Guialazer

Por Rita Pimenta

O livro arranca com uma explicação para que os leitores mais novos saibam o que vão encontrar nas páginas seguintes.


Transcrevemos uma pequena parte, dirigida aos "filhos com punkada": "Neste livro vais descobrir as principais bandas e músicas da história do Rock através de ilustrações, pequenos resumos das suas vidas, características especiais e curiosidades sobre cada banda ou músico a solo. Quem são os artistas mais importantes? Como começaram as suas bandas e carreiras? De que massa é feita uma estrela de Rock?"

Segue-se também uma apresentação aos "pais fanáticos". Aí a autora conta como se apercebeu da "(quase) inexistência de livros sobre Rock para crianças" e descreve os vários passos e motivações que a levaram a "empreender esta epopeia musical destinada a crianças, mas que pisca o olho aos adultos".

O resultado é uma espécie de enciclopédia do rock, em que se apresentam cronologicamente bandas e músicos com relevância internacional.

A informação surge bem sintetizada, numa linguagem clara e com episódios curiosos. Houve a preocupação (feliz) de indicar a origem geográfica dos artistas com uma pequena bandeira e também a sua discografia mais emblemática. Pegando no exemplo dos Queen, diz-se que se juntaram em Londres, em 1970, conta-se que Freddie Mercury tirou o curso de Ilustração e Design, Jonh Deacon, de Electrónica, Roger Taylor, de Biologia, e que John Deacon frequentou um doutoramento em Astronomia. A escolha de músicas célebres foi: "We will rock you", "We are the champions", "Bohemian rhapsody" e "I want to break free". Sobre a "Rhapsody" comenta-se ainda: "Esta música, que parece passar por todos os géneros musicais (incluindo ópera) esteve no topo de vendas em Inglaterra durante nove semanas".

A banda vem integrada num dos capítulos que se designa Plumas e Lantejoulas. Aliás, os nomes escolhidos para agrupar as bandas são bastante elucidativos, como por exemplo Melancolia no Mississípi, A Alma e o Ritmo, Os Psicadélicos Anos 60, Partir Tudo com Mais Força! ou Metal Fundido, entre outros.

As páginas são coloridas e apelativas, com imagens dos protagonistas – Freddie Mercury, Guns n' Roses, Björk, Jimi Hendrix...–, umas mais bem concebidas que outras, muitas bem-humoradas e nunca repetitivas. Há uma boa diversidade de contextos, objectos e instrumentos.

No final, há um glossário com a tradução e explicação de palavras estrangeiras e também o índice de géneros musicais, com as respectivas definições.

Um livro que convida pais e filhos a partilhar gostos, emoções e sons. Como escreve a autora, "a melhor maneira de conhecer música é escutando-a". Façam isso.

A História do Rock para Pais Fanáticos e Filhos com Punkada 
Texto e pesquisa | Rita Nabais 
Ilustração | Joana Raimundo 
Edição | Edições Escafandro 
96 págs., 16,65€

________________

Mais Letras Pequenas... Boa Noite!

Veja também... Letra Pequena, um blogue (quase sempre) sobre livros para crianças e jovens.