Guialazer

Por PÚBLICO

Monumentos de todo o país tornam a convocar população de todas as idades para participar em centenas de actividades, na sua maioria gratuitas. No quadro do Ano Europeu do Património Cultural, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de Abril, celebra-se este ano sob o tema "Património Cultural: de geração em geração".


Vila Nova de Cerveira convida a descobrir um pequeno templo rural que foi recentemente recuperado: a Capela de Santa Luzia de Campos. No Crato, no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, alunos do primeiro ciclo e da universidade sénior recriam "A Lenda da Flor da Rosa". Santarém aponta o foco à Torre das Cabaças e ao Núcleo Museológico do Tempo. No Palácio Nacional de Mafra, a visita é ilustrada por histórias das gerações que o habitaram. Em Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos exibe o documentário "A Construção de Um Símbolo", a par de uma oficina infantil e de uma visita guiada especial à exposição "A Espantosa Variedade do Mundo". E, no Castelo de Silves, decorre um jogo de pistas. Isto na quarta-feira, dia 18. 

Mas a celebração prolonga-se. Entre 18 e 22 de Abril, Reguengos de Monsaraz chama a jogos tradicionais e uma visita nocturna à vila. A 19 de Abril, o Sítio Arqueológico de Miróbriga, Santiago do Cacém, junta crianças e idosos em torno da herança romana. A 21 de Abril, Almada promove um dia aberto com oficinas no Sítio Arqueológico da Quinta do Almaraz, enquanto Portimão recria "Um Dia na Pré-História" nos Monumentos Megalíticos de Alcalar. Dia 22, o Centro Cultural da Nazaré (antiga lota) é palco da peça "Peixe e Pão", pelo Grupo Etnográfico Danças e Cantares da Nazaré. Para o Porto, a 29 de Abril, está agendada uma visita à Sinagoga Kadoorie Mekor Haim, a maior da Península Ibérica.

São apenas algumas sugestões entre a imensidão alinhada aqui.