As férias de Verão estão aí e é tempo de arranjarmos brincadeiras de vária natureza. Aqui, o que se propõe é um livro de actividades que leva as crianças à descoberta de uma Lisboa diferente da que sê vê “a olho nu”. Com desafios divertidos e imaginativos, mas que não deixam de ser ancorados na história e na vida real da cidade.


Para que se perceba o tom de "Lisboa Divertida", reproduzimos aqui a primeira proposta de actividade. Num plano com uma quadrícula irregular de fundo branco a imitar a calçada portuguesa (onde não falta um pequeno pombo), escreve-se: “As senhoras de salto alto não gostam dela. Em dias de chuva, metade da população acaba no chão. Mas todos concordam que é linda a nossa Calçada.” Depois, vem o desafio: “Desenha um padrão de que gostes, pintando as pedras de preto.”

Hão-de seguir-se sugestões de desenhos, como um coche, azulejos, tronos para o Santo António, uma floresta (a propósito do Mosteiro dos Jerónimos). Mas também há exercícios de observação, de escrita (onde andará Dom Sebastião?) e de percursos de labirinto, como aquele em que se pede à criança: “Ajuda o nosso poeta a encontrar o olho perdido.” Camões, claro!

Como não podiam faltar as marchas populares (que vão desfilar na terça-feira), convidase o leitor a descobrir dez diferenças entre duas imagens da marcha de Alfama e da Graça.

Há também versões em inglês e francês, para que os nossos visitantes ou residentes falantes de outras línguas também possam brincar e aprender. Lisboa Divertida pode ser usado como guia, pois explora os pontos turísticos mais importantes da capital portuguesa.

O livro foi bem pensado e bem estruturado, com as ilustrações a emprestarem colorido, animação e bom humor. Toca a pegar nos lápis e na boa disposição. 

Lisboa Divertida
Texto e imagem | Andreia Ribeiro e Alberto Faria
Edição | Caminho das Palavras 
64 págs., 9,90€ 

________________

Mais Letras Pequenas...
O Gato e a Orquídea

Veja também...
Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.